Produção de ônibus em novembro cai, mas no ano registra alta considerável

ônibus

Ônibus Mercedes Benz. Marca lidera o acumulado do ano com mais de 4 mil unidades sobre a segunda colocada Volkswagen/MAN. Produção entre janeiro e novembro em 2013 registrou alta de 13,1%. Foto: Adamo Bazani

Produção de ônibus cai em novembro, mas ano ainda é positivo
Mercedes Benz lidera mercado com mais de 4 mil unidades de diferente em relação à Volkswagen/MAN
ADAMO BAZANI – CBN
Se em relação às vendas o mercado de ônibus registrou queda no mês de novembro, o nível de produção seguiu a tendência.
Mas ainda não há de que se reclamar. Assim como ocorre com as vendas, com a produção o acumulado do ano entre janeiro e novembro vai bem.
Levantamento divulgado pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricante de Veículos Automotores mostra que em novembro foram produzidos 3 mil 315 ônibus. O número representa queda de 4,9% na comparação com os 3 mil 484 ônibus feitos em outubro.
Mas no acumulado de 11 meses, a produção de ônibus registra alta de 13,1%. De acordo com a Anfavea, entre janeiro e novembro de 2013 foram fabricados 38 mil 466 ônibus. No mesmo período de 2012, foram feitos 34 mil 001 ônibus.
A recuperação sobre o ano passado, que sentiu os efeitos da mudança de tecnologia de restrição à emissão de poluição, deixando os ônibus mais caros e impactando nas vendas, a manutenção das linhas de crédito e investimentos em infraestrutura e mobilidade explicam o resultado positivo no acumulado deste ano.
Para a indústria, os números poderiam ser melhores, no entanto. A perda do ritmo de algumas obras de mobilidade, as incertezas quanto à continuidade dos juros baixos em algumas linhas de financiamento, a redução na renovação da frota por parte das empresas de ônibus pelo aumento de custos sem aumento proporcional das receitas e as indefinições de licitações com o da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres sobre as linhas interestaduais rodoviárias são os argumentos dos fabricantes para alegarem que 2013 não será como previam.
A produção geral de automóveis, de acordo com a Anfavea, incluindo motos, carros de passeio, comerciais leves, implementos rodoviários, caminhões e ônibus também teve queda em novembro, mas acumula alta no ano.
Em novembro foram produzidos 283 mil 633 veículos automotores, queda de 10,7% em relação às 324 mil 374 unidades.
No acumulado do ano, as indústrias filiadas à Anfavea produziram 3 milhões 504 mil 560 veículos, queda de 11,8%.
LICENCIAMENTOS:
De acordo com a Anfavea, os licenciamentos de ônibus tiveram alta acumulada de 14,7% entre janeiro e novembro sobre o mesmo período de 2012.
Foram licenciadas 29 mil 725 unidades de ônibus contra 25 mil 921 veículos de transporte coletivo.
Em relação às marcas, a Mercedes Benz continua na liderança, abrindo vantagem de mais de 4 mil ônibus sobre a Volkswagen/MAN, segunda colocada, também no acumulado do anos
1º) Mercedes Benz: 12 mil 245 ônibus
2º) Volkswagen/MAN: 8 mil 212 ônibus
3º) Agrale (conta com os minionibus da Volare): 5 mil 292 ônibus
4º) Volvo: 1 mil 504 ônibus
5º) Iveco: 1 mil 405 ônibus
6º) Scania: 1 mil 031 ônibus
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em Produção de ônibus em novembro cai, mas no ano registra alta considerável

  1. ronaldo jose alves // 5 de dezembro de 2013 às 21:42 // Responder

    Bela reportagem valeu

  2. Sr.Adamo, provavelmente 2014 continuará registrando alta. Observação para a foto que aparece na reportagem. Está evidente que algo esta errado com a QUALIDADE da pintura, os carros são da mesma empresa e do mesmo modelo e ano, mas a pintura da frente!!!!!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: