BRT MOVE Metropolitano tem nova fase inaugurada neste sábado

BRT MOVE Metropolitano

Ônibus BRT MOVE Metropolitano. Nova fase, inaugurada neste sábado, deve atender mais 54 mil passageiros. Foto: Portal Santa Luzia/MG

BRT MOVE Metropolitano tem nova fase inaugurada neste sábado
De acordo como Governo do Estado de Minas Gerais, nova fase do sistema deve beneficiar mais 54 mil pessoas
ADAMO BAZANI – CBN
O sistema de corredores de ônibus BRT MOVE Metropolitano, que atende à Grande Belo Horizonte, tem mais uma fase inaugurada neste sábado, dia 14 de junho de 2014.
É quando começam as operações dos ônibus no Terminal Vilarinho, em Belo Horizonte, e na Estação Justinópolis, em Ribeirão das Neves, região Metropolitana.
De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais – Setop, esta nova fase do sistema deve beneficiar 54 mil pessoas diariamente de seis cidades, entre Belo Horizonte e Contagem.
Apenas no Terminal Vilarinho, devem passar aproximadamente 24 mil pessoas por dia.
O espaço para os ônibus metropolitanos deve receber passageiros de Confins, São José da Lapa, Lagoa Santa, Vespasiano, Ribeirão das Neves e Santa Luzia.
Para estes passageiros, estarão disponíveis cinco linhas troncais e 16 alimentadoras.
Pela Estação Justinópolis, em Ribeirão das Neves, devem passar, de acordo com previsão da Setop, 30 mil passageiros por dia de Ribeirão das Neves e Vespasiano.
Serão 12 linhas alimentadoras e três linhas troncais que vão até a região central de Belo Horizonte.
Ainda segundo a Secretaria, com a inauguração desta nova fase, 120 ônibus deixam de circular pela região central de Belo Horizonte, em vias como Avenida Cristiano Machado, Avenida Pedro I e Avenida Antônio Carlos.
Quando for concluído, o sistema de corredor de ônibus deve atender 14 dos 34 municípios que formam a região metropolitana de Belo Horizonte: Santa Luzia, Caeté, Taquaraçu de Minas, Nova União, Jaboticatubas, Ribeirão das Neves, Confins, Vespasiano, São José da Lapa, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Matozinhos e Capim Branco, além da capital.
Devem ser atendidas mensalmente 21,7 milhões de pessoas, em 3 mil 56 ônibus prestando serviços em 740 linhas entre alimentadoras e troncais.
Para a construção das alas metropolitanas do terminal Vilarinho, terminal São Gabriel, terminal Morro Alto, terminal Justinópolis, terminal Ibirité, terminal Sarzedo e terminal Vila Monteiro, os investimentos são de R$ 162,4 milhões.
Para melhorar as vias de acesso aos terminais Sarzedo, Ibirité, Morro Alto, São Benedito e Justinópolis, serão necessários mais R$ 30 milhões.
O custo é considerado razoável frente à demanda que vai ser atendida, o que mostra que o BRT hoje é uma solução eficiente para a mobilidade urbana, respeitando os recursos que de fato pertencem à população.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

4 comentários em BRT MOVE Metropolitano tem nova fase inaugurada neste sábado

  1. Todos os dias leio nos jornais sobre as obras da copa que não ficaram prontas. Mas muitas deles ficaram prontas sim. Gostaria muito de ver uma matéria séria sobre isso. O BRT de Brasília é outro exemplo. A Transcarioca também… Jornais muitas vezes só publicam a notícia se ela for ruim, mas isso acaba dando a falsa sensação de que nada aconteceu. Enfim, uma sugestão de pauta para um bom jornalista…

    • Olá amigo. Realmente muito boa colocação. Sobre todos estes BRTs fizemos matérias sim aqui no Blog, mas uma para cada sistema para tentar trazer detalhes de cada.
      Abraços

      • Sim e é justamente porque este blog publica tanto as coisas boas como as coisas que deram errado que eu leio. Os jornais, TVs e rádios tradicionais só sabem ver o lado ruim do mundo. Aqui a gente pode ficar sabendo das ações positivas com o mesmo destaque que as negativas. Na minha opinião esse modelo informa muito melhor.

      • Muito obrigado pelo reconhecimento. No jornalismo precisamos informar tudo, o bom e o ruim. Confesso que sozinho aqui no Blog é muito difícil e às vezes erramos também, mas conto com a colaboração de todos para aperfeiçoar o trabalho.
        Abraços

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: