Corredor Metropolitano de BH começa dia 26 e MOVE ganha mais linhas no sábado

ônibus

Ônibus do BRT MOVE BH. Mais cinco linhas vão ser integrados a partir de sábado. E no próximo dia 26, começa a operar o BRT Intermunicipal.

Corredor Metropolitano de Minas Gerais entra em operação no dia 26 de abril
Já o BRT MOVE BH vai contar com mais linhas integradas a partir de sábado
ADAMO BAZANI – CBN
O BRT Metropolitano da Grande BH, em Minas Gerais, vai começar a funcionar no dia 26 de abril, um sábado.
A confirmação foi feita nesta quarta-feira, dia 09 de abril de 2014, pela Setop – Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, de Minas Gerais.
Quando for concluído, o sistema de corredor de ônibus deve atender 14 dos 34 municípios que formam a região metropolitana de Belo Horizonte.
As operações no dia 26 vão começar de maneira gradativa.
Serão 31 linhas alimentadoras a partir Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas. Também haverá linhas até o Centro Industrial, em Contagem, passando pela Avenida Amazonas e via Expressa.
As 31 linhas alimentadoras vão até o Terminal São Gabriel, o único a operar na primeira etapa. Desta estação partirão para a região central de Belo Horizonte linhas troncais paradoras, que vão realizar embarques e desembarques ao longo do trajeto, e linhas troncais diretas, sem paradas ou com poucos pontos.
No mês de maio, a Setop promete inaugurar mais terminais de integração, como o Terminal Vilarinho e o Terminal Morro Alto, em Vespasiano.
Só o Terminal Vilarinho deve abrigar as linhas que têm origem em Confins, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. O terminal Morro Alto deve receber a maior parte das linhas municipais.
Ainda em maio, começam a funcionar de maneira provisória, com estrutura desmontável para o sistema de BRT, o Terminal São Benedito, em Santa Luzia, e o Terminal Justinópolis, em Ribeirão das Neves.
O Terminal Justinópolis vai receber linhas municipais e as intermunicipais com origem em São José da Lapa, Contagem e Vespasiano.
Já o Terminal São Benedito vai receber as linhas municipais de Santa Luzia.
As estruturas definitivas destas estações devem ser entregues em 2015.
Também em maio, de maneira provisória, até a conclusão em 2015, vai começar a operar o terminal da avenida Bernardo Monteiro, na Área Hospitalar de Belo Horizonte. Até a estrutura do terminal ser concluída definitivamente, os ônibus que atendem à região vão parar na avenida dos Andradas e Rua Ceará.
O Terminal Grande BH deve receber as linhas alimentadoras provenientes das cidade de Confins, Capim Branco, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, São José da Lapa, Jaboticatubas e Vespasiano. No entanto, ainda não há data para o início das operações.
A atual rodoviária deve receber também um terminal metropolitano, mas o início das operações depende da liberação do imóvel pela prefeitura de Belo Horizonte.
A Setop – Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas divulgou a relação das linhas troncais e alimentadoras que começam a operar no dia 26 de abril, sábado:
LINHAS ALIMENTADORAS:
4675 Nossa Senhora de Fátima / Belo Horizonte
4680 Nossa Senhora de Fátima – Mangueira /Belo Horizonte
4685 Nossa Senhora de Fátima – Eucaliptos / Belo Horizonte
4690 Nossa Senhora de Fátima / Estação São Gabriel
4810 Caeté / Belo Horizonte
4820 Caeté /Belo Horizonte via José Brandão
4872 Ravena / Belo Horizonte
4883 Roças Novas / Belo Horizonte
4887 Antônio dos Santos/ Belo Horizonte
4882 Nova União/Belo Horizonte
4800 Caeté / Belo Horizonte (Executivo)
4380 Bairro Bom Destino/ Belo Horizonte
4385 Bom Destino/ Estação São Gabriel
4381 Bom Destino 2ª Seção/ BH
4115 Maria Adélia via Bicas / BH
4130 Córrego das Calçadas via BR-262 / Belo Horizonte
4390 Córrego das Calçadas / BH via Avenida Antônio Carlos
4445 Córrego das Calçadas via BR-381 / Estação São Gabriel
4110 Santa Luzia / Belo Horizonte via Bonanza
4155 Bairro Imperial / Belo Horizonte
4165 Padre Miguel – Rosarinha via Santa Rita / Belo Horizonte
4170 Rua Maria Augusta dos Reis / Belo Horizonte
4175 Vale das Acácias / Belo Horizonte
4105 Santa Luzia via Industrial Americano /Belo Horizonte
4145 Frimisa Via Vila Olga / Estação São Gabriel
4185 Barreiro do Amaral / Estação São Gabriel
4120 Santa Luzia via Vila Olga / Belo Horizonte
4156 Morada do Rio / Belo Horizonte
4135 Pinhões /Estação São Gabriel
4442 Belo Horizonte / Taquaraçu de Minas via BR-381
5582 Belo Horizonte / Jaboticatubas via Santa Luzia
4450 Santa Luzia / Belo Horizonte (Executivo)
4910 Jardim Vitória via Gorduras / Cidade Industrial
4915 Jardim Vitória / Viaduto Leste-Oeste / Cidade Industrial
4916 Jardim Vitória via Gordura / Cidade Industrial Via Avenida Amazonas
4920 Borba Gato via Jardim dos Borges / Belo Horizonte

LINHAS TRONCAIS A PARTIR DO TERMINAL SÃO GABRIEL:

400C Terminal São Gabriel/ BH – Direta
401C Terminal São Gabriel/ BH – Paradora
405R Terminal São Gabriel/ Cid. Industrial – Via Expressa
406R Terminal São Gabriel/ Cid. Industrial – Via Amazonas
MAIS LINHAS DO BRT MOVE BH:
Já o sistema de corredores de ônibus da cidade de Belo Horizonte, o BRT MOVE BH, terá mais cinco linhas integradas a partir deste sábado neste sábado, dia 12 de abril. Algumas linhas serão adequações de serviços já existentes.
De acordo com nota da BHTrans, a empresa de transporte e trânsito de Belo Horizonte, pela integração, mais 23 mil pessoas por dia terão acesso ao sistema de corredores.
As linhas 503 (Santa Rosa/Aparecida/São Luis), 504 (Santa Rosa/Aparecida/São Luis) e 702 (Xodó – Marise/Estação Minas Shopping) passarão a ter ponto de embarque e desembarque dentro da Estação São Gabriel.
A linha 503 passa a se chamar “Estação São Gabriel/Aparecida/Santa Rosa” e a 504 “Estação São Gabriel/Santa Rosa/Aparecida”. A linha 5508 (Aarão Reis via Minaslândia) será transformada na alimentadora 734 (Estação São Gabriel/Aarão Reis Via Minaslândia), e a 5523A (Conjunto Paulo VI) na alimentadora 815 (Estação São gabriel/Conjunto Paulo VI). Todas irão operar com tarifa de linha alimentadora, de R$ 1,90. Quem tiver o Cartão BHBus vai pagar R$ 0,75 para usar outra linha do MOVE.
De acordo com a BHTrans, para atender ao número maior de pessoas, as frotas das linhas 83D, 83P e 82 serão ampliadas em cerca de 55%, totalizando 34 veículos articulados. Haverá também a ampliação do quadro de horários com a inclusão de novas viagens.
Também vai entrar em operação neste sábado, a linha troncal 9850 (Estação José Cândido/ Estação São Gabriel) passando pelas avenidas José Cândido e Cristiano Machado.
Na nota, a BHTrans divulgou um balanço do primeiro mês de operaçãdo do BRT MOVE BH:
“Desde que entrou em operação no dia 8 de março, era previsto que, na 1ª etapa, o MOVE Cristiano Machado transportaria cerca de 30 mil pessoas/dia. Porém, no dia 2 de abril (pico máximo), mais de 47 mil usuários foram transportados, com o incremento de novas viagens para bem atender à demanda adicional. Em média, estão sendo feitas 70 viagens/dia na linha 83 D (Estação São Gabriel/Centro Direta); 60 viagens/dia na linha 83P(Estação São Gabriel/Centro, Paradora) e 62 viagens/dia na linha 82 (Estação São Gabriel/Região Hospitalar e Savassi). O tempo médio de viagem na hora pico na linha 83 D (Direta), entre Estação São Gabriel e a Estação São Paulo, na avenida Santos Dumont, é de 17 minutos; na 83 P (Paradora), de 22 minutos, e na linha 82 paradora, de 54 minutos, entre São Gabriel e a Savassi, passando pela Área Hospitalar.” – diz a nota.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em Corredor Metropolitano de BH começa dia 26 e MOVE ganha mais linhas no sábado

  1. ENQUANTO ISSO EM S. PAULO-SP E REGIÃO METROPOLITANA…BRT MESMO SÓ O EXPRESSO TIRADENTES E DE CERTA FORMA O FANTÁSTICO E BEIRANDO OS 28 ANOS DE OPERAÇÃO, CORREDOR METROPOLITANO DA EMTU/RMSP-SP, ABD…SÃO MATHEUS/JABAQUARA E SUA EXTENSÃO INAUGURADA NA DÉCADA PASSADA…DIADEMA/ SÃO PAULO -Berrini… TUDO OPERADO PELA METRA…FORA ISSO; Q VERGONHA MEU DEUS DO CÉU!! A CIDADE MAIOR DA AMÉRICA LATINA, A SEGUNDA MAIOR CIDADE DO MUNDO, O CORAÇÃO FINANCEIRO DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA…NESSA SITUAÇÃO PATÉTICA! NEM A BOSTA DA REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO NOS TROUXE NADA DE BOM, DEVIDO A INCOMPETENCIA, A LERDEZA, A POLITICAGEM DE CERTAS PESSOAS Q JÁ ESTIVERAM NO PODER E AS Q HJ ESTÃO…#VERGONHA!! E A CULPA É DE QUEM VOTA NESSES CARAS!

  2. E complementando o comentário acima, SÃO PAULO está em “boas mãos” com a dupla Haddad & Maluf (lembrando que foi graças a Maluf que Haddad conseguiu vencer no segundo turno e hoje o mesmo e octagenário Maluf na qualidade de deputado federal ” dá amparo” ao governo do partido da estrela decadente da qual ele tanto combatia há 20 anos atrás quando na qualidade de prefeito perversamente assinou o fim da maior estatal de transportes do Mundo que na época do falecido, saudoso e inesquecível Jânio Quadros no ano de 1988 chegou a ter 3.679 ônibus em sua frota. Agora se vocês lerem bem o excelente texto do jornalista Bazani verão que Minas não é essa maravilha cantada em verso e prosa! Leiam onde fala sobre o Terminal Grande BH que receberá linhas alimentadoras de 6 cidades:Lagoa Santa,Capim Branco, Matozinhos, Pedro Leopoldo, S.José da Lapa e Vespasiano: NÃO HÁ DATA PARA O INÍCIO DE OPERAÇÃO!
    Outra coisa que assusta na mesma reportagem fala sobre as estruturas desmontáveis de BRT que serão provisoriamente em maio/14 acionadas tanto na área urbana (BHTrans) como na área metropolitana (SETOP – Leia-se Governo de Minas Gerais). É de assustar mesmo pois logo depois da Copa elas serão desmontadas (Terminal Justinópolis e Terminal S.Benedito) para que as estruturas definitivas nestes locais metropolitanos sejam instaladas só ano que vem ou seja: 2015 !!! Ora bolas carambolas! Teremos troca de governo do Estado de Minas. O neto de Tancredo Neves irá renunciar para concorrer à presidente do Brasil e quem sabe conseguir instalar o ninho tucano em Brasília e ficará o vice que concorrerá à governador e o NINHO TUCANO não conseguirá ganhar o Governo de Minas. Podem ter certeza disso!!! Além disso perdendo a presidência da república (tal como ocorreu com o Serra nas eleições de 2002, o candidato Aécio Neves ficará DESEMPREGADO por pelo menos 2 longos anos pois não conseguirá voltar ao Governo de Minas. (político ficar desempregado é uma piada nesse País pois certamente o ninho tucano arranjará para ele uma vaga de secretário de alguma coisa para preencher esses 2 anos SEM MANDATO!) Quero crer ainda que elegeremos algo diferente de tudo que está aí nesta eleição presidencial na qual o covil PeTralha será o grande perdedor tanto em Brasília como na maior parte dos Estados do Brasil onde quer ser poder! Para os tucanos só restará um prêmio de consolação ou seja a vitória do ninho no Estado de SP completando em 2019 quase 1/4 de século no poder (24 anos = 6 governos) e isso porquê o ninho tucano já está enraizado no Estado como um câncer. Essas são previsões para 2014! E quanto à Copa… bem, digamos que vai se repetir algo parecido com o que ocorreu em 1998!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: