ANTP realiza pesquisa sobre segurança de trânsito com simulador

transito

Sinalização de trânsito. ANTP faz pesquisa com simulador para orientar motoristas em situações de risco e criar banco de dados com os erros mais comuns dos condutores para elaboração de treinamentos mais próximos da realidade do motorista brasileiro.

ANTP realiza pesquisa sobre segurança no trânsito com simulador
Objetivo é criar um banco de dados com os erros mais comuns dos condutores em situações de emergência e elaborar treinamentos mais adequados
O número de acidentes de trânsito no Brasil é muito elevado (43 mil mortes por ano) quando comparado ao de outros países. Um recente estudo da Universidade de Michigan (EUA), com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta o Brasil em 42º lugar num ranking de 169 países, com a cifra de 22 mortes para cada 100 mil pessoas.
Vários fatores contribuem para esta estatística, mas a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) quer saber, especificamente, como as falhas humanas podem contribuir para que eles sejam tão elevados. Nossos motoristas estão preparados para conduzir seus veículos com segurança?
Com este objetivo, a ANTP realizará uma pesquisa para avaliar o comportamento dos condutores submetidos a várias situações de risco no trânsito. A partir de situações do dia-a-dia a pesquisa levará em conta o perfil do condutor – tempo de carteira (há quanto tempo ele dirige), faixa etária, sexo, dentre outros.
O treinamento e pesquisa são abertos para todo o tipo de motorista.
Através do uso de um simulador, a metodologia utilizada permitirá uma avaliação sobre a segurança, a maturidade e a vivência em situações reais em que o condutor se encontra nas vias públicas e em rodovias. O diagnóstico trará uma perspectiva sobre os principais pontos de melhoria a serem trabalhados por órgão públicos, instituições e empresas relacionadas ao transporte e à mobilidade urbana. A pesquisa tem apoio da Porto Seguro e patrocínio da Valid – Certificado Digital.
O simulador utilizado é inédito no Brasil e tem a tecnologia da Lander, empresa espanhola especialista em equipamentos de simulação e que já fornece simuladores para treinamento de condutores de ônibus, metrô e ferrovia brasileiros. Ele estará no Centro Automotivo Porto Seguro da Av. Rio Branco, 1488, até 25 de junho, com horários das 8 às 18h, de segunda à sexta, e aos sábados, das 8h às 14h.
O link para o cadastramento gratuito é:

http://www.antp.org.br/website/fichaInscricao/show.asp?fceCode=E439A22A-21B8-4617-95D5-F1E6F6F2C067

Os dados pessoais dos participantes não serão abertos, pois servirão apenas para inscrição e geração de dados estatísticos referentes a esta pesquisa.

1 comentário em ANTP realiza pesquisa sobre segurança de trânsito com simulador

  1. Corrigindo. O simulador da Lander Simbio já é utilizado em treinamentos de motoristas de ônibus no Rio de Janeiro, portanto não é ‘inédito”.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Scania será fornecedora exclusiva de novo BRT do México - Fabricante - Campione Veículos
  2. Notícias Tursan - Qualidade - ANTP realiza pesquisa sobre segurança de trânsito com simulador

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: