Passageiros sem Cartão BOM contam com menos catracas nos terminais do ABC

ônibus

Catracas no Terminal Santo André Oeste que dão acesso às plataformas dos ônibus e trólebus da Metra. Minoria dos equipamentos aceita pagamento com bilhete de papel. Passageiros reclamam de filas. Objetivo é estimular novos usuários para o Cartão BOM. Foto: Adamo Bazani.

Passageiros sem BOM contam com menos catracas em Terminais da EMTU
Placas diferenciam roletas com validadores que ainda aceitam o bilhete de papel
ADAMO BAZANI – CBN
Passageiros de ônibus e trólebus da Metra, do Corredor Metropolitano, que passaram por terminais do ABC Paulista encontraram desde o final de semana mudanças nas catracas que permitem o pagamento das passagens antes do acesso para as plataformas.
O número de catracas que aceitam pagamento com os bilhetes de papel que possuem tarja magnética, de modelo mais antigo, foi reduzido em estações como o Terminal Santo André Oeste.
Após contato de leitores, a reportagem constatou, por exemplo, que, num conjunto de quatro equipamentos, apenas um aceitava o pagamento com os bilhetes e papel.
Segundo os passageiros, o procedimento tem provocado filas maiores nos acessos para as plataformas. Funcionários da concessionária e do terminal têm de auxiliar os usuários que se confundiram com a mudança.
A reportagem esteve no Terminal Santo André Oeste por volta das 13 horas, mas a situação era tranquila.
De acordo com os relatos de passageiros, as maiores filas são no horário de pico.
O objetivo do procedimento é fazer com que os passageiros que usam o Corredor Metropolitano ABD e que ainda pagam com bilhetes de papel adquiram o Cartão BOM. A primeira via é gratuita.
O Cartão BOM tem modalidades como Comum, Estudante, Vale-Transporte (adquirido pelas empresas empregadoras) e Senior (para idosos que contam com gratuidade).
Feito de plástico, ele é de material mais resistente e pode ter os créditos carregados nos terminas de ônibus e trólebus. No caso do Vale-Transporte, a recarga é feita eletronicamente nas catracas dos veículos.
O BOM também é aceito em bilheterias de algumas estações de Metrô e da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
As catracas com placas na cor amarela agora só aceitam o BOM. Já os equipamentos com placas brancas, que agora são minoria, aceitam o BOM e o bilhete de papel.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em Passageiros sem Cartão BOM contam com menos catracas nos terminais do ABC

  1. Lembro que no site da EMTU falava que até o final de 2013 todas as estações do metrô e CPTM aceitariam o cartão BOM, estamos em abril de 2014 e nada. É complicado votar no PSDB! O jeito é votar no PCO ou PSTU!

  2. Boa tarde
    Desde outubro de 2013 a Metra juntamente a empresa AutoPass vem realizando campanhas para os clientes fazerem e utilizarem o cartão BOM.
    Com o cartão BOM o cliente tem mais facilidade para embarcar nos ônibus da Metra.
    O terminal de Santo André, está passando por uma fase de avanço na implementação do cartão BOM, portanto, o cliente que ainda não possui, deverá fazer o seu em uma das bilheterias dos 9 terminais da METRA, são eles:
    São Mateus
    Sônia Maria
    Santo André Leste/Oeste
    São Bernardo
    Ferrazópolis
    Piraporinha
    Diadema
    Jabaquara

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: