Metrô e BRT atraem mais torcedores em Pernambuco

Do G1 PE

A Secretaria Extraordinária da Copa em Pernambuco (Secopa-PE) informou, neste sábado (21), que a quantidade de torcedores que utilizaram o Bus Rapid Transit (BRT) e metrô para chegarem à Arena Pernambuco, no segundo jogo do Mundial no estado, aumentou. Itália e Costa Rica se enfrentaram na sexta (20). Conforme o balanço, 3.483 pessoas usaram ônibus (8,65% do total) e 11.965, trem (29,7%). Na primeira partida, foram 2.171 e 10.097 passageiros, respectivamente.

No Corredor Norte-Sul, foram 13 viagens feitas por sete BRTs em um intervalo de 37 minutos. No Leste-Oeste, foram 70 viagens por 30 ônibus de 9 em 9 minutos. Para quem chegou de metrô, foram utilizados 51 circulares para fazer o percurso Cosme e Damião-Arena PE, com intervalo de 3 minutos. Utilizaram os estacionamentos periféricos 22,44% dos torcedores e o restante do público (39,21%) seguiu para o estádio em veículos credenciados pela Fifa.

“Apesar de pequenos, tivemos um aumento no número de pessoas transportadas por modais públicos, 24.488 [contra 23.418], o que era nosso objetivo. Em uma hora e meia, conseguimos retirar todas as pessoas das paradas ao redor da Arena”, informou a secretária-executiva das Cidades de Pernambuco, Ana Suassuna. Os números foram apresentados no Centro Aberto de Mídia, na Torre Malakoff, Bairro do Recife, área central da cidade.

Já o fluxo dos estacionamentos periféricos diminuiu em comparação ao jogo entre Japão e Costa do Marfim, em 14 de junho. No Parqtel foram 6.295 torcedores, 2.164 no RioMar e 611 no Cordeiro.

Na ida ao estádio, muitos torcedores reclamaram de retenção na Avenida Abdias de Carvalho e na BR-232. Segundo o secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, o problema ocorreu porque a seleção da Costa Rica se atrasou para sair do hotel. “A operação que traz e leva as delegações é coordenada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e eles acharam melhor esperar a chegada do ônibus que trazia a Costa Rica, deixando a Abdias bloqueada por mais tempo”, explicou.

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading