Vendas de ônibus caem em novembro, mas acumulam alta no ano

ônibus

Mercado de ônibus registrou queda em novembro, mas ainda acumula alta dos emplacamentos no ano de 2013. Foto: Adamo Bazani

Vendas de ônibus caem em novembro, mas acumulam alta de 21,53% no ano
Indefinições quanto a financiamentos, licitações e redução da receita de empresas influenciaram o desempenho de novembro, além do menor número de dias úteis.
ADAMO BAZANI – CBN
O mercado de ônibus aos poucos vai pisando nos freios neste último trimestre, mas ainda no acumulado do ano o número é positivo segundo dados da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
Neste mês de novembro, a queda foi de 5,03%. No total foram emplacados 3.022 ônibus, contra 3.182 em outubro Na comparação com novembro de 2012 (2.179 unidades), o segmento registrou crescimento de 38,69%. No acumulado, as vendas de ônibus também cresceram 21,53% entre 2012 e 2013.
Há diversos fatores que podem explicar a queda. No final do ano, normalmente são emplacadas as unidades fabricadas até o início do segundo semestre. Com uma desacelaração de produção nesta época, os reflexos dos emplacamentos se dão agora.
Também são apontados como fatores que influenciam nos números, a queda de receita alegada pelas empresas com a contenção das tarifas, as indefinições quanto a processos licitatórios, como dos ônibus rodoviários da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, a redução do ritmo de obras de mobilidade e o fato de novembro ter menos dias úteis que outubro.
No segmento automotivo como um todo, incluindo carros, comerciais leves, ônibus, caminhões e motos, também houve queda em novembro, de acordo com nota da Fenabrave:
“O volume geral caiu 6,32% na comparação dos dois meses. Na comparação entre os meses de novembro 2012 e 2013, o setor registrou retração de 1,74% e, no acumulado do ano (janeiro a novembro), a queda chegou a 2,7%. Os segmentos de automóveis e comerciais leves tiveram alta de 1,13% nos emplacamentos diários, passando de 14.249 unidades em outubro, para 14.411 em novembro. Contudo, com a redução do número de dias úteis, novembro acabou apresentando resultado negativo, de 8,06%, sobre os emplacamentos do mês anterior. Os emplacamentos de caminhões caíram 13,49% na comparação com outubro. Foram licenciadas 11.707 unidades em novembro, contra 13.533 caminhões no mês anterior. Na comparação com novembro do ano passado, quando foram negociadas 12.566 unidades, o segmento retraiu 6,84%. No acumulado do ano, as vendas apresentaram crescimento de 12,75% contra igual período de 2012.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: