Zonas Norte e Sul de São Paulo recebem mais faixas exclusivas para ônibus

ônibus

Ônibus urbano em São Paulo. Cidade recebe mais dois quilômetros e oitocentos metros de faixas exclusivas para passageiros dos transportes coletivos. Desde janeiro de 2013, foram feitos 331,8 km de faixas, mas não houve avanços na implantação de corredores exclusivos. Foto: Adamo Bazani

Zonas Norte e Sul de São Paulo recebem mais faixas para ônibus
Na Avenida Água Fria, o espaço será à direita e na Estrada de Itapecerica será criada uma faixa reversível para o transporte coletivo
ADAMO BAZANI – CBN
Entram em operação nesta segunda-feira, dia 12 de maio de 2014, mais dois espaços exclusivos para passageiros de ônibus na Capital Paulista.
Na zona Norte de São Paulo, a Avenida Água Fria recebe 1 quilômetro e 900 metros entre a Rua Maestro João Gomes de Araújo e Rua Ibérico.
A faixa é á direita do tráfego e opera de segunda à sexta-feira. No sentido centro, o horário é das 6 horas da manhã às 9 horas da manhã e no sentido bairro, das 5 horas da tarde às 8 horas da noite.
De acordo com a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, pela Avenida Água Fria, no sentido centro passam cinco linhas de ônibus que transportam 41 mil passageiros por dia. Já no sentido bairro, são 22 linhas que atendem por dia útil 129 mil pessoas.
Na zona Sul de São Paulo, a CET implanta também nesta segunda-feira uma faixa reversível para ônibus na Estrada de Itapecerica entre a Rua Josefina Moretti e Avenida Giovanni Gronchi, num trecho de 900 metros de extensão. A faixa é no sentido centro e a operação é de segunda a sexta-feira das 6 horas da manhã às 8 e meia da manhã.
Com estas duas novas faixas, a CET diz que desde janeiro de 2013 foram implantados 331 quilômetros e 800 metros deste tipo de espaço exclusivo para o transporte coletivo.
Antes a cidade possuía 105 quilômetros de faixas.
Em relação aos corredores exclusivos, ainda não houve avanços na cidade. São aproximadamente 120 quilômetros em dez roteiros, muitos dos quais consistem apensas em faixas pintadas com embarque e desembarque à esquerda.
Até o momento, a cidade de São Paulo possui apenas um corredor com características de BRT (Bus Rapid Transit), com prioridade total aos ônibus, que é o Expresso Tiradentes, antigo Fura Fila, com dois ramais, do Terminal Vila Prudente, zona Leste de São Paulo, ao Terminal Mercado, na região Central, e do Terminal Sacomã, zona Sudeste, ao Terminal Mercado, no centro.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 Trackback / Pingback

  1. Táxi na faixa exclusiva: bom pra quem? | TheCityFix Brasil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: