Haddad descarta aumento de tarifas de ônibus em 2014 e disse acreditar em tarifa-zero

ônibus

Ônibus em São Paulo. Prefeito Fernando Haddad diz que é difícil incentivar o transporte público porque isso incomoda quem está acostumado a se deslocar de carro. Haddad também declarou que acredita ser possível que haja tarifa-zero e descartou aumento do valor da passagem municipal neste ano. Foto: Adamo Bazani

Haddad diz que priorizar transporte coletivo é difícil porque incomoda quem anda de carro
Em entrevista ao El Pais/Brasil, prefeito admitiu que não houve aumento no número de passageiros de ônibus, o que para ele é um ganho já que não foi registrada queda significativa. Haddad disse que tecnicamente é possível tarifa zero e que não planeja reajuste do valor das passagens em 2014
ADAMO BAZANI – CBN
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, disse que o maior desafio para priorizar o transporte público não se refere a questões técnicas, como encontrar soluções no espaço urbano, como criação de corredores ou faixas exclusivas para ônibus.
Para ele o maior entrave é a questão cultural.
Em entrevista ao jornal El Pais, versão Brasil, o prefeito de São Paulo disse que a prioridade ao transporte público incomoda quem está acostumado a andar somente de transporte individual.
“A questão da mobilidade é clássica no mundo inteiro. Todo mundo sabe que deve priorizar o transporte público, mas tomar a decisão de priorizá-lo é difícil porque incomoda aqueles que estão comodamente utilizando o transporte individual.”
Ele admitiu se não fossem as manifestações de junho, o ritmo de implantação de faixas exclusivas para ônibus, considerada um dos destaques da administração, seria bem menor.
“Já tínhamos anunciado na campanha que faríamos, mas impulsionados pelas manifestações de junho, fizemos em seis meses o que faríamos em quatro anos [com o aumento das faixas exclusivas de ônibus], o que resultou em um incremento na velocidade do ônibus, superior a verificada em Nova York e Paris, que tomaram a mesma decisão.”
Quando ao fato de as faixas não terem aumentado significativamente o número de passageiros usando o transporte público, indicando que as pessoas que se deslocam de carro não deixaram os meios individuais de transporte, Haddad minimizou e disse que ao menos não houve queda expressiva na quantidade de pessoas que usam ônibus.
“Mas deixou de cair (o número de passageiros). Vinha caindo consideravelmente. Essa mudança não se faz em meses”.
Haddad também afirmou que o fato de as faixas de ônibus serem aprovadas por mais de 90% da população não significa necessariamente que as pessoas iriam aprovar seu governo, que teve números semelhantes a prefeitos como Gilberto Kassab e Celso Pitta, de uma maneira geral, mal avaliados pela população.
“O apoio à medida [implementação das faixas] foi medido por dois institutos de pesquisa, e está na casa dos 90%. Uma coisa é aprovar a medida, outra coisa é aprovar o político. Estamos num ano muito atípico do ponto de vista de aprovação aos governantes, de maneira geral. A aprovação da nossa reforma educacional é na casa dos 90%. De mobilidade, 90%. Se perguntarem sobre as medidas para combate à corrupção, certamente vai ser de 100%. E isso tudo pode não se refletir em apoio político”.
Haddad também declarou que só com perseverança é possível enfrentar o problema de mobilidade em São Paulo, que segundo ele, é arraigado, e convencer as pessoas a deixarem o carro em casa.
“É a perseverança. O trânsito em São Paulo piorou menos em 2013 do que em 2012, quando não se investiu um centavo em transporte público. O trânsito aumentou 11% de 2011 para 2012, sem uma faixa, sem um corredor. E de 2012 para 2013, 7%. Óbvio que é uma mudança de cultura, talvez geracional. No meu tempo, o presente de quem entrava na faculdade era um carro. Outro dia, meu filho me disse que pensava em se desfazer do carro, em função dos custos associados. Paga-se muito mais de seguro de carro em São Paulo do que de IPTU.”
TARIFA ZERO:
Haddad disse que é possível aumentar subsídios aos transportes coletivos para que se chegue à tarifa zero. Para ele, no entanto, o fato é difícil num primeiro momento e seria necessário encontrar fontes de financiamento.
“El País: É possível ter tarifa zero no transporte público?
Fenando Haddad: Vamos fazer uma pergunta diferente: é possível aumentar o subsídio à tarifa até o ponto de chegar a 100%? A minha opinião é que sim, se tiver uma fonte de financiamento.
EP: Que seria…
FH: A municipalização da CIDE. Se os prefeitos forem autorizados a tributar a gasolina para subsidiar a tarifa, você poderia avançar no subsídio e diminuir o preço da tarifa no bolso do trabalhador.
EP: Vai ter aumento de ônibus em 2014?
FH: Não está planejado.
EP: Isso é não?
FH: Isso é não.
Haddad também falou sobre aumento do IPTU, combate à corrupção e os problemas de educação e saúde da cidade.
A entrevista na íntegra você pode conferir em:
http://brasil.elpais.com/brasil/2014/01/03/politica/1388787506_411833.html
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

22 comentários em Haddad descarta aumento de tarifas de ônibus em 2014 e disse acreditar em tarifa-zero

  1. PROFESSOR PARDAL. // 6 de Janeiro de 2014 às 20:56 // Responder

    Se houver tarifa zero na cidade de São Paulo, garanto a vocês, vou dançar KAN, KAN em um ônibus da E A O S A e vestido de dançarina de Kan, Kan.

    Abraços a todos.

    • Professor Pardal, bom dia.

      Cuidado, voce esta se arriscando muito, por 2 motivos:

      1) Tarifa zero e uma isca populista para angariar votacao, que a grande maioria vai morder ;

      2) Esse teto ou assoalho nao sao confiaveis.

      Abcs,

      Paulo Gil

      • PROFESSOR PARDAL. // 7 de Janeiro de 2014 às 12:20 //

        kkkkkkkkk o pior que você está certo, mas é mais fácil chover OURO e prata do que rolar a tarifa zero, por isso que estou tranquilo, rs abraços amigo Paulo Gil.

      • TARIFA ZERO??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! essa foi muito boa sr. Haddad! kkkkkkkkkk!!!!!! PURA DEMAGOGIA, “ZÉ POVINHO” E MANOBRA ELEITOREIRA…NOS POUPE! E TEM QUEM ACREDITA NISSO INFELIZMENTE…NÃO DUVIDO NADA SE EM 2016 A QUADRILHA DO SERRA E DO KASSAB Q DETESTAM POBRES E ADORAM CORTAR CUSTOS, MAIS ATÉ Q O PT, E ROUBAM PACAS…ESTEJA DE VOLTA NO PODER MUNICIPAL…EU NÃO CURTO JOGATINA MAS APOSTARIA NISSO…ACORDA POVÃO BURRO, ALIENADO, “OSTENSÓRIO” E TAPADO! ABRAÇOS!

      • EU ESCREVI Q O SERRA E O KASSAB ADORAM CORTAR CUSTOS…MAS NO Q SE REFERE AS OBRAS PARA O POVO…BENFEITORIAS EM GERAL, LINHAS E ATENDIMENTOS DE LINHAS DE ÔNIBUS, FROTAS NAS LINHAS, FUNCIONÁRIOS NOS TERMINAIS…TANTO SPTrans COMO TERCEIRIZADOS IMPRESCINDIVEIS COMO OS DA SOCICAM E DA LIMPEZA E VIGILÂNCIA, BEM COMO DAS BILHETERIAS…E POR FALAR NISSO, ESTPÁ CADA VEZ MAIS F…CARREGAR O BILHETE UNICO – MODALIDADE COMUM- TRADICIONAL A DINHEIRO, NO JAÇANÃ , AREA 2 , ZONA NORTE DA CIDADE DE SÃO PAULO-SP…P Q NÃO SE MONTAM POSTOS DE RECARGAS A DINHEIRO NAS SUBPREFEITURAS ? A DO JAÇANÃ/TREMEMBÉ TEM ISSO, MAS PRA TARTAR DE ASSUNTOS DE BILHETES DE IDOSOS E DEFICIENTES…E UM MONTÃO DE GENTE OCIOSA SEM FAZER NADA…MONTA-SE O POSTO, COLOCAM-SE OS GCMs PRA TOMAR CONTA E EVITAR ASSALTOS E A PM PASSARIA LÁ COMO SEMPRE FAZ PRA FAZER A RONDA DE COSTUME E VER SE VAI TUDO BEM…SIMPLES ASSIM…AQUI DEENDEMOS MUITO DAS LOTÉRICAS PRA ISSO! É MUITO CHATO POIS COM OS PREMIOS DAS LOERIAS ACUMULANDO E AUMENTANDO, E AS OUTRAS ATIVIDADES DOS LOTÉRICOS, FICA MUITO COMPLICADO E SÃO FILAS HOMÉRICAS…E OS COMERCIANTES Q ANTES TINHAM AS MAQUININHAS PRA RECARGAS DE BILHETES UNICOS A DINHEIRO…ALEGAM Q A SPTrans NÃO LHES PAGA COMO DEVERIA…E DEMORA PRA REMUNERA-LOS…ASSIM NÃO DÁ! SÓ NO TUCURUVI OU NA VILA MEDEIROS, AINDA SE VEEM COMERCIANTES CARREGANDO BILHETES UNICOS A DINHEIRO…ACORDA PRA ESSA REALIDADE PREFEITO HADDAD E CONSERTE ESSAS MERDAS Q O VOSSO ANTECESSOR Q GRAÇAS A DEUS ! JÁ SE FOI E BEM TARDE POR SINAL… DEIXOU!

  2. É pura demagogia falar em tarifa zero … só no ano passado foi cerca de 1 bilhão em subsídio, com a tarifa de R$ 3,00, quem vai bancar a tarifa zero ???

    • Ryun, bom dia.

      Essa pergunta eu respondo.

      Quem ira bancar a tarifa zero, seremos nos os contribuintes.

      Alguem tem duvida ?

      So nos resta mudar de municipio.

      Att,

      Paulo Gil

  3. Amigos, boa noite.

    Lamentavel nao aumentar a tarifa em 2014, e os 8% de aumento que o diesel teve , quem vai pagar?

    Por que aumentou e quer aumentar muito mais o IPTU ?

    As faixas exclusivas nunca foram anunciadas, saiu porque nao tem caixa pra fazer corredor.

    Nem com perseveranca e nem com reza brava ninguem migrara para o buzao, pois este e operadode forma arcaica e as carrocerias nao oferecem conforto,onde ja se viu corredor com aproximadamente 56cm de largura util.

    Sem contar que sao imundos internamente e serao eternamente.

    Agora querem alavancar o aumento do IPTU, fazendo comparacao sem nexo, com o seguro de carro.

    Pagamos IPTU e andamos em ruas esburacadas, temos nosso carro roubado e quem paga

    A PMSP ?

    O Estado ?

    Nao a seguradora paga e direitinho,sem burrocracia.

    Tem um calombonaavenida queirozfilhoha anos, euja mandei mais de uma solicitacao no sac da PMSP e ate hoje ninguem arrumou, porquea PMSP naofaz igualas seguradoras,trabalhe direito.

    Lamentavel,faca-me o favor, com essas ideias ainda quer apoio, semchance.

    Quemsabequandoapresentar ideias modernase sair fora dessa lenga lenga de subsidios algo pode clarear.

    Nessa tuada tamo frito.

    Att,

    Paulo Gil

  4. FORA EMPRESAS DE MENTIRINHAS LEBLON NA AREA 4 DE SP JÁ // 7 de Janeiro de 2014 às 02:01 // Responder
    • FORA O CONSÓRCIO PLUS E ETC. … DO SR. RUAS, Q ESTÁ OPERANDO A AREA 4 EM REGIME “EMERGENCIAL” E A AMBIENTAL Q É MAIS TROLEIBUS…DE ONDE VEIO ESSA TAL DE “EXPRESSO TRANSPORTES” ? ALGUÉM PODE NOS RESPONDER? E AÍ? NÃO SERÁ MAIS UMA MALDITA “COOPERPCC” DISFARÇADA?

  5. Rolland T. Flackphayser // 7 de Janeiro de 2014 às 03:08 // Responder

    Populistas deveriam ser degregados para uma ilha deserta para se matarem. São tão daninhos e lascivos para a civilização que deveriam ser abortados.

    NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS, nem aqui, nem em Cuba. Esses custos pelo não aumento da passagens têm que sair de algum lugar. Se não vier dos passageiros, têm que vir da Prefeitura através de subsídios PAGOS COM NOSSOS IMPOSTOS! E se mais da nossa verba vai para os bilionários donos de garagens, menos vão para saúde, educação e conservação do patrimônio público. E é por conta da última manobra da PTralhada durante as manifestações provocadas por eles mesmos através do sua “ong” de aluguel, o Movimento Passe Livre, que o mesmo quase conseguiu escorchar o contribuinte paulistano com um IPTU absurdo e injusto que teria toda a chance de ser aprovado pela bancada contratada do PTralha no STF se não fosse Joaquim Barbosa. Por isso que essa tralha PTralhista deveria ser banida do país antes que acabem com ele.

    • POPULISMO É UMA MERDA EXTREMAMENTE NOCIVA MESMO! TÓXICA E DESGRAÇADA PRA KCT!! MAS É PENA Q AS PESSOAS ESQUECEM QUEM ESTAGNOU SÃO PAULO-SP, DO PONTO DE VISTA DOS TRANSPORTES PÚBLICOS SOB RESPONSABILIDADE DA SPTrans…FORAM SERRA E KASSAB! ME DIGAM, (SEM FALAR DE “EXPRESSO TIRADENTES”, O QUAL ALIÁS DEVERIA MUDAR DE NOME E SE CHAMAR APENAS DE “EXPRESSO CENTRO / VILA PRUDENTE / SACOMÔ POIS DE CIDADE TIRADENTES NADA TEM…E FOI ACABADO COM O DINHEIRO DO GOVERNO FEDERAL, DO LULA, NA ÉPOCA, E DA PREFEITURA, POIS O TAL DE “PICOLÉ DE CHU-CHÚ” DO ALCKMIN, POUCO DINHEIRO DEU DE VERDADE…MESMO COM METRÔ, CPTM E EMTU-SP INTEGRANDO O EXPRESSO…É MONOTRILHO E OLHE LÁ…SE É Q O MONOTRILHO VAI MESMO CHEGAR ATÉ LÁ…PREFERIA Q FOSE CORREDOR BRT, COMO É ATÉ A VILA PRUDENTE E SACOMÃ…MAS SABEM COMO É NÉ…NOSSA VONTADE DE POVO INTELIGENTE E SENSATO E UM GALO CANTANDO NO INTERIOR ESQUECIDO DO CAMBOJA OU DO VIETNÃ…É A MESMA COISA PROS TECNOCRATAS E POLITIQUEIROS DO BRASIL…SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ! ) ENTÃO ME DIGAM…QUANTOS CORREDORES DE ÔNIBUS BRTs OU NÃO O SR. KASSAB E O SR. SERRA FIZERAM ENQUANTO ESTIVERAM NA PREFEITURA DE SÃO PAULO-SP? N E N H U M !! SÓ MEXERAM NO Q A MARTA ERROU…PRA FERRAR COM O PT E COM ELA…SÓ ISSO…PURA POLITICAGEM MESMO…! ATÉ QUANDO O POVO VAI VIVER DE ILUSÃO? DE ALIENAÇÃO? DE BURRICE E DE FALTA DE INFORMAÇÃO? POPULISMO MALDITO DOS INFERNOS!! PORISSO Q O BRASIL É MOTIVO DE CAHCOTA DE TODOS OS POVOS DA TERRA MESMO! E A COPA DO MUNDO SERÁ ABERTA EM ITAQUERA, ZONA LESTE DE SÃO PAULO-SP, AREA 4, NA NOVISSIMA E POLÊMICA ARENA DO MEU QUERIDO CORINTHIANS…E QUANTOS KM DE CORREDORES DE ÔNIBUS FORAM CONSTRUÍDOS NA RADIAL LESTE E CELSO GARCIA E “CONTINAUAÇÕES”, MAIS PRA AREA 3, VIZINHA, FORAM CONSTRUÍDOS PELA GESTÃO ANTERIOR? Q TEVE MAIS TEMPO E PREPARO PRA ISSO? Q TINHA O TCM “NAS MÃOS”? NENHUM!! ACORDA POVO BURRO E TAPADO! O HADDAD TÁ FAZENDO BESTEIRAS…É #FATO! MUITAS MESMO! MAS MUITAS DESSAS BOBAGENS TEM RAÍZES PROFUNDAS NA GESTÃO DE SUA COMPANHEIRA MARTA E ANTES ATÉ DA MARTA…DE ERUDINA, MALUF E PITTA…E DESSA DUPLINHA DE SACANAS…SERRA E KASSAB! ACORDA POVÃO TROUXA! POVÃO DE “NOVELINHA DAS 09”, DE “DATENA E MARCELO RESENDE” ACORDEM PRA VIDA E DEIXEM O CONHECIMENTO E ALUZ DA CIENCIA ENTRAREM E PAREM DE FAZER E FALAR BESTEIRAS!!

  6. Paulo Gil, não aumenta a passagem dos ônibus e as empresas já estão fazendo retaliações, como a linha nova 4311-10 São Mateus X Pq. Dom Pedro, que em dezembro de 2013 saia ônibus de 7 em 7 minutos e hoje aumentou os intervalos para 20 minutos, e a Sptrans como sempre omissa.

    • PROFESSOR PARDAL. // 7 de Janeiro de 2014 às 12:24 // Responder

      Ihh amigo Pedro esta questão de diminuição e aumento de intervalos, são coisas que vem do planejamento, eles decidem se a frequência está boa ou não, mas o BOA OU NÃO é DENTRO DA VISÃO DELES infelizmente.

      Espero que isso um dia mude.

      • Pedro, boa tarde.

        Conforme nosso amigo Rolland falou no comentario acima, ” nao existe almoco gratis”.

        Portanto o resultado so pode ser a retirada dos buzoes, afinal, quando chega a fatura do diesel, ela vem acrescida dos 8% de aumento, entao para pagar, so assim mesmo.

        Enquanto o buzao for “gerido”, com a tecnica do coberto curto ( cobre o pe descobre a cabeca, cobre a cabeca descobre o pe, o resultado sera sempre o mesmo – passar frio.

        Abcs,

        Paulo Gil

  7. FORA EMPRESAS DE MENTIRINHAS LEBLON NA AREA 4 DE SP JÁ // 7 de Janeiro de 2014 às 18:11 // Responder

    eu estou vendo muitos comentarios que muita gente aqui são puxa saco destes politicos corruPTos, mensaleiros, envolvido nos carteis do Metrô e CPTM que causou bastante o aumento da tarifa do Metrô e trem e atrasava obras e num dia não sabe quem é o Paulo Preto e nunca ouviu falar e no outro dia já estava defendendo o Paulo Preto por isso que em 2014 vou anular o meu voto e dar banana para estes politicos corruPTos PT e PSDB merece uma bela de uma banana.

    • EU VOTO NULO DESDE Q MARTA SUPLICY NOS DECEPCIONOU MUITO! CRIOU 100 COISAS BOAS E FEZ 1.000 RUINS…DE Q ADIANTA? NO TRANSPORTE PUBLICO ELA PERMITIU Q LINHAS Q SAEM DO FUNDÃO DA PERIFERIA PAULISTANA VIESSE ATÉ A REGIÃO CENTRAL DA CIDADE E BAIRROS COMO VILA MADALENA, TATUAPÉ, BELÉM, MOEMA, IBIRAPUERA…E TERMINAIS CENTRAIS…MUITAS OPERADAS DURANTE MUITO TEMPO COM MICRO-ÔNIBUS, MESMO Q ESTE TIVESSEM DUAS PORTAS, DIFERENTES DAS MERDINHAS Q A SAMBAÍBA AINDA MANTÉM RODANDO Q SÓ POSSUEM UMA PORTA E NEM SÃO ADAPTADOS PRA DEFICIENTES CADEIRANTES…UM HORROR E UM APERTO SÓ! E Q FORAM PERMITIDOS E APROVADOS PELA GESTÃO DELA, E MANTIDOS MESMO CONTRA A VONTADE DO DONO DA EMPRESA, ACREDITEM SE QUISER, PELA QUADRILHA DO SERRA E DO KASSAB… (Q ARRANJARAM ENCRENCA COM O SR. BELARMINO, DONO DA SAMBAÍBA…SABE-SE DEUS POR QUÊ…) ENTÃO EU VOTO NULO MESMO SEJA PRA QUAL CARGO E QUAL MERDA DE ELEIÇÃO FOR! TODOS OS POLITICOS SÃO IGUAIS, SENÃO BEM PARECIDOS…SÓ MUDA O CODIGO GENÉTICO E O NUMERO DO CPF…FORA ISSO, TODOS SAFADOS E INTERESSEIROS! VOTEM NULO E DEEM MESMO UMA ENORME BANANA PRA ESSA ESCÓRIA! QUEM TEM Q TEMER O POVO SÃO ELES E NÃO NÓS A ELES!! ISSO SIM É Q É DEMOCRACIA…POLITICOS Q TEMEM O POVO POBRE E HUMILDE E NÃO O CONTRÁRIO…POLITICOS Q SÓ GOVERNAM PRA UM DETERMINADO GRUPO DE POBRES OU PRA UMA MINORIA DE ARISTOCRATAS DE SOBRENOMES “QUATROCENTÕES” DA VIDA…!! VOTEMOS TODOS NULO JÁ!!

  8. Paulo Gil, respeito sua opinião, mas enceraram mais de 50 linhas e criaram apenas 10 linhas novas, as filas nesta novas linhas são imensas, chegando a formarem 3, 4 até 5 filas, e tenho absoluta certeza que a passagem a R$ 3,00 cobre o diesel, os salários dos funcionários, inclusive a manutenção desta velharia de ônibus que rodão principalmente na zona leste, até parece que pagamos menos que as outras zonas, discordo que a folha de pagamento comprometam 70% do orçamento, podem colocar a passagem a R$ 10,00, que vai continuar a mesma coisa, intervalos longos, ônibus velhos e sujos, não se iluda com planilhas criadas por estas empresas, papel aceita qualquer coisa, já foi provado que o lucro destas empresas são imorais, por isto ninguém que largar o osso por que nele vem muita carne.

    • Pedro, boa noite.

      Concordo com vc, porem como disse anteriormente enquanto tivermos o efeito do cobertor curto ou o efeito Tostines, sera essa guerra.

      Nao aumenta tarifa, diminui os buzoes em circulacao.

      So defendo o justo, como tudo sobe de preco (quem esta vivo sabe que sobe mesmo, afinal e so ir ao supermercado), entao se aumenta o diesel trm de aumentar a tarifa.

      Se esta superfaturado eu nao sei, pois infelizmente nso tenho empresa de buzao.

      Agora se esta ruim os usuarios prejudicados tem de reclamar perante todos os orgaos copetentes existente.

      Lembro que o inquerito civil do MP, se deu por conta de uma reclamacao de um usuario.

      Quando me sinto prejudicado eu reclamo pra tudo quanto e orgao e na mefida do possivel ja obtive alguns sucessos.

      So assim os usuarios podem combater o efeitos supra citados.

      Agora uma coisa e matematica, se nao aumentar a tarifa vai ficar pior e se o usuario nao reclamar vai ficar pior ainda.

      A Constituicao Federal garante os direitos de todos os cidadaos basta fazer uso deles.

      Facil nao e, masna vida nada e facil, nao e mesmo ?

      Para finalizar lembre de usar o site criado pelo Idec, conforme materia postada aqui no blog.

      Abcs,

      Paulo Gil

  9. e aí? da onde veio essa tal de “Expresso Transportes” ? q anda operando linhas na área 4, junto com o Consórcio Plus, após essa retirada, já demorada pacas, da tal de Itaquera Brasil?

  10. NÃO TEM COMO CRIAR SISTEMA DE TARIFA ZERO EM SÃO PAULO-SP…DE FORMA ALGUMA…POIS ALGUÉM, SABEMOS BEM QUEM, VAI PAGAR A CONTA, COM CERTEZA…NÓS! POBRES! E QUANDO EU FALO DE “POBRES” DIGO A CLASSE Q ESTUDA, RALA PRA CARAMBA E TRABALHA AS VEZES ATÉ 17 HORAS POR DIA…E NÃO ESSES FILHOS DA P…Q VIVEM NA “OSTENTAÇÃO” DO MALDITO E MALVERSADO “BOLSA FAMILIA”…DA MÃE, DA AVÓ, DA TIA, DA IRMÃ MAIS VELHA, DA PRIMA…E OUVINDO PSEUDO-FUNK PORNOGRÁFICO E IMORAL E FUMANDO MACONHA, SENDO FUMADOS PELA MACONHA, O DIA TODO…E “FAZENDO” MAIS FILHOS, Q INFELIZMENTE QUANDO CRESCEREM SERÃO IGUAIS OU PIORES Q SEUS PAIS E AVÓS…POIS CONHEÇO NA MINHA REGIÃO, PESSOAS Q DEVERIAM RECEBER ISSO… E NADA RECEBEM DE NINGUÉM DO ESTADO CONSTITUÍDO… COMO SEMPRE! POIS OS RICOS, MESMO SENDO PENALIZADOS COM AUMENTOS BRUTAIS DE IPTU E OUTROS IMPOSTOS MUNICIPAIS, TEM COMO PAGAR E TEM ADVOGADOS DE SOBRA PRA SE DEFENDEREM E A MÍDIA “MANIPULADORA” E A MÍDIA “ZÉ POVINHO” COM ELES…SEMPRE FOI ASSIM E SEMPRE SERÁ! AQUI É BRASIL! E NÓS POBRES NÃO TEMOS COMO NOS DEFENDER…A NÃO SER O MINISTÉRIO PUBLICO JÁ MUY SOBRECARREGADO E COM MUITAS E MUITAS DEMANDAS…ENFIM…É MAIS FÁCIL UMA ANACONDA OU UM ELEFANTE BRANCO ADULTO SAIREM PELO RALO DA PIA DE MINHA CASA…DO Q A TARIFA ZERO SE TORNAR REAL E SEM ÔNUS A NINGUÉM EM SÃO PAULO-SP! OU QUALQUER OUTRA CIDADE DESSA MALTRATADA REGIÃO METROPOLITANA!

  11. uns criticam o prefeito louco de agora,outros elogiam…enfim,essa cidade so afunda cada vez mais.e o transporte ta triste.tem um monte de onibus velho.exemplos:mobi e cidade dutra.a mobi assumiu a vip garagem jabaquara e ta com mais de 30 carros de 2004 dela.fora a propia mobi que ta com onibus modelo apache std ,são 35 de 2004 e tem uns 20 da neobus que são de março de 2004 e tão até hoje rodando!esses apaches que falei são uma porcaria pois tem poucos bancos e são muito barulhentos.a cidade dutra prometeu renovar a frota.tá passando da hora,pois ela tá com quase 100 da millenium articulados que são de setembro de 2004.e não saíram de linha ainda.mas a cidade dutra ainda parece estar trocando a frota aos poucos.coisa que não vi até agora a dona mobi_vip fazer.e a sptrans não fala nada.a cidade tá sem comando.o ex-prefeito afundou-a.agora veio esse prefeito louco com faixas e ciclovias pra afundar mais ainda.graças a deus não votei nele nem no tétrico serra.pois sabia que tanto um como o outro acabariam de destruir a cidade.o ex- prefeito,que teve a idéia criminosa de chamar um coitado que foi reclamar de um negócio pra ele de vagabundo, começou a destruição agora o povo que é burro demais ou elege os mesmos ou vota errado,colocaram esse louco aí pra acabar de destruir.cada um tem o governo que merece.merda de cidade e merda de país!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: