MOVE BH começa a operar neste sábado. Conheça alguns dados do sistema

MOVE BH

Ônibus do BRT MOVE BH. Sistema começa a operar neste sábado parcialmente. Apenas três linhas vão funcionar na etapa inicial. Quando concluído, BRT MOVE BH terá 23,1 quilômetros de extensão e vai atender por dia útil 700 mil passageiros por dia. Foto: Adão Pereira – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte.

Inauguração do BRT MOVE de BH terá apenas 3 linhas de ônibus
Quando estiver pronto em maio, sistema de ônibus vai contar com 22 linhas e promete remodelar os transportes na capital mineira
ADAMO BAZANI – CBN

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A primeira etapa do sistema de corredores de ônibus de Belo Horizonte, o BRT MOVE BH, começa a operar neste sábado, dia 8 de março de 2014.
No total, o sistema quando estiver concluído em maio deve contar com 22 linhas e atender a 700 mil passageiros por dia em 42 estações distribuídas ao longo de 23,1 quilômetros de corredores.
Neste sábado, porém, apenas três linhas troncais do MOVE vão operar, de acordo com nota da assessoria de imprensa da BHTrans – Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte.
As linhas vão passar pela Estação São Gabriel que deve receber 18 ônibus articulados e cerca de 30 mil passageiros por dia, sendo 3,5 mil usuários na hora-pico da manhã:
– Linha 82-Estação São Gabriel/Savassi via Hospitais: sairá da Estação São Gabriel e vai circular pela Avenida Cristiano Machado, parando nas estações de transferência, seguindo pela Avenida dos Andradas em direção à Área Hospitalar e Savassi.
– Linha 83D-Estação São Gabriel/Centro-Direta: sairá da Estação São Gabriel para o Centro, sem parar nas estações de transferência da Avenida Cristiano Machado.
– Linha 83P-Estação São Gabriel/Centro-Paradora: sairá da Estação São Gabriel, com destino ao Centro, parando nas estações de transferência da Avenida Cristiano Machado.
A previsão é de que, quando concluído, o BRT MOVE BH circule 24 horas por dia, mas não nesta primeira fase. As linhas atuais da região ainda serão mantidas, de acordo com as informações da BHTrans:
“No Centro, as linhas 83D e 83P irão parar nas estações de transferência “São Paulo”, localizada na Avenida Santos Dumont, e “Tamoios”, na Avenida Paraná. Nesta primeira fase, o BRT MOVE não vai circular no período noturno. À noite, os passageiros poderão usar as linhas convencionais que já circulam normalmente. Nos domingos e feriados, a linha troncal do MOVE que irá circular é a 83P.” –diz a prefeitura em nota.
Apesar do início neste sábado, por onde as linhas vão circular, os passageiros devem encontrar ainda obras em andamento. Estão esperados transtornos e problemas de adaptação.
A Prefeitura de Belo Horizonte admite que esta primeira fase tem mais o objetivo de adequar os passageiros às mudanças do que de fato colocar os serviços em plena operação.
A segunda fase de inauguração está programada para o dia 22 de março. Aí o passageiro deve estar atento, já que os serviços devem extinguir ao menos 18 linhas convencionais, que serão integradas às linhas troncais.
A Prefeitura de Belo Horizonte preparou vídeos explicativos sobre o novo sistema que, segundo o poder público, vai melhorar a mobilidade urbana da capital mineira, reduzindo em méida 45% o tempo de viagem para quem se desloca de transporte coletivo, quando o sistema estiver sido concluído:

O BRT MOVE:
O sistema é de corredores de ônibus BRT – Bus Rapid Transit. Os ônibus terão exclusividade na maior parte do percurso, mas há alguns gargalos, e os passageiros contarão com estações de transferência ou estações de integração que oferecem acesso ao ônibus sem a necessidade do uso dos degraus do veículo (embarque e desembarque no mesmo nível do assoalho do ônibus), abrigos com maior conforto, inclusive com painéis informativos sobre linhas e horários, e sistema de pré-embarque, que consiste no pagamento da passagem antes da chegada do ônibus.
NÚMEROS DO BRT MOVE BH – quando estiver concluído:
Extensão: 23,1 quilômetros
Total de Estações: 42 estações, sendo 37 estações de transferência e 05 estações de integrações
Número de Passageiros atendidos: 700 mil passageiros por dia útil
Quantidade de ônibus: 428 ônibus do MRT MOVE BH:
– 136 ônibus servindo a Estação São Gabriel
– 181 ônibus passando pela Estação Pampulha
– 98 ônibus operando pela Estação Venda Nova/Vilarinho.
Assim, 415 ônibus devem passar por estas estações de integração e 13 ônibus são de frota reserva.
RAMAIS: 3 – BRT MOVE BH Avenida Cristiano Machado, BRT MOVE BH Avenida Antônio Carlos, BRT MOVE Hipercentro
– BRT MOVE BH Avenida Cristiano Machado
14,7 quilômetros.
O BRT MOVE Cristiano Machado terá 2 estações de integração (São Gabriel e José Cândido), 9 estações de transferência na Av. Cristiano Machado, além das 6 estações de transferência na Área Central (3 na Av. Paraná e 3 na Av. Santos Dumont).
TEMPOS DE VIAGEM
• Tempo médio atual: 35 minutos
• Tempo médio futuro: 20 minutos
• Redução: 15 minutos (43%)
– BRT MOVE BH Avenida Antônio Carlos:
7,1 quilômetros
O BRT MOVE Antônio Carlos terá 3 estações de integração (Venda Nova, Vilarinho e Pampulha), 4 estações de transferência na Av. Vilarinho, 6 estações de transferência na Av. Pedro I, 14 estações de transferência na Av. Antônio Carlos, 1 estação de transferência no Complexo da Lagoinha, além das 6 estações de transferência na Área Central (três na Av. Paraná e três na Av. Santos Dumont).
TEMPOS DE VIAGEM:
• Tempo médio atual: 75 minutos
• Tempo médio futuro: 40 minutos
• Redução: 35 minutos (47%)
– BRT MOVE HIPERCENTRO:
1,3 quilômetro
Na Área Central, as estações de transferência do BRT MOVE estarão localizadas nas avenidas Paraná e Santos Dumont. As avenidas Paraná e Santos Dumont serão transformadas em áreas exclusivas do BRT MOVE.
Tarifas e Bilhetagem:
O sistema é de bilhetagem eletrônica pelo Cartão BHBUS, nas diversas modalidades. Para quem não usa o sistema todos do dias pode comprar créditos individuais. Os cartões unitários são vendidos nas estações de integração e de transferência. São três valores: R$ 2,65 / R$ 1,90 ou R$ 0,75, de acordo com o itinerário da viagem.
Custo de construção: R$ 1,06 bilhão
Operadores do Sistema de Transportes de Belo Horizonte (BRT MOVE BH e linhas Convencionais):
– CONSÓRCIO BH LESTE:
Viação Globo Ltda (Empresa Líder)
Rua Maria Auxiliadora, 20, bairro Aarão Reis, BH, MG
Coletivos Boa Vista Ltda
Rua Elisio de Brito, 239, bairro Boa Vista, BH, MG
Sagrada Família Ônibus S/A
Rua Hélio Lazzarotti,570, bairro Caiçara, BH, MG
S&M Transportes S/A
Rodovia BR 262 KM 26, S/NR, bairro Goiânia, BH, MG
Viasul – Transportes Coletivos Ltda
Avenida Amália, 286, bairro Nova Vista, Sabará, MG
Viação Getúlio Vargas Ltda
Rua Fósforo, 200, bairro Taquaril, BH, MG
Viação São Geraldo Ltda
Rua Tebas, 400, bairro Vera Cruz, BH, MG
Viação Progresso Ltda
Rua Medeiros, 65, bairro Primeiro de Maio, BH, MG
Viação Torres Ltda
Rua José Moreira Barbosa, 125, bairro São Marcos, BH, MG
– CONSÓRCIO PAMPULHA:
Milênio Transportes Ltda (Empresa Lider)
Rua Mar Jônico, 15, bairro Serra Verde, BH, MG
Auto Ômnibus Floramar Ltda
Rua Ouricuri, 320, bairro Floramar, BH, MG
Cidade BH Transportes Ltda
Rua Padre Pedro Pinto, 2.871, bairro Venda Nova, BH, MG,
Coletivos Asa Norte Ltda
Rua Rio São Lourenço, 358, bairro Parque Riacho das Pedras – 1ª Seção,Contagem, MG
Plena Transportes e Turismo Ltda
Rua Petrópolis, 450-A, bairro Olhos D’ Água, Ribeirão das Neves, MG
Rodap Operadora de Transportes Ltda
Rua Dr. Pedro Ruela, 816, bairro Leticia, BH, MG
São Dimas Transportes Ltda
Rua Hudson Gouthier, 12, bairro Santa Branca, BH, MG
Turilessa Ltda
Avenida Estrela Dalva, 111, bairro Jardim Riacho, Contagem, MG
Viação Carneirinhos Ltda
Rua Expedicionário Paulo Souza, 570, bairro Itatiaia, BH, MG
Viação Jardins Ltda
Rua Cesário Alvim 610, sala 5, bairro Padre Eustáquio, BH, MG
Viação Sandra Ltda
Avenida Américo Vespúcio, 2885, bairro Caiçara, BH, MG
Praia Auto Ônibus Ltda
Rua Elísio de Brito, 218, bairro Boa Vista, BH.
– CONSÓRCIO DEZ:
Betânia Ônibus Ltda (Empresa Lider)
Rua Ursula Paulino, 1603, bairro Betânia, BH, MG, CEP 30580-000
Auto Ômnibus Nova Suissa Ltda
Rua José Claudio Resende, 371, bairro Estoril, BH, MG
Coletivos São Lucas Ltda
Rua Santos, 1944, bairro Jardim América, BH, MG
TRANSCBEL – Transporte Coletivo Belo Horizonte Ltda
Avenida Levindo Coelho,13, bairro Tirol, BH, MG
VIA BH Coletivos Ltda
Avenida 31 de Março, 209, bairro Dom Bosco, BH, MG
Via Oeste Transportes Ltda
Rua Guia Lobo, 260, bairro Araguaia, BH, MG
Viação Paraense Ltda
Rua Amilcar Cabral, 1106, bairro Araguaia, BH, MG
Viação Santa Edwiges Ltda
Rua Espirito Santo, 655, Bairro Decamão, Betim, MG
Viação Sidon Ltda
Rua Itajai, 450-A, bairro Trevo, Ibirite, MG
Viação Zurick Ltda
Rua Cândido de Souza, 1789, bairro Nova Gameleira, BH, MG
– CONSÓRCIO DOM PEDRO II:
RODOPASS Transporte Coletivo De Passageiros Ltda (Empresa Líder)
Av. Major Delfino de Paula, 2.017, bairro São Francisco, BH, MG
Belo Horizonte Transporte Urbano Ltda
Rua Espirito Santo, 238: sala 213, bairro Centro, BH, MG
Coletur – Coletivos Urbanos Sociedades Ltda
Rua José Alves de Souza, 359, bairro Santa Terezinha, BH, MG
Salvadora Empresa de Transportes Ltda
Avenida Gentil Portugal do Brasil, 469A, Bairro Camargo, BH, MG
São Cristóvão Transportes Ltda
Rua Cláudio Martins,100, bairro Caiçara, BH, MG
Urca Auto Ônibus Ltda
Rua Expedicionário Paulo Souza, 570, bairro Itatiaia, BH, MG
Viação Anchieta Ltda
Avenida 31 de Março, 133, bairro Dom Bosco, BH, MG
Viação Euclásio Ltda
Avenida Itaú, 511, bairro Dom Bosco, BH, MG
Viação Fenix Ltda
Rua Marfim, 33, bairro Novo Glória, BH, MG.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. PROFESSOR PARDAL. disse:

    Só acho que dependendo das linhas Articulado é muito pequeno, devia ser BI ARTICULADO ou SUPER ARTICULADO.

    1. rdish disse:

      Acho q os articulados dão conta do recado. Além do mais, as vias exclusivas do MOVE ficarão um tanto carregadas quando o MOVE Metropolitano começar, pois eles usarão as mesmas vias. Serão, digamos, dois sistemas de BRT em um ligar só.

  2. Tirando a propaganda que parece mais politica gostei do BRT,pois e um exemplo que aqui em SP deveria seguir com plataformas elevadas facilitando as pessoas com deficiencia,mais esta dificil aqui ser assim.

  3. 4 consórcios totalizando 40 empresas que circulam com prefixos 10000, 20000, 30000 ou 40000 lembrando que os dois primeiros números do prefixo do sistema BHTrans indicam apenas o consórcio e não as empresas. É IMPOSSÍVEL apenas pelo prefixo distinguir uma empresa da outra dentro do mesmo consórcio e pior ainda quando se compara um consórcio com outro! Todos os 4 consórcios tem algo em comum: a numeração é uma verdadeira ZONA e isso vem desde os tempos do prefixo de 4 dígitos instituído no distante ano de 1982 pela METROBEL e que NUNCA foi organizado apesar de que cada empresa tem no cadastro da Metrobel o seu original código de registro. A Viação Santa Edwiges por exemplo tem o código de registro sendo o 69xxx porém assim como todas as outras empresas metropolitanas e urbanas NUNCA usou tal código na numeração da frota de 1982 à 2008. Se não me engano foi durante o primeiro ano de mandato do governador Aécio que alguém na secretaria estadual de transportes corrigiu esse erro que NÃO foi seguido pela prefeitura de BH. Por isso é que existem buracos na numeração dos códigos que quando NÃO são de empresas extintas são de empresas da própria cidade de BH que operam só linhas urbanas e NUNCA usaram seus códigos originais de 1982 e sim aqueles números com 4 dígitos entre 0001 e 9999 e que não tinham lógica as sequências pois a numeração não contemplava a distinção de uma empresa em relação à outra porém algumas sequências de frota existiam mas logo eram interrompidas para dar sequência a numeração para outra empresa. A título de curiosidade e para que entendam exemplifico por exemplo os carros 3999 à 4007 poderiam ser da empresa A, O 4008 da empresa Y, do 4009 ao 4017 da empresa X, do 4018 o 4020 da empresa Ç, do 4021 ao 4024 da empresa K e assim por diante, enfim era uma ZONA a numeração que durou de 1982 à 2008 e continuou com os consórcios onde esperava uma organização dentro das séries de 10001 à 19999, 20001 à 20999 e assim por diante. Busólogos mineiros sabem que não é fácil ser busólogo com uma numeração bagunçada dessas que ganha até de São Paulo (que infelizmente separou o número da área dos demais prefixos causando DIFICULDADE NA LEITURA do mesmo pelo usuário pois não se lê prefixo 1 1275 e sim 11275 mas a SPTrans exige essa separação e curiosisamente consultando o cadastramen to da frota de ônibus da cidade de SÃO PAULO em TODOS os prefixos ao digitá-los com o espaço aparecerá VEICULO NÃO CADASTRADO ! Se você consultar 1 1275 ou outro prefixo aparece que ele não existe mas se colocar tudo junto 11275 aparece as informações sobre o mesmo e a PLACA dele e a informação da situação dele. Curioso não? Com o sistema de BH nem dá prá fazer essas consultas importantes simplesmente porquê a BHTrans-torno NÃO DISPONIBILIZA as informações de frota na internet !
    Agora das 40 empresas registradas na BHTrans observo que 06 dessas empresas NÃO TEM SEDE na cidade de BH e sim em cidades da região metropolitana! A não ser que essas empresas deixem os ônibus madrugadores na casa dos motoristas ou mesmo nas empresas que fazem parte de seu consórcio fica difícil acreditar que um ônibus saia de Ibirité, Ribeirão das Neves ou Contagem para ir até BH em seu ponto final de linha e dar início a primeira viagem ao centro de BH!
    Na lista as 6 empresas que NÃO TEM garagens dentro de BH são:
    Viasul – em Sabará
    Coletivos Asa Norte – em Contagem
    Plena Transportes – em Ribeirão das Neves/
    Turilessa – em Contagem
    Santa Edwiges – em Betim
    Viação Sidon – em Ibirité
    O ÚNICO CONSÓRCIO onde todas as 09 empresas associadas TEM garagens dentro de BH é o Consórcio Dom Pedro II !
    Curiosidades da busologia mineira para os amigos busólogos de todo o Brasil!

    1. Eric Breno disse:

      Contesto essa última informação: Das empresas citadas, duas possuem garagens na DIVISA entre BH e outros municípios
      Via Sul – não opera mais no sistema (linhas e carros repassados para a Sagrada Família Ônibus, sua garagem se situava na divisa entre BH e Sabará)
      Coletivos Asa Norte – a empresa possui garagem em BH, no bairro Ermelinda
      Plena Transportes – a empresa possui garagem na divisa entre BH e Ribeirão das Neves.
      Turilessa – a empresa possui garagem em BH, no bairro Santa Tereza
      Santa Edwiges – não opera mais no sistema (a unidade BH foi adquirida pelo grupo Carneirinhos e foi criada uma outra empresa, Independência Auto Ônibus, com sede no local
      Viação Sidon – a empresa possui garagem em BH, no bairro Tirol.

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