Justiça libera licitação da área 5 da EMTU e Baltazar perde recurso

EAOSA

Ônibus da EAOSA. Justiça de Manaus autoriza EMTU licitar área 5.

Justiça libera licitação da área 5 da EMTU
Certame deve ser lançado até o final deste mês e envolve o ABC Paulista
ADAMO BAZANI – CBN
A 5ª Vara Cível da Comarca de Manaus – AM decidiu nesta sexta, dia 04 de abril de 2014, que a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos pode realizar a licitação da área 5, correspondente às linhas intermunicipais do ABC Paulista.
Desde 2006, a EMTU tenta licitar a região.
Desta vez o empecilho era a situação jurídica das empresas de Baltazar José de Sousa. Trinta e três companhias do empresário estão em recuperação judicial entre elas a EAOSA- Empresa Auto Ônibus Santo André Ltda, Viação Ribeirão Pires Ltda, Viação São Camilo e Empresa Urbana Santo André – EUSA, que têm linhas intermunicipais na região.
A defesa de Baltazar alegava que a licitação poderia tirar as empresas de circulação impactando as finanças do Grupo BJS – Baltazar José de Sousa e consequentemente o processo de recuperação judicial.
A decisão foi dada pela Justiça do Amazonas porque o processo de recuperação judicial tem origem na empresa de Baltazar Soltur – Solimões Turismo, que atuava em Manaus.
A EMTU promete, a partir desta decisão, realizar os últimos ajustes para a publicação do edital ainda neste mês de abril.
Segundo nota da EMTU, a licitação deve melhorar a qualidade dos serviços da região:
“No momento, 18 empresas atuam no transporte metropolitano da região. O objetivo principal do novo processo licitatório é garantir a melhoria da qualidade do serviço prestado à população com a definição de regras mais claras, previstas em contrato, em relação aos direitos e obrigações do operador que vencer a concorrência pública. Além disso, haverá exigências em relação à renovação da frota em operação, propiciando mais conforto, regularidade na operação das linhas metropolitanas e acessibilidade às pessoas com deficiência.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

18 comentários em Justiça libera licitação da área 5 da EMTU e Baltazar perde recurso

  1. Luís Marcello Gallo // 4 de abril de 2014 às 22:25 // Responder

    Espero ver, finalmente, esta licitação dar certo e resultar em melhorias no transporte intermunicipal do ABC!

  2. Quem vai querer assinar uma licitação que só dura dois anos??

  3. professor pardal // 5 de abril de 2014 às 00:48 // Responder

    Esta licitação promete, mas nem tanto…

  4. nada mais justo: se a mobilização eh da justica do amazonas e a empresa que esta falindo tbem eh de lá q tem a ver as empresas de SP?? ENGOLE O CHORO BALTA que esse abc vai melhorar muuito sem suas sucatas! aproveita e vai mamando em mauá com a sucatur até 2015 qndo terao q dar uma sobre-vida a Leblon por fins eleitoreiros

  5. outra coisa: LEBLOOONN, MEDIANEEEIRA, URBANAAAA, NOBEEEL, JULIO SIMOOOES e tantas outras empresas direitas: olha o boi que o mundo esta abrindo pra voces. que tal?? deixem o Balta falir, depois terá os bens penhorados!!

    • Marques Augusto Cezar // 7 de abril de 2014 às 16:23 // Responder

      Erham!…Julio Simoes não faz parte das Empresas Direitas OK? ele domina outras cidades como Itaquaquecetupa por exemplo com monopólio com onibus grandes, sem cobrador e que não abrem a porta do meio nem fudendo!

  6. Baltazar safado vai começar a pagar por tudo o que fez para a Leblon

  7. Quem irá aprovar mesmo serão os moradores do ABC na qual sofrem com as péssimas qualidades deste transportes, conhecidos em São Paulo como museu dos Intermunicipais de Mauá. Que vergonha de transportes e ainda leva selo de vistoria da EMTU. Coitados também dos Universitários do ABC que ficão horas nos pontos de ônibus perdendo horários,tanto para irem como para virem para seus lares. Que a justiça seja feita e que sedam direitos a novos Empresários que tenham competência, qualidade e seriedade com seus usuários,do ABC.

  8. Numa das mais importantes de regioes de SP , passagem cara e onibus péssimos , vamos ver se agora com a licitação vai realmente haver melhoria . ADAMO BAZANI como anda o processo em relação a Leblon em Mauá ?

    • Depois da saída da Leblon, tudo ficou muito lento em Mauá. Procure matéria desta semana sobre licitação em Mauá. Abraços

      • Marques Augusto Cezar // 7 de abril de 2014 às 16:43 //

        Fala pra mim o que que não ficou lento em Maua com a saida da Leblon!
        Até na avenida Barão de Mauá, que passa quase todas as linhas de onibus, os onibus demoram a passer e quando vem, vem lotados! a Suzantur nao trabalha(ou faz de conta que trabalha) com nem um terço do que a Leblon trabalhava! Grande parte das Linhas da Leblon tinha onibus de8 em 8 minutos e no maximo de 15 em 15, Creio que até a propia Leblon, se um dia voltar, não sera mais a mesma, mas qualquer coisa sera melhor do que como está, com a Suzantur com uma salada de onibus usados de varias localidades e alguns dizendo ser novos e com a Cidade de Maua que mesmo descredenciada e ja derrotada na justice continua operando numa boa, com seu atendimento vip tratando pessoas feito Gado!!!

  9. LEDRAJ SARCE DOPRA // 6 de abril de 2014 às 05:30 // Responder

    Agora quem sabe com a licitação da area 5 da EMTU a LEBLON volte a operar agora como linhas intermunicipais rumo ao ABC e colocando linhas novas no bairro de Itaquera.

  10. EDUARDO PERGUNTA
    COMO FICA A SITUAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS???

  11. Espero finalmente não ver mais os ônibus de 1.991 rodando nessas linhas metropolitanas da minha querida grande SP!!

  12. Marques Augusto Cezar // 7 de abril de 2014 às 16:32 // Responder

    Sera mesmo o fim do EAOSA?
    Na boa, Que os onibus do EAOSA são velhos…MAIS VELHOS E MALTRAPILHOS QUE OS ONIBUS DA EMPRESA CIDADE DE MAUA, todo mundo ja sabe!
    Aora que esses Onibus tão matando de gente, ISSO MESMO! M-A-T-A-N-D-O!!!
    Nas ultimas 3 semanas teve exatamente 3 acidentes envolvendo onibus da EAOSA, dois deles com motoqueiros e logico, Fatais para os mesmos.
    Aguem ai se tiver coragem, faça um levantamento de quantas pessoas morreram em acidentes envolvendo onibus da EAOSA e verão que esta empresa há anos deviater sido descredenciada ou pior ha muito tempo!!!

  13. Não compensa entrar nessa licitação. Pouco tempo para retorno do alto investimento exigido (apenas 2 anos). Transito caótico no ABC não permite o cumprimento dos horários (um ônibus que sair do sacomã 18hrs chegará que hrs em Mauá? Melhor vir de trem). Projetos de integração entre ônibus municipais e os trens (a tendencia é o número de passageiros reduzir cada vez mais).

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