BRT Expresso DF Sul começa a operar no dia 02 de abril

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BRT Expresso Sul do Distrito Federal deve começar a funcionar experimentalmente a partir de 02 de abril sem cobrança de tarifa e com ônibus articulados. DF deve ter mais outros dois sistemas de corredores de ônibus. Foto: Encarroçadora Mascarello.

BRT do DF deve começar a operar no dia 02 de abril
Início das operações será experimental, sem cobrança de passagem no eixo Sul dos corredores de ônibus projetados para a região
ADAMO BAZANI – CBN
O Governo do Distrito Federal prometeu que no dia 02 de abril de 2014 começa a funcionar o BRT DF- Sul, corredor exclusivo para ônibus de trânsito rápido, que vai ligar Gama, Santa Maria e o Plano Piloto.
Também chamado de Expresso DF Sul, o sistema inicialmente vai operar em fase experimental, com uma quantidade de frota menor que a prevista e sem a cobrança de passagem até o início definitivo dos serviços, o que deve ocorrer ainda no final do mês de abril.
Em nota à imprensa, o governador do DF – Distrito Federal, Agnelo Queiroz, disse que o sistema de ônibus é inédito na região e por isso os testes são importantes para a qualificação dos motoristas dos coletivos e para adaptação dos condutores dos demais veículos, dos passageiros e de pedestres.
“É um transporte novo, não tem parada em sinal de trânsito, só na estação. Então, precisa de fase de adaptação até a segurança total do sistema”, disse o governador na nota.
Segundo o GDF – Governo do Distrito Federal, o Expresso DF Sul deve ter, quando finalizado, 35 quilômetros de extensão com 15 estações de integração, 15 passarelas e readequação da infraestutura das áreas por onde o BRT vai passar.
Serão atendidos pelo sistema ao final das obras, 270 mil passageiros por dia, o que segundo o GDF representa 11% da população local.
O investimento inicial da obra é de R$ 553 milhões.
OUTROS BRTS:
O Distrito Federal deve contar mais dois eixos de corredores de ônibus, o BRT Expresso DF Norte e o BRT Expresso DF Sudoeste.
O BRT Expresso DF Norte deve atender diariamente a 400 mil pessoas e terá 60 quilômetros de extensão com aproximadamente 50 estações. O traçado partirá da Rodoviária do Plano Piloto e do futuro terminal da Asa Norte, e seguirá pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) até Sobradinho II e Sobradinho, de onde se direcionará para Planaltina. As obras devem começar no segundo semestre de 2014 com custo estimado de R$ 1 bilhão.
Ainda com projeto em elaboração, o Expresso DF Sudoeste deve atender cidades como o Núcleo Bandeirante, o Riacho Fundo e o Recanto das Emas.
Os eixos Norte e Sudoeste do BRT do Distrito Federal devem contar com parte da verba de R$ 1,59 bilhão do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, da Mobilidade, liberada na semana retrasada pela União. O dinheiro também será usado para melhorias no Metrô, promete o Governo do Distrito Federal.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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