Todos os ônibus novos do Rio de Janeiro devem ter ar-condicionado

ar condicionado ônibus Rio de Janeiro

Ônibus no Rio de Janeiro. Decreto do prefeito Eduardo Paes determinada que a partir desta segunda-feira, dia 24 de fevereiro de 2014, todos os ônibus novos incorporados à frota municipal sejam dotados de ar-condicionado. Até 2016, a previsão é de que todos os ônibus tenham este tipo de equipamento.

Ônibus municipais no Rio de Janeiro são obrigados a ter ar condicionado
Decreto assinado nesta segunda pelo prefeito vale para os veículos novos. Até 2016, toda a frota municipal deve ter o equipamento
ADAMO BAZANI – CBN
A partir desta segunda-feira, dia 24 de fevereiro de 2014, todos os ônibus comprados para prestar serviços municiais no Rio de Janeiro são obrigados a ter ar-condicionado.
O prefeito Eduardo Paes assinou o decreto 38.328 publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.
De acordo com nota enviada pela Prefeitura do rio de Janeiro, a colocação dos ônibus com o equipamento não pode acarretar em alteração no valor da tarifa. Até 2016, todos os ônibus municipais devem ter ar-condicionado.
“Na prática, isso significa que todos os novos ônibus comprados para a renovação da frota na cidade a partir de agora serão obrigatoriamente equipados com ar-condicionado, sem acréscimo de tarifa. A medida faz parte das providências estabelecidas pela prefeitura para que todos os ônibus que circulam na cidade do Rio de Janeiro estejam dotados de ar-condicionado até o fim de 2016.” – diz a nota.
O Rio Ônibus, que é o sindicato que representa os quatro consórcios que somam as 43 empresas que operam no sistema de transporte coletivo na cidade do Rio de Janeiro, informou também em nota que hoje dos 8 mil 788 veículos de transporte coletivo da cidade, 1 mil 654 possuem ar-condicionado.
A prefeitura diz que a meta para este ano é que 30% da frota tenham o equipamento de refrigeração do ar. Em 2012, quando foram assinados os contratos com os quatro consórcios em operação, a frota com ar-condicionado era de 17,3%. No ano passado, eram apenas 18,7% de ônibus com ar.
Com o decreto, o prefeito Eduardo Paes acredita que avance mais rapidamente o percentual de veículos com o item.
Em 2015, devem ser 60% dos ônibus com ar-condicionado, chegando a 100% no ano das Olimpíadas de 2016.
Além de ampliar o conforto dos passageiros na cidade, que possui as altas temperaturas como uma das principais características, a medida deve alavancar as vendas deste tipo de equipamento para veículos de transporte coletivo. As empresas fabricantes de ar-condicionado para ônibus encaram com otimismo a iniciativa.
O sindicato Rio Ônibus diz que as empresas de ônibus se preparam para a determinação da prefeitura.
Até o final de março devem chegar 258 veículos dotados com o equipamento. Em dezembro, aproximadamente 1 mil 500 ônibus com ar-condicionado devem ser incorporados à frota da cidade do Rio de Janeiro.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

5 comentários em Todos os ônibus novos do Rio de Janeiro devem ter ar-condicionado

  1. Deveria ser no país todo.

  2. Amigos, bom dia.

    Esses urbanoz, com vidros intriros sao um charme, tem uns da 1001 (acho que Vialles), que sao mais lindos ainda, pois nao tem farda.

    So torco para que o padrao de manutencao dos aparelhos de ar condicionado, com relacao a higienizacao, seja efetuada correta e tecnicamente.

    Att,

    Paulo Gil

  3. kkkkkkkkkkk …. 1.500 ônibus ano 2014 com AR CON DICIONADO e com a mesma pintura vagabunda ao gosto do prefeito da cidade  e que  sendo uma tonalidade cinzenta: os ônibus parecem estar sempre sujos ! kkkkk … Essa é boa mesmo! DUVIDO que entrem 1.500 ônibus O km. com ar condicionado e peço que este jornalista acompanhe as compras empresa por empresa e divulgue em seu blog inclusive as sequencias dos prefixos. Então quer dizer que em 2016 haverão ônibus com ar condicionado em todas as linhas da cidade ? Inclusive nas vilas, favelas, comunidades e estradas poeirentas da periferia ? – DUVIDO !

  4. Marcos: Já tem empresa que comprou ônibus segundo a nova legislação. A pavunense está Sendo a primeira a comprar carros com ar. Comprou uma grande quantidade de Vips III para substituir os Megas OF-1418 micromaster sem ar. E as primeiras unidades já chegaram.

    Aí a foto:
    http://www.onibusbrasil.com/foto/2378725/

  5. RENATA Maria Lopes // 28 de novembro de 2016 às 16:21 // Responder

    Já se passaram dois anos. Aonde estão os ônibus???

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: