Grupo quer trólebus entre Penha e Parque Dom Pedro II
Publicado em: 25 de fevereiro de 2014
Grupo quer trólebus entre Penha e Parque Dom Pedro
Trajeto é pela Celso Garcia e já conta com fiação para os veículos elétricos
ADAMO BAZANI – CBN
Um grupo formado por pessoas que discutem meio ambiente e mobilidade urbana, denominado “Defesa do Trólebus” vai pedir a SPTrans – São Paulo Transporte – uma linha com ônibus elétricos entre o Terminal Penha, na zona Leste de São Paulo, e o Terminal Parque Dom Pedro II, na região central da Capital Paulista.
A ligação já existe pela linha 309E/10, hoje operada com ônibus convencionais a diesel.
Até 2004, o trajeto era feito por trólebus. Mas nesta data, na época da gestão de Marta Suplicy, várias linhas foram extintas.
A fiação foi retirada de boa parte das vias, como nas regiões de Pinheiros e Butantã.
Mas no trajeto da 309E/10, pela Avenida Celso Garcia, a estrutura permanece. Somente o trecho de 100 metros do sentido bairro, entre as ruas Cesário Galero e Antônio de Barros,não conta mais com rede aérea.
Segundo Matheus Lima, um dos integrantes do grupo, a reativação da linha de trólebus teria baixo custo e as características do trajeto são ideais para os ônibus elétricos que já fizeram ligação semelhante.
“O que ajuda na operação dos trólebus nessa linha é o fato do trajeto ser em linha reta e em faixas exclusivas, onde o ônibus elétrico mostra todo seu potencial.” – disse Matheus.
Ele também destaca que a medida traria benefícios ambientais
“Com a expansão do sistema de trólebus, quem tem a ganhar é a população de São Paulo, que sofrerá menos com a poluição, haverá menos gastos com internações por problemas respiratórios, diminuição das chuvas ácidas e a preservação do meio ambiente”.
No ano 2000, antes da desativação de boa parte das linhas de ônibus elétricos, São Paulo teve 474 trólebus.
Hoje são cerca de 200. A frota de veículos de transporte coletivo na cidade é de 15 mil ônibus de diversas configurações.
A petição pode ser assinada pela internet:
https://secure.avaaz.org/po/petition/Para_SPTrans_e_SMT_de_Sao_Paulo_Colocacao_de_veiculos_trolebus_na_linha_390E10/?tVNRieb
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
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Esta iniciativa merece todo o apoio de todos. Parabens ao Defesa do trolebus.
Vamos colaborar com a assinatura da petição, e obrigado Adamo por retratar assuntos de transportes limpos em seu blog.
E os tróleibus que circulavam pela Zona Norte de São Paulo e pela rua Augusta, ficam de fora?
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo
Bom dia Internautas,
Luis bem lembrado!! Os antigos corredores da Zona Norte facilitava muito a vida dos moradores da Região da Casa Verde, Vila Nova Caichoeirinha etc: Eu acho que no caso da Zona Leste em si, esse corredor deveria ter a outros bairros como Itaquera e Itaim Paulista também; não custaria nada se tivesse um teste piloto pra ver se daria certo.
A Martaxa cometeu um erro gravíssimo de tirar os Trolebus que operavam na Avenida João Dias onde passa a linha 5111-10 Term. P. Q. D. Pedro II; jogar os Trolebus da Mafeza; Mega e o Monika que a TB tinha que nem tinham completado a vida útil no Ferro Velho da Av. Guido Caloi; agora os Padron Caio Vitória B58 ai SIM; tudo bem que já estavam só o pó. Suponho que se não tivesse tirado eles, estariam no mesmo patamar dos Metra.
Sou a favor de ônibus híbridos ou a baterias. Agora tróleibus é um retrocesso. Quem mora na região da Vila Carrão/Mooca/Vila Formosa e São Mateus é que sabe o sofrimento. Quando acaba a energia ou quebra a rede, é um transtorno. Todos os dias tem uma ocorrência destas em algum ponto em que operam estes coletivos. O trânsito fica parado por horas com aquela fila de ônibus inoperantes. Tróleibus não dá. Para o trânsito de São Paulo esses ônibus ficaram obsoletos.
Edvaldo, boa noite.
Totalmente de acordo.
Troleibus com alavanca ja era, junto com as catracas.
E so comprar BYD’S e por pra rodar nos grandes centros.
Abcs,
Paulo Gil
Amigos,
Sou do tempo que trolebus rodava em vias com paralelepipedos e as alavancas não soltavam. Usava a linha 43 Alfredo Pujol , que além do calçamento passava sobre os trilhos da estrada de ferro Cantareira em 2 pontos.
O que falta e manutenção e treinamento dos condutores.
abraços
Com o devido respeito pela sua opinião, trólebus nunca será um retrocesso, o grande problema é a falta de manutenção na rede e falta de investimento no sistema. Poderia citar vários países ao redor do mundo que tem seus sistemas funcionando plenamente, mas talvez não seja nem necessário, basta observar o sistema operado pela Metra, que liga o Jabaquara a São Mateus cruzando o ABC. Um sistema não poluente, com baixíssimo ruído e outras vantagens não pode ser jamais considerado um retrocesso, mas tem que haver investimento no sistema bem como manutenção, senão…..
Os Onibus hibridos tem vida muito curta no corredor do Fura Fila o onibus hibrido rodou nela por 1 ano e depois já se aposentou por que ele tinha 4 anos ele dura 4 anos já os trolebus tem vida longa.
Amigos
Mais do que na hora de reclamar a volta dos trolebus. Espero que outros movimentos participem dessa iniciativa. Quanto a linha em foco, cuja rede e substações estão prontas (faltando apenas manutenção) está mais facil do poder municipal atender. A outra linha semi-pronta é a do Terminal Casa Verde/Centro.
Vamos a luta pessoal.
Apoio o retorno dos trolebus, nas regioes da Penha, Pinheiros, Butantã, inclusive apos a construção dos corredores, acredito até na implantação em locais como cidade Tiradentes, e Itaquera, mas não sob a administração da VIP (consorcio Plus), que esta explorando a população com sua novas linhas pessimamente administradas.
A idéia desse conceituado grupo de apaixonados por transportes e verdadeiros busólogos e não bestologos ou bozólogos merece total apoio por parte dos paulistanos porém infelizmente eles continuarao querendo e ficarão na espera de promessas fantasiosas!
Todo mundo sabe dentro da busologia que o secretário de transportes Jilmar Tatto é avesso ao modelo de ônibus que movimenta-se por eletricidade ou bateria e que é favorável à ampliação do número de cooperativas e do aumento de áreas para elas que passarão das atuais 8 para 12 (voces já tiveram acesso aos ” fantásticos” planos para o futuro “transporte relicitado” da cidade de São Paulo ? Pois é, até a pintura branca será alterada e copiará o RIO !!! Os ônibus terão a cor principal sendo o cinza (na verdade PRATA, mas prata não deixa de ser um tipo de cinza, uma cor morta, sem vida e que serve só para carros de passeio de luxo e olhe lá!). As nossas cidades já estão feias demais para abrigarem esse exército de 15 mil ônibus prata!
Quando o atual partido encerrar o seu único mandato (é uma profecia!) podem ter certeza, sentem-se os grupos de busólogos paulistanos frente à frente com o futuro prefeito em janeiro de 2017 (nossa! tá longe!) e COBREM diuturnamente todas essas melhorias que vocês querem e que deveriam ter sido implantadas há 20 anos atrás quando ainda na época da extinta CMTC foi feito um projeto de mais de 30 terminais e corredores e que vários deles até hoje nem saíram do papel. Se no distante ano de 1993 90% daquilo fosse ao longo dos 8 anos de mandato da dupla Maluf & Pitta colocados em prática mesmo HOJE a cidade de São Paulo estaria entre as DEZ CIDADES de melhor transporte coletivo no Brasil e entre as 15 cidades de melhor transporte coletivo nas Américas!
Nunca é tarde demais pra nada basta insistir e fazer as coisas de coração, se todos parar de reclamar e fazer algo tudo pode melhorar custa algo tentar e detalhe trólebus hj tem marcha autônoma ñ tem mais riscos de ficar parado no meio do caminho, detalhe quanto mais lucro as empresas mais investimentos terá, e o trólebus sera a única alternativa para acabar com essa maldita poluição futuramente, e o único problema é q neste brasil ñ existe gente q vale apena são todos ignorantes q só pensam neles,no dinheiro e nos bens matérias, se pensasse um pouco e tivesse raciocínio ñ estaria ruim.
Total apoio ja dei meu voto :)
Faço o trajeto Ferrazópolis – Jabaquara e desde que todo o trajeto foi atendido por trólebus, o tempo aumentou em 15 minutos. Os trólebus são mais lentos, tem dificuldades em curvas, mesmo com a marcha autônoma, a maioria deles não têm esta marcha, os passageiros descem e o tempo demora mais ainda!
Estranho que quando precisaram de apoio de todos para melhorarem a situação do transporte principalmente na área 4 ninguém levantou uma mão,dizendo que a renovação dessas sucatas velhas destes troleibus deveria continuar e por isso não deveria mexer no lixo do CL4,uso todo dia a 342M,e demoro quase 4 horas na ida e na volta e essas porcarias ficam sem energia e fica tudo parado…E ainda querem a 390E com eles,credo!