Primeiro BRT começa a circular no corredor Norte/Sul em Recife

ônibus

Primeiros ônibus BRT Via Livre começam a circular nesta quarta-feira no Corredor Norte/Sul, em Recife. Foto: Secretaria das Cidades, de Pernambuco

Primeiro BRT Norte/Sul Começa a operar em Recife
Inicialmente serão quatro veículos do tipo BRT que se somam à frota de 24 ônibus convencionais
ADAMO BAZANI – CBN
A partir desta quarta-feira, dia 16 de julho de 2014 começa a operar em Recife o primeiro serviço de BRT no Corredor Exclusivo Norte/Sul.
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transportes, a circulação ocorre depois de testes de compatibilidade dos veículos às estações de embarque e desembarque e treinamento dos motoristas em relação ao novo modelo de ônibus, articulado, com acesso no mesmo nível das plataformas e mais tecnológico.
O Consórcio ainda informa que serão quatro ônibus do tipo BRT com capacidade de 140 a 160 passageiros. Os veículos têm entre 19 e 21 metros de comprimento.
O Via Livre Norte Sul vai operar a linha 1915- PE-15 (Dantas Barreto).
Estes ônibus vão ser somados à frota de 24 veículos convencionais nesta linha.
O intervalo entre os ônibus BRT será de 20 minutos. Os convencionais serão intercalados. Inicialmente, a operação é todos os dias, inclusive em fins de semana, das 9 horas às 16 horas.
Com a adaptação dos funcionários e de passageiros, a frota e os horários de operação devem ser ampliados.
Em nota, o Consórcio Grande Recife Transportes, explica como será a característica operacional da linha e o uso da bilhetagem eletrônica:
“O BRT irá operar de modo semi-expresso, ou seja, sairá do Terminal Integrado da PE-15 e seguirá em direção ao centro da cidade, realizando embarque e desembarque na estação Tacaruna, localizada na Av. Cruz Cabugá em frente ao Shopping Tacaruna e na estação Praça da República. Os veículos farão itinerário pela Rodovia PE-15, Avenida Pan Nordestina, Complexo de Salgadinho, Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Cruz Cabugá, Rua do Riachuelo, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel e Av. Dantas Barreto. É importante lembrar que a tarifa da linha continuará a mesma, R$2,15 e que os usuários que desejarem experimentar o novo modal poderão utilizar o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) nos validadores instalados nas estações. Quem não possui o vale eletrônico, deverá fazer a troca do dinheiro nas máquinas de auto-atendimento, também disponíveis em todas as estações em funcionamento. Na primeira vez que utilizar a máquina, o usuário poderá retirar o VEM Comum gratuitamente, mas para utilizá-lo será necessário fazer uma recarga mínima de R$ 4,00. As máquinas não concedem troco e só aceitam cédulas, portanto, o valor que for depositado será revertido todo em créditos no VEM.” – diz o Consórcio na nota à imprensa.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: