BRT Transcarioca começa a operar parcialmente nesta segunda-feira

ônibus

Ônibus do BRT Transcarioca na Estação-Terminal Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro. Foto: Marcos de Paula – O Estado de São Paulo

BRT Transcarioca começa a operar parcialmente nesta segunda-feira
Sistema foi inaugurado neste domingo e deve atender 320 mil pessoas por dia quando estiver pronto e até 450 mil contando as integrações
ADAMO BAZANI – CBN
A primeira linha do BRT Transcarioca, sistema de corredores exclusivos para ônibus com estações que possibilitam embarque e desembarque no mesmo nível do assoalho dos veículos, começa a operar a partir desta segunda-feira, dia 02 de junho de 2014.
O serviço vai ligar Barra da Tijuca (Terminal Alvorada) a Jacarepaguá, atendendo a 19 estações somente nos horários fora do pico, das 10h às 19 horas.
Em nota, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que a implantação vai ser gradual para adaptação e afirmou que os BRTs – Bus Rapid Transit – corredores de ônibus – são hoje soluções de mobilidade de baixo custo e que atendem a uma quantidade considerável de pessoas:
“Todas as estações estão prontas, mas será uma implantação gradual, como fizemos com a Transoeste. O BRT é uma experiência incrível, não é a coisa mais sofisticada do mundo, mas melhora muito a vida das pessoas. Transformamos uma área inacessível e abandonada da cidade em um lugar com uma nova mobilidade, completamente facilitada, e renovação urbana, com drenagem, qualificação de pavimento, calçada, praças e áreas de lazer” – explicou Paes na nota.
Na quarta-feira, dia 04 de junho, entra em operação a segunda linha do sistema, entre o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim – Galeão – e o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca.
Esta nova linha, será semi-expressa, com paradas em apenas quatro estações: Alvorada, Tom Jobim 1, Tom Jobim 2 e Vicente de Carvalho. Na estação Vicente de Carvalho será possível ter acesso ao Metrô, chegando depois nas proximidades do Estádio do Maracanã.
Quando estiver totalmente concluído, o BRT Transcarioca vai atender 320 mil passageiros por dia. Com as integrações entre o metrô e demais ônibus da cidade, a prefeitura do Rio de Janeiro calcula que sejam beneficiadas 450 mil pessoas por dia.
São 39 quilômetros com 47 estações que vão atender 27 bairros entre o Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, zona Norte, a Barra da Tijuca, na zona Oeste.
Ao todo devem ser operadas sete linhas principais com 147 ônibus articulados cada um com capacidade para 200 pessoa.
Segundo a prefeitura, em três meses todo o sistema deve estar em operação e o tempo de viagem entre os extremos do corredor deve ser reduzido em 60%.
A prefeitura do Rio de Janeiro divulgou vídeo institucional sobre o novo corredor:

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 comentário em BRT Transcarioca começa a operar parcialmente nesta segunda-feira

  1. Das 10 às 19 horas fora do horário de pico ?
    Quais são os horários de pico da cidade do RIO ? Não são semelhantes aos de outras cidades ? tipo das 6 às 8 horas, 12 às 14 horas e 17 às 19 horas ?
    Observando a imagem que abre esta reportagem fico pensando como as nossas cidades estão ficando cada vez mais horrorosas com centenas de elevados e pistas (de corrida!) cada vez mais largas exigindo passarelas em número cada vez maior para penosas caminhadas dos cidadãos nessas megalópoles tão desumanas, isso sem contar ainda com os milhares de edifícios um fazendo sombra para o outro e as milhares de pichações “enfeitando” esse caos todo ! Como as nossas cidades ficaram feias ! Se pessoas falecidas no ano de 1950 pudessem ressuscitar para viverem nestas cidades pós anos 2000 certamente desejariam regressar para o além pois teriam medo de morrer novamente com balas perdidas, assaltos ou assassinatos violentos que ocorrem pelo País e que viraram rotina até nas cidades pequenas e médias e é por isso que programas do tipo CIDADE ALERTA, BRASIL URGENTE e outros viraram um grande sucesso! Até as edições do JORNAL NACIONAL e do JORNAL RECORD viraram uma filial do BRASIL URGENTE e similares! Será que exagerei ?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: