Mercedes-Benz faz balanço positivo sobre participação nos BRTs brasileiros

ônibus

Ônibus do sistema Transoeste, do Rio de Janeiro. Mercedes-Benz fez balanço positivo da participação da marca nos corredores de ônibus das principais cidades do País. Só no mercado de articulados, montadora responde por 90% das vendas.

Mercedes -Benz faz balanço positivo de participação em sistemas de BRT no País
Nos corredores do Rio de Janeiro, montadora diz que possui 170 veículos em operação
ADAMO BAZANI – CBN
A Mercedes-Benz considerou nesta segunda-feira, dia 02 de junho de 2014, positiva a participação da marca nos sistemas de BRTs – Bus Rapid Transit, sistemas de corredores de ônibus de trânsito rápido no País.
Com a aproximação da Copa do Mundo, os investimentos em mobilidade urbana, necessários independentemente da realização do evento esportivo, foram intensificados.
Boa parte das obras não vai ser entregue a tempo, mas há sistemas de corredores de ônibus, pela facilidade de implantação em relação a outros modais, que já estão em operação, mesmo que parcialmente.
É o caso do BRT MOVE, de Belo Horizonte, que começou a funcionar no dia 8 de março de 2014, o Transoeste, do Rio de Janeiro, que entrou em operação em 06 de junho de 2012, o Expresso DF Sul, com início em 02 de abril de 2014, e o Transcarioca, também no Rio de Janeiro, com início das operações nesta segunda-feira, dia 02 de junho de 2014. Todos estes sistemas foram inaugurados em etapas.
De acordo com a Mercedes-Benz, há ônibus da marca circulando nestes corredores. Só nos sistemas do Rio, são 170 veículos entre ônibus padrons, ônibus articulados e ônibus superarticulados.
A Mercedes-Benz tem hoje 45,32% de participação no mercado de ônibus, de acordo com dados da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Se for levado em consideração o mercado de ônibus urbanos, a participação da Mercedes-Benz é de 66%.
Já em relação aos ônibus articulados, dentro do segmento de urbanos, a Mercedes-Benz em nota diz reponde por 90% das vendas.
“A Mercedes-Benz também lidera as vendas do subsegmento de ônibus articulados, veículo utilizado em corredores exclusivos e em sistemas BRT. Em 2013, entre articulados e superarticulados da linha O 500, foram emplacadas mais de 350 unidades no País, o que significa uma participação superior a 90% do mercado total. A Mercedes-Benz oferece quatro opções de escolha: os articulados O 500 MA e O 500 UA (piso baixo) e os superarticulados O 500 MDA e O 500 UDA (piso baixo). Os modelos O 500 UA e O 500 UDA são indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os O 500 MA e O 500 MDA são adequados a corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas.”
Além de ter ônibus circulando nestes novos BRTs, a Mercedes-Benz destaca a presença dos veículos em corredores de características semelhantes mais antigos, como em Curitiba, no Paraná, o Expresso Tiradentes, na cidade de São Paulo, e no Corredor Metropolitano ABD, entre o bairro do Jabaquara, na zona Sul, e o bairro de São Mateus, na zona Leste da Capital Paulista, passando pelas cidades de Santo André, Mauá (Terminal Sônia Maria), São Bernardo do Campo e Diadema.
Ônibus da Mercedes também operam nos corredores em Bogotá, na Colômbia, Santiago no Chile, México, Turquia e África do Sul.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: