Faixas de Haddad não aumentaram significativamente a velocidade dos ônibus, diz jornal

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Ônibus urbano em São Paulo. Faixas não trouxeram ganhos significativos para o transporte público, diz jornal

Faixas de Haddad não trouxeram grandes benefícios para o transporte público, diz jornal
A velocidade média dos ônibus subiu apenas 1 quilômetro por hora
O jornal O Estado de São Paulo traz neste domingo uma matéria que aponta que mesmo com a instalação de mais de 330 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus na cidade desde janeiro de 2013, o transporte coletivo não teve grandes benefícios em relação ao aumento na velocidade. A matéria é de Caio do Valle e Rafael Italiani:
Aposta da gestão Fernando Haddad (PT) para melhorar a qualidade dos ônibus, as faixas exclusivas à direita em grandes vias de São Paulo elevaram a velocidade dos coletivos em apenas 1 quilômetro por hora. Dados da São Paulo Transporte (SPTrans) indicam que, no ano passado, quando houve o “boom” das faixas após as manifestações de junho, os ônibus rodaram a 17 km/h no horário de pico da manhã, ante 16 km/h nos três anos anteriores. À tarde, a média foi de 16 km/h – entre 2009 e 2012, era de 15 km/h.
A proposta de Haddad era instalar 150 km de faixas exclusivas – hoje, a cidade já tem 333,1 km. Diante dos números, a SPTrans informa que há casos de faixas em que o desempenho dos ônibus ficou bem acima da média geral da cidade. Na Radial Leste, entre julho e o mês retrasado, a velocidade dos coletivos no sentido centro foi de 27,5 km/h. No rumo oposto, de 25,8 km/h. Na Marginal do Tietê, os ônibus trafegam a 28,9 km/h no sentido Rodovia Ayrton Senna, em uma faixa inaugurada em junho do ano passado.

Comentários

Comentários

  1. professor pardal revoltado disse:

    SINCERAMENTE, CAIO DO VALLE MELHOR VOCÊ PROCURAR SE INFORMAR COM FONTES MELHORES,E MAIS CONFIÁVEIS, SE NÃO TIVESSEMOS AS FAIXAS DE ÔNIBUS SERIA BEM PIOR.
    TEM MUITOS CARAS QUE DEVERIAM VOLTAR A ESTUDAR TRANSPORTE, SE BEM QUE QUEM TEM BOCA, FALA O QUE QUER E QUEM TEM MÃOS ESCREVEM O QUE QUER, MAS NO CASO DO CAIO DO VALLE, É PORQUE ELE PROCURA FONTES QUE NADA ENTENDEM DE TRANSPORTE E QUE SE SÃO DIPLOMADOS POR PURO OPORTUNISMO PORQUE DE TRANSPORTES PRECISAM SE ESPECIALIZAR MAIS.

    1. William de Jesus disse:

      Ae Prof. Pardal, precisa de fonte mais “desinformada” que o pessoal da Globo? Sempre tenho espasmos quando eles mostra um onibus articulado e dizem que é biartuculado! Pra que isso, pra ter mais enfase na noticia? Fora outras gafes “assassinas”

  2. Luis Nunez disse:

    Não precisa ser especialista para se chegar a esta conclusão: Como poucas linhas se beneficiam do inicio ao fim de faixas exclusivas, sendo na maioria das vezes apenas em um pequeno trecho, é normal que isso aconteça. Mesmo onde se tem faixas e um grande numero de linhas, como na Avenida Paulista, é necessário ficar esperando que os ônibus que estão na sua frente dar embarque e desembarque o que dependendo da quantidade faz com que se perca um valioso tempo em cada parada.

    1. William de Jesus disse:

      Luiz Nunes, a solução na Av. Paulista é muito simples: o corredor TEM que ser à esquerda, não à direita; e os pontos precisam ser estações de embarque e desembarque, como na Teotonio Vilela x Rio Bonito, ou que nem na Av. Ver. Jose Diniz x Joaquim Nabuco. Aí não tem problema. E veja que os motoristas que estão na Paulista não ultrapassam, porque têm medo de tomar multa!

  3. Um simples passageiro, disse:

    Se for parar para analisar, pela faixa ser à direita, muitas vezes são as ruas ligadas aos trechos que tem faixa exclusiva para ônibus que fazem com que não se tenha aumento significativo na velocidade. Um grande exemplo é a marginal pinheiros, em horário de pico é o caos, mais os ônibus andam ainda mais devagar por causa dos carros que saem das ruas ligadas à marginal que invadem a faixa e demoram para sair delas por causa do trânsito. E também se houvesse uma segunda faixa nas áreas de ponto para que os ônibus pudessem ultrapassar os que estão parados, tornaria a viagem bem mais rápida.

    1. William de Jesus disse:

      Outro exemplo é a Av. Ver. Jose Diniz: Apesar da faixa ser à esquerda, os carros que atravessam a avenida pelas ruas que lá existem travam o tráfego, dái fica quela fila enorme de onibus parados.

  4. vera disse:

    Mas que bobagem, tá na cara que não pega ônibus. Tá é precisando de mais faixas de ônibus, corrigir onde a coisa ainda tá lenta e continuar priorizando o transporte coletivo. Tá certo o que vem sendo feito, pode ser o PT ou PSDB, a coisa tá andando e ponto final, vamos é cobrar mais e mais, ônibus novos prá periferia e mudanças urgentes nos metrôs e trens. Ai sim, até mais

    1. william de jesus disse:

      Mas é isso mesmo! Faria Lima é uma que precisa urgente de uma faixa. A Eliseu de Almeida precisa de uma faixa e de um asfalto decente, porque parece que tamo numa montanha russa!

  5. Luiz Vilela disse:

    Nas grandes avenidas faixa ou corredor só funcionam razoavelmente na esquerda.

    Mas sem disciplinar entrada/saída e número de linhas que ocupam o corredor, mesmo pela esquerda vai congestionar. E isto nenhum prefeito fez até hoje.
    Haddad e Tatto seccionaram algumas linhas e, pelo jeito, pararam por aí.

    1. william de jesus disse:

      Mas o problema é a racionalização errada! Eles racharam a 577T e não deram nenhuma opção pra quem queria ir ate o Butantã (agora criaram a 809V, mas ainda sim precisa usar metro). En contra partida criaram a 609J, sendo que já ha 4 linhas que passam no São Judas alí no aeroporto. De que adianta cortar linhas importantes e criar linhas sem utilidade?

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