Aumento da passagem de ônibus em Belo Horizonte pega passageiros de surpresa

ônibus

Ônibus em Belo Horizonte. Passageiros foram pegos de surpresa com aumento das tarifas de transporte público. Reajuste é contestado na Justiça pelo Ministério Público.

Amento de passagem de ônibus pega passageiros de surpresa em Belo Horizonte
Ministério Público vai recorrer da decisão judicial
ADAMO BAZANI – CBN
Muitos passageiros de ônibus de Belo Horizonte foram pegos de surpresa neste sábado, dia 10 de maio de 2014, com o aumento nas tarifas.
Os novos valores são:
Linhas diametrais, semi-expressas, radiais, perimetrais e troncais: de R$ 2,65 para R$ 2,85
Linhas circulares e alimentadoras: de R$ 1,90 para R$ 2,05
Linhas de vilas e favelas: de R$ 0,60 para R$ 0,65
Tarifa integrada com o metrô: de R$ 2,65 para R$ 2,85
Serviço Executivo – linhas curtas: de R$ 4,00 para R$ 4,35
Serviço Executivo – linhas longas: de R$ 5,00 para R$ 5,40
A surpresa ocorreu porque o reajuste foi aplicado depois de uma decisão judicial da última quinta-feira dia 08 de maio, quando a 4ª Vara da Fazenda Municipal de Belo Horizonte negou ação do Ministério Público contra o aumento das tarifas.
A prefeitura de Belo Horizonte chegou a anunciar o aumento das passagens para o dia 06 de abril. Mas no dia 04 de abril, o Ministério Público conseguiu barrar o reajuste nos valores. Essa decisão foi revertida no dia 08 de maio.
O órgão alega que os custos do sistema devem ter ser melhor estudados. O Ministério Público contesta a auditoria da empresa Ernest & Young que apontou a necessidade do aumento principalmente depois dos investimentos das viações no novo sistema de corredores MOVE BRT.
A Ernest & Young também foi contratada pela prefeitura de São Paulo, por R$ 4 milhões, para auditar as contas do sistema da Capital Paulista.
O Ministério Público em Minas Gerais promete recorrer da decisão que autorizou o reajuste.
Segundo os promotores, a auditoria não teve acesso a todos os dados necessários e planilhas das empresas de ônibus e usou valores genéricos de mercado.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. Eu sabia que isto iria ocorrer! Não existe uma fórmula mágica!
    Os ônibus do sistema BRT são mesmo mais caros e de manutenção bem mais elevada do que os básicos ônibus de motor dianteiro e além disso o governo federal não subsidia os transportes urbanos e nem mesmo os governos estaduais e mesmo em meia dúzia de cidades que fazem isso quando se adota uma nova tecnologia ou um conjunto de linhas dentro de um sistema integrado não tem jeito: as prefeituras não aguentam os custos dos repasses e aumentam as tarifas! Isso está ocorrendo em São Paulo também e há muitos anos tanto é que agora estão se decidindo em reduzir os custos eliminando a quantidade de ônibus biarticulados que serão ao longo do tempo substituídos pelos superarticulados de 23 metros de comprimento! Prá quem não sabe, a cidade de S.Paulo tem apenas 259 ônibus biarticulados de 27 metros e meio e a tendência será reduzir o uso deles mais ainda ao longo do tempo! Ou se reajusta a tarifa em BH e RMBH (futuramente) ou volta a ser tudo como era antes:
    – só com ônibus de motores dianteiros bem básicos e menos caros em custo e manutenção do que os OF1724 em circulação também.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading