Licitação de nova bilhetagem eletrônica é liberada em São Paulo

ônibus

Ônibus em São Paulo. Licitação do sistema de bilhetagem eletrônica foi liberada pelo TCM. Objetivo é melhorar o sistema de cobrança e criar uma central de monitoramento com dados mais precisos. Foto: Adamo Bazani.

Licitação de Bilhetagem Eletrônica de São Paulo é liberada pelo TCM
Processo estava parado desde julho. Novo sistema deve auxiliar no monitoramento dos ônibus
ADAMO BAZANI – CBN
A licitação para um novo sistema de bilhetagem eletrônica em São Paulo teve o aval do TCM – Tribunal de Contas do Município.
Com isso, será possível não só aperfeiçoar o sistema de cobrança de tarifas na cidade, que contará a partir de sábado com novas modalidades de Bilhete Único,, do tipo Mensal, como também, pelos validadores das catracas, monitorar os serviços de ônibus na cidade de São Paulo.
A intenção da secretaria de transportes da cidade de São Paulo é criar um “data center”.
Na central, será possível saber com mais precisão dados como a demanda dos passageiros em tempo real nas mais de 1 mil 900 linhas de ônibus da cidade. Isso pode permitir o deslocamento de frota de forma instantânea, caso, por exemplo, seja detectada a necessidade de mais ônibus em uma determinada linha ou em horários específicos.
Também pode ser criado um banco de dados específico que pode auxiliar nas mudanças de linhas de acordo com a real demanda, evitando os problemas, por exemplo, gerados pelos cortes e extinções dos serviços que foram realizados na cidade e geraram reclamações.
Localização dos ônibus, velocidade empreendida, desvio de rotas e até não paradas nos pontos também são itens que podem ser monitorados.
A licitação tinha sido parada em julho deste ano, depois de reclamação de eventuais concorrentes ao TCM quanto a possíveis irregularidades no futuro edital.
Agora com a liberação, o processo licitatório deve ser concluído no início de 2014. O contrato deve ser de R$ 232 milhões.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

2 comentários em Licitação de nova bilhetagem eletrônica é liberada em São Paulo

  1. TUDO PRA TIRAR ÔNIBUS DAS RUAS…SEJA DE EMPRESA OU COOPERATIVA…INFELIZMENTE TEMOS MUITOS IDOSOS E DEFICIENTES SEM ACOMPANHANTES OU COM ACOMPANHANTES Q NÃO QUEREM PASSAR O CARTÃO NO VALIDADOR E VER A CATRACA DO ÔNIBUS GIRAR, NEM PELAS MÃOS DO COBRADOR… POIS ACHAM Q É UM “DESRESPEITO A ELES”…POBRES COITADOS DELES…TÃO SOFRIDOS E MALTRATADOS, Q ACHAM Q TUDO É DESRESPEITO…E DE NÓS, MAIS AINDA, POIS A DESCULPA DE MUITAS EMPRESAS PRA PEDIR A SPTrans A DIMINUIÇÃO DE FROTAS DE VÉICULOS EM LINHAS, É ESSA…A SPTrans SE BASEIA AINDA NISSO…ESTAMOS TODOS LASCADOS MESMO!

  2. bem interessante esta proposta da nova bilhetagem, principalmente para quem trabalha no planejamento das empresas, em estudo das demandas de linhas,e também nas pesquisas de Origem e Destino parabéns pela idéia desta nova ferramenta a ser implementada.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: