Tatto também admite atraso na licitação dos transportes de São Paulo
Publicado em: 12 de fevereiro de 2014
Tatto admite atraso na licitação do sistema de transportes da Capital Paulista
Prefeito Fernando Haddad já havia sinalizado para a possibilidade de concorrência pública não ser realizada neste ano
ADAMO BAZANI – CBN
O secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, admitiu que a licitação do sistema de ônibus da cidade não deve ser realizada neste ano.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, também já tinha sinalizado a possibilidade de a concorrência pública só ocorrer em 2015.
Segundo Jilmar Tatto, a empresa que vai realizar auditoria nos custos do sistema da capital paulista e no processo de licitação ainda não foi contratada.
Após a contratação, a companhia vai ter seis meses para dar um parecer sobre a tarifa da cidade de São Paulo.
“Não dá para fazer a licitação do jeito que está”, afirmou Tatto, segundo a Agência Estado.
A fala do secretário de transportes é bastante contraditória em comparação ao discurso adotado no ano passado por Tatto, que chegou, em audiência pública, a apresentar um modelo de licitação.
Assim como ocorreu em 2003, quando foi concluída a disputa cujos contratos venceram no ano passado e foram prorrogados, o sistema fica dividido em dois: concessão do subssistema estrutural, relativo às empresas de ônibus, e permissão do subssisistema local, referente às cooperativas de transporte.
Os serviços das empresas de ônibus seriam controlados apenas por três SPEs – Sociedades de Propósito Específico. Cada SPE poderia ter várias companhias de ônibus associadas. Na época, a crítica ao modelo foi em relação à possibilidade de concentração ainda maior dos serviços, hoje predominantemente operado pelo grupo de José Ruas Vaz, Belarmino de Ascenção Marta e a família Saraiva.
Já com as cooperativas ocorreria o oposto. Dos atuais oito lotes, o número poderia passar para onze ou treze, de acordo com a quantidade de garagens.
O modelo foi classificado como estratégia política. Apesar do número de cooperados diminuir num primeiro momento, a maior quantidade de lotes poderia render retorno até mesmo em eleições futuras na cidade e estado. Parte da base eleitoral da família Tatto e do PT – Partido dos Trabalhadores é constituída por representantes de cooperativas de “lotações” de São Paulo.
A suspensão da licitação dos dois sistemas que deveria ocorrer no ano passado também é vista como uma ação política e não técnica. Isso porque a Prefeitura de São Paulo só desistiu de fazer a licitação e fazer o estudo sobre as tarifas após a série de manifestações de junho de 2013.
Agora, após a decisão, a prefeitura adotou uma postura mais técnica.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
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Adamo, tem uma empresa chamada Expresso Leste, rodando na zona leste que claramento e a Itaquera Brasil com outro nome fantasia, ontem haviam 3 ônibus desta empresa quebrados em plena avenida Aricanduva, não acredito que mais uma vez esta empresa sem vergonha vai continuar a prestar um de-serviço a zona leste, cade a CPI do transporte para evitar esta maracutaia, quem será que esta recebendo para manter este lixo rodando na zona leste?.
Não seria a Expess desta matéria?
http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2014/01/22/area-leste-4-nova-empresa-com-os-mesmos-diretores-da-descredenciada-itaquera-brasil/
Adamo, sim ela mesmo, fico imaginando o rabo preso que alguêm muito importante tem com esta gente, para mantelas insistentemente no transporte publico de SP/SP, não tem outra desculpa, ingenuidade não pode declarar, depois de tudo que já aconteceu e se provou contra eles, isto e caso de policia federal, esta e a minha opinião.
Amigos, boa noite.
Licitacao em Sampa so bem depois das eleicoes e olha la.
PREVISIVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
Att,
Paulo Gil
Como vai funcionar a fiscalização dos motorista registrados,e como vão arcar com os custos os cooperados
Amigos, boa noite.
Dizem que em Sampa tera num futuro incerto, 3 empesas SPE.
O nome das 3 viacoes sera.
Viacao RUBESA
Viacao BERUSA
Viacao SABERU
Matem a charada, e facinho.
Att,
Paulo Gil
EU SINTO VERGONHA DOS TRANSPORTES PÚBLICOS DA CIDADE DE SÃO PAULO-SP E DA REGIÃO METROPOLITANA! SE EXISTISSEM MAIS EXPRESSOS TIRADENTES NESSA CIDADE DE SÃO PAULO-SP EU NEM ESTARIA NESSE BLOG AGORA…ACHAM Q É SÓ PRO ÔNIBUS NOVINHOS NAS RUAS, COISAS Q JÁ ESTÃO PREVISTAS EM CONTRATO, DESDE OS DIAS DA MERTA SUPLICY, E RESOLVEM TUDO…TENHO DÓ DE QUEM ACREDITA NISSO AINDA! FALTA DE PLANEJAMENTO E DE PERSPECTIVA…E O KASSAB É CULPADÍSSIMO DISSO TMB…DEIXOU A LICITAÇÃO DAS COOPERATIVAS PRA ATUAL GESTÃO…HJ TEMOS LINHAS DE DEMANDA EXTREMAMENTE LUCRATIVAS NAS MÃO DE COOPERATIVAS…AQUI MESMO NA AREA 2 É ASSIM…NA ZONA NORTE…LINHAS 172P/10, 172R/10 E 172Y/10…SEGUNDO DISSERAM, DESDE ABRIL DE 2013, ERAM PRA SER OPERADAS PELA SAMBAÍBA…EM TROCA A COOPERATIVA TRANSCOOPER RECEBERIA LINHAS LOCAIS Q HJ SÃO OPERADAS PELA SAMBAÍBA…O Q SERIA O CERTO…MAS…VEIO ESSA MERDA DESSA CPI ARRANJADA PELOS AMIGUINHOS DO HADDAD, E DO KASSAB, (E P Q NÃO…?) PRA INGLÊS RIR E NORTE AMERICANO VER E ACHAR BONITINHO…E FOI TUDO A MERDA…ATÉ QUANDO MEU DEUS SEREMOS SACANEADOS PELA PREFEITURA? E ESSA AREA 4? DE ONDE VEM ESSA TAL DE “EXPRESS” OU “EXPRESSO”? SÓ NÃO PERCEBEU QUEM NÃO QUIS…