Com faixas, velocidade de ônibus aumenta em Porto Alegre

ônibus

Faixas de ônibus em Porto Alegre aumentaram a velocidade média dos ônibus, mas redução do tempo de viagem está abaixo da meta.

Com faixas exclusivas, velocidade dos ônibus aumenta em Porto Alegre
Velocidade média nos horários de pico é de 21 k,/h e tempo de viagem caiu sete minutos
ADAMO BAZANI
Após a implantação de faixas exclusivas para ônibus, a velocidade média do transporte coletivo em Porto Alegre registrou crescimento.
O estudo da EPTC – Empresa Pública de Transporte e Circulação mostra que no corredor das Avenidas Carvalhada, Teresópolis e Nonoai as viagens de ônibus estão sete minutos mais rápidas e os deslocamentos por carros ficaram três minutos mais demorados. Ainda assim, o número é vantajoso, já que os ônibus transportam 75% dos passageiros nestas vias e os carros apenas 25%.
O sistema Caravalhada, como é chamado, possui 4,5 quilômetros de extensão e foi implantado há cerca de duas semanas.
As faixas funcionam somente nos horários de pico, entre 6h e 9h e 16h e 20h. A velocidade média dos ônibus é de 21 km/h.
Apesar dos ganhos, a redução de sete minutos nas viagens está abaixo da meta esperada de 15 minutos.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 comentário em Com faixas, velocidade de ônibus aumenta em Porto Alegre

  1. BAH GURIZADA,

    QUANDO VI ESSE POST, ACHEI QUE ERA UMA NOTÍCIA RETROATIVA, JÁ QUE PORTO ALEGRE FOI UMA DAS PRIMEIRAS, SE NÃO A PRIMEIRA CAPITAL BRASILEIRA A IMPLANTAR CORREDORES EXCLUSIVOS PARA ÔNIBUS JÁ NOS ANOS DE 1970…
    OS PRIMEIROS FORAM OS CORREDORES DAS AVENIDAS FARRAPOS E ASSIS BRASIL. LOGO DEPOIS, NOS ANOS 1980 VIERAM OS DAS AVENIDAS PROTÁSIO ALVES E BENTO GONÇALVESO, DEPOIS NOS ANOS DE 1990 O DA AVENIDA SERTÓRIO E POR ÚLTIMO POR VOLTA DE 2006/07 OS DA AVENIDA BALTAZAR DE OLIVEIRA GARCIA E OS DA 3ª PERIMETRAL… TODOS PRIVILEGIANDO AS ZONAS NORTE E LESTE DA CIDADE…
    COM MUITOS ANOS DE ATRASO, FINALMENTE OS CORREDORES AGORA ESTÃO CHEGANDO A ZONA SUL DA CAPITAL DE TODOS OS GAÚCHOS, QUE BOM PARA QUEM HABITA ESSA REGIÃO…
    AGORA O QUE ME IRRITA DE MAIS É (ALÉM DO ATRASO E FALTA DE VONTADE DO PREFEITO ATUAL E DE SEU ANTECESSOR) A EXECUÇÃO DAS OBRAS DO METRÔ QUE SE ARRASTA POR ANOS E QUE PELO JEITO NÃO TEREI O PRIVILÉGIO DE EXPERIMENTAR JÁ QUE, COM O ANDAR DA CARRUAGEM, QUANDO INAUGURAR JÁ ESTAREI VIVENDO NO ALÉM, E OLHA QUE TENHO APENAS 46 ANOS…
    NÃO POSSO ME FURTAR TAMBÉM DE COMENTAR QUE A UNS MESES ATRÁS FIZERAM UM ESTARDALHAÇO QUANTO A INAUGURAÇÃO DE UMA LINHA DE MENOS DE 1KM DO AEROMÓVEL, LIGANDO SOMENTE O AEROPORTO INTERNACIONAL SALGADO FILHO A ESTAÇÃO DO TRENSURB… OCORRE QUE ESSE PROJETO DO ENGENHEIRO OSKAR COESTER (GAÚCHO DIGA-SE DE PASSAGEM) TEVE QUE ESPERAR POR MAIS DE 30 ANOS DE TESTES E APÓS A INAUGURAÇÃO ESPALHAFATOSA, AINDA HOJE ESTÁ EM HORÁRIO DE TESTES, ACHO ISSO UMA VERGONHA!!!

    ABRAÇÃO,

    MIGUEL RODRIGUES

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: