Santo André deve receber mais 20 ônibus novos e bate recorde de passageiros para janeiro

Publicado em: 14 de fevereiro de 2014

ônibus Santo André

Ônibus urbano em Santo André. Renovação da frota deve continuar e mais 20 veículos novos devem ser colocados no sistema. Apenas 50% dos ônibus de Santo André oferecem acessibilidade aos passageiros com necessidades especiais. Janeiro de 2014 foi o recorde para o mês em relação ao número de passagens registradas na história do sistema: 4,9 milhões. Foto: Adamo Bazani.

Santo André deve receber mais 20 ônibus novos e bate recorde de passageiros em janeiro
Expectativa é de demanda maior com a volta às aulas
ADAMO BAZANI – CBN
A cidade de Santo André, no ABC Paulista, deve receber nos próximos meses mais 20 ônibus novos, de acordo com a SOSP – Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
Além de renovar a frota, o objetivo é aumentar a quantidade de ônibus com acessibilidade. Somente 50% dos veículos de transporte público da cidade de Santo André possuem equipamentos como elevadores ou rampas na configuração de piso baixo para facilitar o acesso de portadores de deficiências físicas ou limitações de movimentos.
No ano passado, foram colocados em circulação 76 ônibus zero quilômetro com acessibilidade, sendo 75 pela Viação Guaianazes (50 convencionais e 25 micrões) e um micrão pela Viação Vaz, que só opera com ônibus nesta configuração sem o emprego de cobrador.
A SOSP ainda prevê painéis eletrônicos nos terminais com informações como a nomenclatura das linhas e previsão do tempo de chegada dos veículos. Estas informações são possíveis devido ao sistema de localização GPS instalado na frota do município.
A secretaria também estuda, em parceria com a empresa BusTV, a instalação de sistema de internet grátis Wi-Fi nos ônibus municipais de Santo André.
Os anúncios são feitos num momento em que Santo André vê o número de passageiros do sistema crescer.
Dados da Secretaria de Obras e Serviços Públicos mostram que neste ano a cidade bateu o recorde histórico dos meses de janeiro em relação às pessoas transportadas: foram 4,9 milhões de passagens registradas nas catracas dos ônibus. O recorde de janeiro era de 4,5 milhões.
A implantação do Bilhete Único Municipal, que permite o uso de três linhas de ônibus num mesmo sentido de viagem por até uma hora e meia, adotado em junho do ano passado, e a implantação de faixas exclusivas são alguns dos fatores apontados pela secretaria que podem justificar o aumento da demanda.
Eixos como da Rua Coronel Alfredo Fláquer (Av. Perimetral), da Rua Artur de Queiroz, rua General Glicério, Avenida Dom Pedro I e Rua Carijós já contam com espaços à direita, semelhantes aos implantados pela gestão Fernando Haddad, na Capital Paulista.
A expectativa da SOSP é que a demanda de passageiros continue crescendo e seja maior já em fevereiro por causa do retorno às aulas.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

  1. Luís Marcello Gallo disse:

    Que linhas são operadas pela Viação Vaz?

    1. I 03 – I 06 – B 47 – B 51 e B 63

  2. A ETURSA colocou 9 novos ônibus em circulação recentemente. São os Marcopolo Torino com motorização Scania F250, prefixo 04 474 a 04 482. Estão todos alocados no I-05.

    Esses 20 novos ônibus estariam dentro desta mesma contagem? Sabe-se em qual empresa eles operarão?

    1. Os carros da I 05 não estão nesta contagem. A SOSP não adiantou a empresa, mas acreditamos que seja a Vaz.

      1. Entendi. Obrigado, Adamo.

  3. Sergio Santo André disse:

    Adamo, então não vem nada para o Expresso Guarará, principalmente articulados em substituição aos Torinos (que já passaram da hora de troca) ????

    1. Pode vir, não sei se nesse lolte de 20 carros que DEVEM (atenção – DEVEM) ser da Vaz.
      A SOSP não deixou claro

  4. Sergio Santo André disse:

    Valeu Adamo !!

Deixe uma resposta