Canasvieiras testa elétrico híbrido em Florianópolis

ônibus

Canasvieiras testa ônibus elétrico híbrido em Florianópolis. Veículo pode reduzir poluição entre 50% e 80% e consumo de diesel em até 35%. Foto: Divulgação

Canasvieiras testa elétrico híbrido em Florianópolis
Veículo é fabricado pela Volvo e pode reduzir em até 80% a emissão de alguns tipos de poluentes e 35% o consumo de diesel
ADAMO BAZANI – CBN
A empresa de ônibus Canasvierias apresenta em Florianópolis, nesta sexta-feira, dia 29 de novembro, um modelo de ônibus elétrico híbrido.
A redução das emissões é de 50% a 80% dependendo do tipo de poluente.
O veículo, de fabricação da Volvo, possui carroceria da Caio, modelo Millennium BRT e dois motores: um elétrico e outro a combustão, movido a diesel.
A tecnologia é de propulsão paralela. Quando o ônibus está parado em semáforos e pontos ou numa velocidade de até 20 km/h, que são os momentos que um veículo convencional deste tipo polui mais, quem entra em operação é o motor elétrico, que não emite poluentes. A mais de 20 quilômetros por hora, a tração é de responsabilidade do motor a diesel.
Há também o sistema que reaproveita a energia gerada e não usada pelo ônibus, em momentos de frenagem ou de tráfego contínuo.
A economia de diesel em relação aos modelos convencionais pode chegar a 35%. Enquanto o modelo pode fazer, em condições normais de operação, 3,5 quilômetros por litro, o híbrido consegue desempenho de 5 quilômetros por litro.
Freios ABS, controle de tração e de estabilidade e direção elétrica são alguns dos itens de conforto e segurança do ônibus.
Com capacidade para 88 passageiros, o ônibus fará teste com usuários a partir de janeiro.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: