Tecnologia e Transportes: Pontos Wi-Fi em São Paulo e Salvador com elétrico chinês

ônibus BYD

A chinesa BYD demonstra interesse no mercado brasileiro de ônibus. Além dos testes na Capital Paulista, modelo movido somente com baterias começa a circular em Salvador nesta terça-feira. Na cidade de São Paulo, pontos terão internet grátis em ação promocional do Firefox

Tecnologia e transportes: São Paulo terá pontos de ônibus Wi-Fi e Salvador começa a testar ônibus elétrico puro chinês
Na Capital Paulista, testes fazem parte de ação promocional e na Bahia, busca é por transportes mais limpos e oportunidade de negócios
ADAMO BAZANI
Cada vez mais a tecnologia está presente no setor de transporte público de passageiros.
Mesmo ainda tendo de evoluir muito quando o assunto é tecnologia, empresas de diversos ramos veem no setor no Brasil oportunidades de grandes negócios que, além de trazerem lucratividade para os investidores, podem proporcionar benefícios à população.
Em São Paulo, numa ação promocional do sistema operacional mobile Firefox OS, exclusivo da operadora de telefonia Vivo, pontos de ônibus terão acesso gratuito à internet com boa capacidade de sinal.
Os testes devem durar dois meses em pontos da região da Berrini, Itaim Bibi e Ibirapuera.
O projeto é patrocinado pela Mozilla, em parceria com a Vivo e foi desenvolvido em conjunto entre a agência de publicidade DM9DDB e a Otima, empresa que detém a concessão para manutenção e exploração de espaços publicitários nos pontos de ônibus da Capital Paulista.
Os responsáveis pelo projeto dizem que o novo sistema operacional traz buscas mais rápidas e simples, como na internet, contanto com procura por aplicativos que informam sobre os transportes públicos e atrações e serviços na cidade.
Já em Salvador, a busca é por mobilidade limpa e novos negócios também.
Começam nesta terça-feira, 03 de dezembro os testes com o ônibus elétrico puro da fabricante chinesa BYD – Build Your Dreams.
Dotado de baterias que podem ser carregadas em quatro horas, segundo a fabricante, o ônibus independente da rede elétrica aérea como os trólebus e de motor a combustão para gerar energia como os elétricos híbridos.
O veículo tem autonomia de 250 quilômetros, capacidade para 76 passageiros e vai fazer a linha Aeroporto – Lapa, atendendo boa parte da orla de Salvador. Os testes serão realizados até o dia 21 de dezembro e para conduzir o veículo, foi capacitado um motorista da Viação Rio Vermelho. A tarifa para os passageiros será a mesma, de R$2,80.
Um modelo semelhante, também da BYD, faz testes na Capital Paulista, que deve receber até o fim do primeiro trimestre de 2014, mais duas unidades já com a carroceira obedecendo aos padrões da SPTrans – São Paulo Transporte.
Pelo Corredor ABD, no trecho entre a cidade de Diadema e a Estação Berrini da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na zona Sul de São Paulo, também está em testes um ônibus elétrico puro, com baterias e sistema que permite recargas rápidas no terminal de Diadema. O ônibus é articulado e o projeto é uma parceria da Eletra, fabricante nacional de veículos de transporte público com tecnologia limpa, da Mitsubishi e da Mercedes Benz do Brasil.
A operação será pela empresa Metra, cujo grupo também controla a Eletra.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading