Mapa dos Transportes Metropolitanos da Cartilha da PM para turistas tem vários erros

mapa errado

Reprodução de Mapa do Transporte Metropolitano de São Paulo desatualizado. Material faz parte da cartilha que seria distribuída pela corporação a turistas.

Mapa dos transportes em São Paulo que seria distribuído para turistas da Copa tem diversos erros
Impressão custou R$ 67 mil aos cofres públicos. Extensão do Corredor ABD Diadema – Estação Berrini e Linha 4 Amarela para a PM ainda não existem
ADAMO BAZANI – CBN
Se dependesse da Polícia Militar, o turista que tentar usar ônibus, trem e metrô em São Paulo, se perderia com facilidade na Capital e na Grande São Paulo.
A cartilha preparada para turistas pela corporação está desatualizada, foi copiada de um blog de design “Choco La Design”. O custo foi de R$ 67 mil para 300 mil exemplares.
Entre os principais erros estão:
– As linhas da CPTM ainda aparecem denominadas por letras, o que foi extinto entre 2007 e 2008. Desde 2008 as linhas são denominadas por números e cores para se assemelharem ao Metrô. A linha D da CPTM, por exemplo, é a linha 10 Turquesa Rio Grande da Serra – Brás. Pela cartilha da PM, os trens da linha 10 (D) vão até a Luz, sendo que hoje operam até o Brás.
– A linha 4 Amarela do Metrô foi inaugurada em 2010 e hoje tem seis estações. Mas no mapa da PM, aparece ainda em construção.
– A extensão do Corredor Metropolitano de Ônibus ABD, servido pela Metra, entre Diadema e a Estação Berrini da CPTM opera desde 2010, mas para a PM ainda está em obras.
– Pelo mapa que faz parte da cartilha da PM, a antiga linha C da CPTM (hoje linha 9 Esmeralda) só opera ente Osasco e Jurubatuba. Mas desde 2008, as estações Autódromo, Interlagos e Grajaú estão em funcionamento. No mapa aparecem como “em projeto” . Hoje a linha 9 Esmeralda é entre Osasco e Grajaú.
– Entre 2006 e 2007, o trecho entre Chácara Klabin e Alto do Ipiranga, da linha 2 Verde do Metrô começou a operar. No mapa confeccionado para a cartilha da PM, o trecho ainda está em “construção”.
– Ainda na linha 2 Verde do Metrô, as estações Sacomã e Tamaduateí aparecem como “em projeto”, mas elas operam desde 2010.
– A Estação Vila Prudente da Linha 2 Verde do Metrô opera desde 2010 também, mas a inauguração foi em 2010.
– A Ponte ORCA – Operador Regional Coletivo Autônomo entre Vila Madalena (linha 2 Verde) e Cidade Universitária (linha 9 Esmeralda) aparece no mapa da cartilha da PM, mas não opera desde 2011.
– A estação Adolfo Pinheiro da linha 5 Lilás do Metrô foi inaugurada neste ano, mas sequer aparece no mapa.

PM MINIMIZA ERROS:
Em nota à imprensa, a Polícia Militar minimizou os erros e disse que o mapa era apenas complementar a um material dedicado à segurança.
“A Polícia Militar esclarece que o material gráfico produzido com o objetivo de orientar turistas durante o período da Copa do Mundo contém, ao final, uma imagem do mapa de transporte metropolitano da cidade de São Paulo desatualizada.
Como o mapa era apenas uma informação complementar, adicional, não comprometendo o conteúdo principal, que são as dicas de segurança, o problema será reparado com a supressão do conteúdo inserido de maneira equivocada, mantendo-se o principal.
Felizmente, o material ainda não foi distribuído ao destinatário final, o que possibilitará a reparação do conteúdo, sem prejuízo ao turista.
A medida corretiva não apresentará custos adicionais.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

4 comentários em Mapa dos Transportes Metropolitanos da Cartilha da PM para turistas tem vários erros

  1. Que relaxo!! Esses caras não se dão nem ao trabalho de atualizarem o mapa.

  2. Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) // 30 de maio de 2014 às 12:18 // Responder

    Olá Internautas,
    Pensam o seguinte, já se imaginaram se eles vem cá e erram o local e vão parar numa bocada?!?!?!?!? Quanta falta de competencia!!

  3. PQP ! E dentro da própria Polícia Militar existem pessoas que são grandes conhecedoras das redes de ônibus, trens e metrô mesmo porquê também as utilizam com frequência e nem se aperceberam desses graves erros ANTES de mandarem imprimir! Também não sei se o alto poder democrativamente e em várias reuniões não apresentou um modelo da cartilha para discussão e ver se realmente aqueles dados estão corretos! Isso era o mínimo que se necessitava pois se depender da SPTrans e da EMTU estamos perdidos !!! Estas 2 instituições deveriam ser extintas pois só se preocupam mesmo é com estas malditas pinturas fardadas que são pinturas políticas ! Alguém deste blog por acaso não consultou a nossa carta magna a respeito desse assunto? Os ônibus sendo de propriedade privada podem rodar com inscrições vagabundas e inúteis do tipo GOVERNO DE… ? CIDADE DE…. ? e até a patética inscrição PREFEITURA DE ? … Alguém pode dizer se alguma página da constituição de 1988 foi rasgada e que tem permitido as prefeituras fazerem essa sacanagem nas carrocerias dos ônibus ???

  4. Amigos, boa noite.

    Brasilllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

    Mais uma previsivellllllllllllllll

    Nem aprendemos a fazer mapas e ainda querem fazer corredor de buzao e BRT.

    Acredito que sera obedecido o mesmo padrao do relaxo.

    Lembro uma frase que li num departamento de controle de qualidade.

    “FACA BEM FEITO DA PRIMEIRA VEZ”

    Tinha tambem uma ilustracao de duss turmss que vinham contruindo uma linha ferrea e quando da uniao dos trilhos nao era possivel fazer pois havia uma difersnca enorne que so pode ser unidos 2 trilhos, restando duas pontas isoladas.

    Att,

    Paulo Gil

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