Prefeitura suspende licitação de corredores de ônibus
Publicado em: 2 de julho de 2014
Prefeitura de São Paulo cancela licitação de 128 quilômetros de corredores de ônibus. Novo edital, já vinculado aos recursos do PAC, deve ser lançado na próxima semana.
O principal motivo de o TCM – Tribunal de Contas do Município ter bloqueado a licitação de 128 quilômetros de corredores de ônibus foi, segundo o órgão, a falta de comprovação clara da origem dos recursos para as obras.
A suspensão do processo do processo licitatório ocorreu em janeiro, não sendo completamente liberado até agora.
Com as verbas, que se aproximam de R$ 3 bilhões, anunciadas pela presidente Dilma Rousseff na semana passada, a prefeitura deve relançar o edital de alguns lotes já vinculado aos recursos, como explica o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto,
SONORA – OUÇA O BOLETIM NESTE LINK:
http://cbn.globoradio.globo.com/sao-paulo/2014/07/02/PREFEITURA-DE-SP-CANCELA-LICITACAO-DE-128-QUILOMETROS-DE-CORREDORES-DE-ONIBUS.htm
“Tem corredor sendo construído. O prefeito fez uma vistoria lá na Ponte Baixa. Têm 36 quilômetros sendo construídos, além de outros sendo requalificados: Inajar e M Boi Mirim. Nós cancelamos a licitação dos dez lotes que tínhamos e vamos publicar na semana que vem cinco lotes que estão relacionados ao recurso que a presidente Dilma anunciou na semana passada e no começo do ano. (A comprovação dos recursos) foi uma exigência do TCM” – disse Tatto que também explicou que outros corredores são de responsabilidade da SPObras e não somente da SPTrans.
Com essa medida, a secretaria de transportes acredita que possa ser viável a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus, uma das principais promessas de campanha do prefeito Fernando Haddad.
O secretário Jilmar Tatto admitiu que a expansão do horário do rodízio municipal de veículos, hoje feita em dias de jogos do Brasil na Copa ou de outras seleções na Arena Corinthians, é uma medida que vai ser discutida pela área de transportes como alternativa para a redução dos congestionamentos.



quem sabe agora alguem enxerga que não ha necessidade de desapropriar a comunidade e arrancar de vez o sonho de um lomgo tempo em contruir o seu comercio e dar o melhor para a familia de uma forma honesta
Muita gente reclama dos protestos para redução da tarifa, alegando que isso é um dos motivos para a falta de dinheiro… Bem…
Eu não tenho acesso a dados, mas ainda bato no pé que os R$ 0,20 são insignificantes perto do custo do sistema causado pelo Bilhete Único.
Com tantos seccionamentos, você paga uma vez e as empresas ou coopers recebem duas ou três! De onde vem a diferença?!
Vide o facão que fizeram na área 4 em outubro do ano passado, um dos mais expressivos, e o que vem sendo feito na cidade toda.
Quem precisava pegar uma condução só rumo ao centro agora precisa de duas ou três! Isso aumenta E MUITO o custo do sistema, e ninguém fala nada…
Antes a pessoa pagava R$ 3,00, uma NH ou VIP recebia o repasse (inferior a R$ 3,00 por cabeça) e sobrava uma parte pra prefeitura. Hoje a cooper do sublocal recebe, a NH recebe, a VIP recebe pela ligação com o centro (visto que a NH não tem mais linha no Pq. Dom Pedro)…
A pessoa paga uma só tarifa mas duas ou três empresas (ou carro da mesma) precisam receber. Não há subsídio que aguente…
Enfim, é fácil jogar a culpa nos R$ 0,20 e defender a prefeitura, sendo que parte da culpa da falta de verbas vem da própria prefeitura.
Chega a ser um paradoxo, porque a troncalização e seus seccionamentos e etc deveriam era reduzir o custo do sistema, não aumentá-lo. Reduziu foi pras empresas (vide NH com linhas menores, lucrando mais do que antes), porque para o povo e para o sistema, só aumentou…
Independente do repasse ser feito por viagem ou passageiro (ou um misto), se antes uma empresa só transportava e hoje são duas ou três, é um FATO que mais gente precisa ser paga (operadores, empresários, manutenção, etc)…
Junte isso às manipulações que o PT faz desde 2002 para dar linhas permanentemente para seus associados, como as coopers… Os R$ 0,20 não são lá tão vilões assim.
Marcos Elias você está 100% correto em suas afirmações!
O custo penoso para a população com as constantes trocas de ônibus para ir para o outro lado da cidade não tem bilhete único que compense pois é um verdadeiro martirio você sai de sua casa e viaja sentado em um ônibus e com a troca por outro que recebe usuários de N linhas diferentes em 90% das vezes o risco é você viajar em pé e se precisar trocar de ônibus mais uma ou duas vezes o risco de viajar em pé continua a não ser que perto do término da viagem você embarque em ônibus alimentador saindo de terminal de bairro para concluir a viagem! Esta é a realidade nas cidades médias e grandes que optaram por esse sistema ao invés de criarem mecanismos que pudessem tornar a vida do usuário de automóvel um inferno (com criação de N ruas em sentido de mão única e outras que obrigasse o transporte egoísta a dar grandes voltas) mas infelizmente esses maus políticos preferem fazer justamente o contrário e transformaram sim em um inferno a vida de milhares de usuários de ônibus nas grandes e médias cidades o que faz com que parte deles que tenham alguma condição financeira se arrisquem a comprar um automóvel velho ou mesmo um carro novo em suaves e suadas 60 prestações e que em pouco tempo circulação sem manutenção também!
Ops, falaram que cancelaram as construções dos corredores de ônibus.
Mas… e os novos terminais, cancelaram também?
Deve ser cancelado também para nova licitação. O Tatto disse que a prefeitura ainda estuda a viabilidade disso.