ANTT quer reter clandestinos por no mínimo 72 horas

ônibus

Ônibus clandestino. ANTT quer que veículos fiquem mais tempo apreendidos e impedir o deslocamento de ônibus de linhas regulares para atenderem os passageiros de clandestinos em caso de retenção dos veículos. Foto: iBahia

ANTT quer reter ônibus clandestinos por no mínimo 72 horas
Hoje, alguns veículos podem voltar para a estrada no mesmo dia
ADAMO BAZANI – CBN
Hoje o transporte interestadual clandestino de passageiros é um dos grandes problemas para empresas de ônibus, para a segurança nas estradas e também para a economia do setor, de acordo com a ANTT – Agência Nacional dos Transportes Terrestres.
Mas a própria agência admite que a fiscalização poderia ser mais rígida e as penalidades maiores.
Para amenizar um pouco a situação, a ANTT propôs uma resolução que dá autonomia para a agência e policiais rodoviárias reter os ônibus clandestinos por, no mínimo, 72 horas.
Hoje não há prazo mínimo para os veículos ficarem retidos. Em vários casos, após o pagamento de multa, que é de R$ 5,3 mil, o ônibus é liberado poucas horas depois da apreensão.
Quando o ônibus é parado, os passageiros são transferidos para veículos de empresas legalizadas.
Os custos das passagens são assumidos pelos responsáveis dos ônibus clandestinos.
A ANTT também quer mudar as regras deste transbordo.
Hoje as empresas regulares são obrigadas a transportar os passageiros dos clandestinos do ponto da apreensão até o destino do ônibus que foi retido.
Mas nem sempre as empresas têm este mesmo destino, sendo obrigadas a remanejar os veículos das linhas regulares.
Pela proposta, os passageiros seriam levados pelos clandestinos, com escolta, a uma rodoviária ou terminal e destes locais seguirem até o destino.
A agência espera que em 60 dias a resolução seja aprovada.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

8 comentários em ANTT quer reter clandestinos por no mínimo 72 horas

  1. williames e elizabeth // 17 de Janeiro de 2014 às 14:27 // Responder

    Olha todas as emprezas de onibus, de onibus interestadual SO CLANDESTINAS, A FALTA DE MORAL DA A.N.T.T, TO, Grande que suspendeu a licitao, todos os veiculos rodoviarios com documentaoes em ordem, seus impostos pagos, Motoristas devidamentes hablitados, tem condioes de trafegar, hora dou graas a Deus que minha funo no essa, pois os L A D R O E S, do nosso pais assinam isso porque entra dinheiro de emprezarios, que ficaro ricos Sonegando impostos, carros com duplas Documentaes, em quanto os que vcs falo clandestinos, sofrem para rodar em Ordem, olha permita Deus que se um dia tiver que voltar as estradas e um rodoviario Federal de Vitoria Da Conquista ba, Montes Claros MG, me param, ns vamos a delegacia de policia,ou chamamos at reportagens, os mesmos so inrresponsalvel, sem moral, para fazer qualquer apreeno, as mulheres(policiais femeninas ) so piores

    Date: Fri, 17 Jan 2014 14:02:01 +0000 To: williames_nunes@hotmail.com

  2. E os ônibus rodoviários das empresas regulares na ANTT e que tem aparência externa e interna pior do que os ônibus piratas como é que fica dona ANTT-transtorno ?
    Entendo que o transporte rodoviária deveria AMPLIAR o número de empresas regularizando os serviços das empresas piratas que estão nesta condição por absoluta culpa do governo federal desde os tempos do tucanato ou seja desde 1995 quando o ninho tucano ganhou a presidência pela primeira vez na chamada era de 8 anos do governo FHC ! Outros 12 anos se passaram e agora sob os comando dos “trabalhadores” do poder e nem uma licitação DECENTE, LIMPA e JUSTA se fez!!!
    O serviço de transporte rodoviário atualmente com 252 empresas e 13.500 ônibus cadastrados pelos malignos planos da ANTT-transtorno tem que ser racionalizados reduzindo-se a frota para 8.181 ônibus e a DIVISÃO DO BRASIL em apenas 16 áreas e 54 lotes sendo que apenas UMA empresa pode ganhar em cada lote. Logo seriam 54 empresas no lugar das atuais 252 registradas na ANTT e isso sem contar com cerca de 100 empresas rodoviárias que aguardam a entrada no setor interestadual e esperavam há longos pacientes uma justa licitação (que por enquanto está cancelada pela justiça paulista!) Porém tem muito mais irregularidades nas regras e exigências desta licitação que se fossem analisadas uma a uma pela Justiça iriam mostrar as verdadeiras intenções do governo do partido da estrela que estão bem claras:
    REDUZIR A FROTA DE ÔNIBUS NAS RODOVIAS FEDERAIS DO BRASIL
    CORTAR NÚMERO DE LINHAS E FROTA NAS ESTRADAS
    ELIMINAR PELO MENOS 198 DAS ATUAIS 252 EMPRESAS (isso sem contar que 100 e poucas empresas que NUNCA tiveram linhas ANTT estavam desejosas de concorrer no filão de linhas interestaduais !)
    LICITAÇÃO ? Vamos deixar para o governo da próxima presidentA do Brasil fazer isso a partir de janeiro de 2015 e de uma forma mais justa e transparente e muito bem discutida com a sociedade ou então deixar para o cumpanhero LULA fazer a licitação caso ele seja convocado na última hora pelo partido da estrela para disputar a presidência do País !!!

  3. Por não apreender veículos clandestinos ???

  4. Amigos, boa noite.

    Que moleza !

    Melhor mudar de nome.

    AMTT

    Agencia Mae de Transporte Terrestre.

    E impressao minha, ou no Brasil quem faz as coisas ilegais, tem mais mordomia do que quem trabalha na legalidade.

    Ou nao existe ninguem que consiga trabalhar na legalidade.

    Temos um zilhao de leis, mas no Brasil, so duas de fato e de direito valem:

    A LEI DE GERSOM E A LEI DE MURPHY.

    Tem buzao generico, paga a multa pizza, a empresa devidamente legalizads e que tem que servir uma rota que nrm e sua.

    Rezo para que um disco. Voador me leve desse CIRCO HOSPICIO CHAMADO BRASILLLLLLL.

    Att,

    Paulo Gil

  5. José Carlos G. Soares // 17 de Janeiro de 2014 às 23:40 // Responder

    Perante a constituição brasileira, quase cem por cento das linhas interestaduais de ônibus, operam irregularmente. Até empresas “legalizadas”, operam em roteiros não autorizados pela ANTT, sem serem incomodadas.

  6. poderia fazer uma cooperativa

  7. Não sei porque proibir o transporte clandestino quando podemos fazer que essas empresas sejam regulares como : mais segurança no transporte,mais comforto, sair de um respectivo ponto inicial a seu respectivo ponto final.

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