Ônibus clássico inglês vira casa ecológica

bus ecologic

Ônibus antigo abandonado despertou a atenção de um casal inglês que decidiu adaptar o veículo e transformar o modelo dos anos de 1970 numa pequena, mas confortável, residência, com apelo para sustentabilidade. Foto: Divulgação

Ônibus antigo inglês é transformado em casa sustentável
Iluminação do veículo é a energia solar. Banheiro externo também é ecológico
ADAMO BAZANI – CBN
A relação entre ônibus e meio ambiente é muito próxima.
Contando com a capacidade de passageiros, um ônibus a diesel convencional polui 17 vezes menos que um carro de passeio e 34 vezes menos que uma motocicleta.
Um serviço bem estruturado de ônibus, que ofereça conforto, rapidez e pontualidade, é capaz de atrair pessoas do transporte individual para o coletivo. Ao diminuir a quantidade de carros nas ruas, os níveis de poluição são reduzidos, o que é benéfico para o meio ambiente e para o sistema de saúde.
Ônibus movidos por fontes de energia alternativas ao petróleo, como etanol, biocombustível e eletricidade trazem ganhos ainda maiores ao meio ambiente e à economia. Afinal, degradação do meio ambiente e da saúde representa gastos e também perdas de oportunidades de geração de renda de forma sustentável.
Esses fatos são de conhecimento de boa parte da sociedade e do poder público, que mesmo assim ainda insiste em privilegiar direta ou indiretamente o transporte individual.
Mas o ônibus pode ser amigo do meio ambiente até mesmo depois de ter cumprido sua “vida útil”.
É o que descobriu um casal inglês, de acordo com os portais “Eco D” e “Portal do Meio Ambiente”.

bus ecologic

Ônibus-casa é sustentável. Além de a iniciativa reaproveitar materiais e restaurar ônibus que estava se degradando, energia solar e banheiro ecológico são algumas das soluções presentes no veículo. Foto: Divulgação

Rob e Layla não se conformavam ao ver um ônibus dos anos de 1970 abandonado numa área com vista para a região de Herefordshire, na zona oeste da Inglaterra.
O casal então decidiu tomar uma atitude.
Em poucos meses, o veículo que estava se degradando foi transformado numa confortável casa e o melhor, com apelo para sustentabilidade.
A iluminação interna do veículo, o carregamento de celulares, notebooks e o funcionamento de aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos contam com energia solar.
No teto do ônibus foram colocadas placas de captação da luz do sol e no interior do veículo um sistema que transforma esta energia para o funcionamento dos aparelhos sem a necessidade de adaptá-los.
O banheiro é do lado de fora, feito de numa estrutura de madeira, e consegue destinar corretamente os resíduos para a rede de tratamento de esgoto.
O ônibus possui dois fogões, um a gás e outro a lenha.
O piso é de madeira e as bancadas de carvalho.
Na parte de trás, um sofá em formato de L se transforma em cama de casal.

bus ecologic

Além do apelo ambiental para incentivar outras iniciativas em prol da preservação da natureza, ônibus-casa também possui um charme especial. Piso e bancadas de madeira e o design antigo do veículo deixam um ar de conforto, simplicidade e saudosismo. Para reforçar ainda mais este clima, volante foi mantido na “cozinha” do ônibus. Foto: Divulgação

O veículo foi chamado pelo casal de Majestic Bus e segundo Rob e Layla pode ter oito pessoas morando de forma confortável, sendo quatro na parte interna e mais quatro no acampamento do lado de fora, que aproveita a estrutura da lataria.
A iniciativa do casal não é para que ônibus sejam transformados em casas como padrão de moradia, mas mostrar a importância da reutilização de materiais e estimular iniciativas em prol do combate ao desperdício, além de incentivar soluções simples e criativas.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

4 comentários em Ônibus clássico inglês vira casa ecológica

  1. Amigos, boa noite.

    Genial.

    Mas ha uns 40 anos atras um tio meu tranformou um vagao de trem de madeira (chamado de cabozo) da querida Sorocabana num rancho do seu sitio na cidade de Itapetininga.

    E hoje em dia sucatas da CPTM e da SPTrans, apodrecem em seus pateos.

    Fica ai a reflexao.

    Att,

    Paulo Gil

    • eu acredito que conheci o seu tio e tambem o cabozo dele ,ficava no rio itapetininga proximo a estação trem entre cezario e rechan, se seu tio morou na vila santana provavelmente era esse mesmo.
      estou procurando na internet fotos iguais daquele cabozo, éra uma casa completa tinha até escritorio.

  2. PROFESSOR PARDAL. // 5 de Janeiro de 2014 às 12:40 // Responder

    vou comprar um Bi Articulado e fazer de casa para morar será que dá???

    • Professor Pardal, bom dia.

      Uma coisa e certa:

      O corredor continuara apertado, a nao ser que vc serre as caixas de rodas.

      Abcs,

      Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: