Por velocidade, corredores de ônibus devem passar por mudanças

corredores

Ônibus em São Paulo. Corredores possuem velocidade menor que as faixas de ônibus e devem passar por mudanças, como redução de linhas, estações de pré-embarque e possibilidade de restrição de táxis. Corredor Pirituba-Lapa-Centro deve ser o primeiro a ter alterações. Foto: Adamo Bazani.

Corredores de ônibus de São Paulo devem passar por mudanças
Para secretário Jilmar Tatto, o fato de a velocidade nos corredores ser menor que nas faixas é considerado um absurdo
ADAMO BAZANI – CBN
Os dez corredores de ônibus já existentes na Capital Paulista devem passar por mudanças até 2016.
Algumas devem ser bem recebidas pela população, como a criação de pontos de ultrapassagem e do sistema de pré-embarque, com estações nas quais será possível o pagamento das passagens antes da chegada dos ônibus, o que agiliza a entrada no coletivo e, dependendo da linha, pode eliminar a catraca do veículo, aumentando o espaço interno para os passageiros.
Outras devem criar polêmicas. A prefeitura de São Paulo quer reduzir as linhas de ônibus em todos os corredores. Isso deve obrigar os passageiros a fazer mais baldeações.
Também está em estudo a proibição da circulação de táxis, mesmo com passageiros, nos corredores.
O primeiro corredor a passar por mudanças será o Pirituba-Lapa-Centro, que atende vias como Avenida General Edgar Facó e Avenida Francisco Matarazzo. Pelo espaço, considerado um dos mais lentos da cidade, devem ser cortadas até 70% das linhas que servem o corredor.
De acordo com a prefeitura, muitas linhas passam apenas por um trecho do corredor e o entra e sai de ônibus e de táxis influencia na velocidade das linhas maiores.
A velocidade dos ônibus nos corredores é de 16,6 km/h, nas faixas de ônibus é de 20,4 km/h e a meta da prefeitura para corredores é de 25 km/h.
Para o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, é um “absurdo” corredores, que são espaços segregados, terem velocidade inferior que das faixas.
São Paulo anunciou verbas de R$ 3,1 bilhões para mobilidade, uma parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento pelo Governo Federal, mas apenas duas intervenções, de licitações feitas na gestão de Gilberto Kassasb, tiveram início neste ano.
A promessa da prefeitura é de 2014 até o final da gestão do prefeito Fernando Haddad construir 150 quilômetros de corredores de ônibus.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

11 comentários em Por velocidade, corredores de ônibus devem passar por mudanças

  1. Amigos, bom dia.

    PREVISIVELLLLLLLL, isso sim.

    Absurdo nunca, pois como os corredores nao sao operados como tal, o resultado so podia ser este, affinal nos corredores a la Paulo Gil, o intervalo entre um buzao e outro e maior, portanto a velocidade desenvolvida e maior, tendo acumulo de carros em pontos chaves, por exemplo metro “Buta”.

    Quanto a retirada das catracas, ufa, ate que enfim vao adotar mais uma sugestao do Paulo Gil.

    Nao esquecam de consertar as cacas feitas nas faixas das avenidas Corifeu e Jaguare.

    Att,

    Paulo Gil

    • #EU CONCORDO COM A PREFEITURA, PELO MENOS NISSO! ESPERO FIRMEMENTE Q ESSAS VERBAS SEJAM USADAS PRA RESOLVER O PROBLEMA DO COREDOR DA INAJAR DE SOUZA AO CENTRO…COM URGÊNCIA!! PRA ONTEM, PIOIS DEVERIAM SER FEITAS GRANDES INTERVENÇÕES NAS PARADAS DO MESMO, HÁ UNS 7 ANOS ATRÁS! A MARTA RELAPSA NÃO O FEZ DE TODO, E SERRA E KASSAB…ESSES JAMAIS IRIAM FAZER MESMO! DOIS INDOLENTES! E O CORREDOR PIRITUBA/LAPA/CENTRO É UMA PIADA! UM “PRIMEIRO DE ABRIL”MESMO! MAS NÃO SE PODE ESQUECER DA URGÊNCIA DA REQUALIFICAÇÃO DAS PLATAFORMAS DO CORREDOR DA AVENIDA INAJAR DE SOUZA ATÉ O CENTRO DA CIDADE, INCLUSICE AS PARADAS EXTRAS DA AVENIDA ORDEM E PROGRESSO ANTES E DEPOIS DA PONTE DO LIMÃO! É RIDICULA A SITUAÇÃO! OS ÔNIBUS DE PORTAS LATERAIS ESQUERDAS ELEVADAS PROS DEFICIENTES JÁ CÍRAM FORA DO SISTEMA FAZ TEMPO! DESDE 2.006 SE BEM ME LEMBRO! COMO OS MOTORISTAS DOS COLETIVOS VÃO DESENVOLVER UMA VELOCIDADE DECENTE NESSE CORREDOR, SE TEM Q ESPERAR O VEÍCULO DA FRENTE ENCOSTAR NA PLATAFORMA PRÓPRIA E ATUAL E REALIZAR O EMBARQUE E DESEMBARQUE DOS PASSAGEIROS? COMO O MOTORISTA Q ESTÁ COM SEU VEÍCULO PARADO RENTE AS PLATAFORMAS VELHAS ELEVADAS E SEM USO PODERIA ABRIR AS PORTAS E DESEMBARCAR E EMBARCAR PASSAGEIROS COM SEGURANÇA? AS PESSOAS POR UM ACASO IAM OULAR COMO ATLETAS OLIMPICOS E SUBIR NAS PLATAFORMAS? Q PORCARIA É ESSA? É RIDÍCULO!! SÓ QUEM USA ESSE CORREDOR TODOS OS DIAS OU PARTE DESSE CORREDOR, SABEM BEM A PORCARIA Q É…E ISSO FOI CULPA DA Dna. MARTA SUPLICY Q NÃO ARRUMOU DE TODO AS PLATAFORMAS, A EXEMPLO DO Q FOI FEITO NO CORREDOR DA ESTRADA DE ITAPECIRICA, AREA 7, ZONA SUDOESTE DE SÃO PAULO, E NÃO OBRIGOU A GATO PRETO (AREA1 VERDE – CLARO) E A SANTA BRÍGIDA, OU SEJA, O CONSÓRCIO BANDEIRANTE DE TRANSPORTES, RESPONSÁVEL PELAS LINHAS DA AREA 1 Q CIRCULAM PELO CORREDOR REFERIDO, A ADEQUAR AS PORTAS DOS COLETIVOS AS PLATAFORMAS NORMAIS BAIXAS, POPREM COM UMA CERTA ELEVAÇÃO COMO DEVEM SER NOS PADRÕES ATUAIS! ERA COLOCAR CARROS NOVOS ENTÃO, SE IA FICAR MUITO CARO PRA ADEQUA-LOS…UMA PIADA MESMO! AINFA BEM A BOA PARTE DAS COBERTURAS DESSAS PARADAS INUTEIS FOI RETIRADA E REAPROVEITADA EM OUTROS CORREDORES E TERMINAIS DO SISTEMA…OS LUGARES REFERIDOS ESTAVAM SE TORNANDO ABRIGOS DE DROGADOS E ASSALTANTES E ATÉ DE ESTUPRADORES…UMA #VERGONHA MESMO! E ESSE NEGÓCIO DE TAXIS EM CORREDORES DE ÔNIBUS BEIRA O RIDÍCULO MESMO! SPO O SERRA E O KASSAB MESMO PRA TEREM ESSAS IDEIAS DE FACISTAS/JIRICOS E “POLITICAMENTE CORRETOS”, OU DEVO ESCREVER, “POLITIQUEIROS”…RIDÍCULOS MESMO! FORA COM TÁXIS EM CORREDORES DE ÔNIBUS, PRA SEGURANÇA DOS PASSAGEIROS DELES E DOS PRÓPRIOS TAXISTAS, PRO NOSSO BEM, NÓS Q PAGAMOS PRA ANDAR DE ÔNIBUS EM SP…E PRA Q NÃO ACONTEÇAM COISAS COMO A Q TIROU A VIDA DO ESCRITOR E NOVELISTA DIAS GOMES, EM 1.999, NO ANTIGO CORREDOR SANTO AMARO/NOVE DE JULHO/CENTRO…ONDE UM ACIDENTE COM UM VEÍCULO DA LINHA 6500/10 A DIESEL TIROU-LHE A VIDA, E FERIU SUA MULHER E O MOTORISTA…ELE PEDIU AO MOTORISTA, Q DEVIDO A PRESSA EM Q ELE , DIAS GOMES ESTAVA, ENTRASSE NO CORREDOR Q ERA ANTIGO E SEGREDADO COM MURETAS E TAL…E O CARRO FOI “COLHIDO” POR UM ÔNIBUS E DEU NO Q DEU… E NO CASO DE PIRITUBA/LAPA/CENTRO…EXISTEM MUITAS LINHAS Q DEVERIAM SER SECCIONADAS/UNIFICADAS/CANCELADAS/REMANEJADAS…PRA OUTRAS LOCALIDADES DA REGIÃO…OUTROS VIÁRIOS…E Q A SPTrans TOME VERGONHA NA CARA E ARRUME/PADRONIZE DE UMA VEZ POR TODAS, AS NUMERAÇÕES DAS LINHAS DE ÔNIBUS DA CIDADE SOB SUA RESPONSABILIDADE! TEM LINHAS DA AREA 1 MESMO, Q COMEÇAM COM NUM. “8”, “9” E AGORA O NUM. “1” Q É O CORRETO…(1017/10 E 199D/10…) TEM LINHAS DA AREA 2 AONDE EU MORO (MORO NO JAÇANÃ) Q COMEÇAM COM NUM. “1”,”2″ Q É O CERTO…!! E ATÉ “9” E “3”…(351F/10 E SEU ATENDIMENTO EM HORÁRIO INTEGRAL, 351F/41…) E NAS AREAS 6,7 E 8 É PIOR AINDA…LINHAS Q COMEÇAM COM NUM.”4″,”5″,”6″,”7″,”8″… UMA ZONA!!! PADRONIZEM ESSA PORCARIA! OS PADRÕES DE CORES E INFORMAÇÕES ADOTADOS P/ GESTÃO MARTA SUPLICY, ENTRE 2.002 E 2.003 ÉPOCA EM Q SE CONCEBEU E SE PÔS EM PRÁTICA MEIO Q AS PRESAS, ESSE ATUAL E CADUCO SISTEMA “INTERLIGADO” CUSTARAM MUITO DINHEIRO AOS COFRES DA PREFEITURA E DAS EMPRESAS E COOPERATIVAS…EM RESUMO, NOSSO DINHEIRO!! DEVERIAM SER SEGUIDOS, SEM Q PRA ISSO SE SECCIONEM /CANCELEM LINHAS OU INAUGUREM-SE TERMINAIS DE TRANSFERÊNCIA! ACORDA POVO!

  2. O corredor pirituba/lapa/centro pelo que se fala,vão seccionar na lapa linhas 8677,8686 e na barra funda 8528,8549.A 8544 vai ser extinta.Só vai ficar a linha 8622,8000,8594 e 8400 no centro.A sambaíba deve ficar com as linhas da brigida 9653,9300,9500 e 9501.Tá parecendo que Belarmino vai aumentar a area de atuação e a brigida vai mais para o lado oeste pirituba/jaguaré em 2014 com licitação,juntando a gato e transpass.Vamos ver.

  3. Acabei de saber pelo site da SPTrans, há uns 15 minutos q a linha 175P/10-Metrô Santana / Metrô Ana Rosa, de operação da SAMBAÍBA, a partir de 07 de Dezembro próximo, irá operar com articulados…ótimo! beleza! show! Mas quando o TP da linha era na Vila Sabrina, até 23 de Novembro de 2012, apesar de a linha sempre ter sido Pq. Edu Chaves/Ana Rosa, e com o mesmo numero, (já ultrapassado, pois ainda começa com o algarismo “1” e termina com “5”, sendo q é uma linha da área 2, deveria começar com “2” e vai pra um lugar q é Centro, área 9 cor Cinza), não tínhamos articulados apesar da demanda…imagino nas ruas da Casa Verde…a tal região conhecida como “dos bancos” devido as agencias bancárias q lá existem…como manobrar se tiver transito? Não seria mais viável a SPTrans criar um atendimento de linha “código 31-derivação”, pra quem vai prosseguir pelo atual itinerário da linha, até a Ponte da Casa Verde? e de lá prosseguir normal como a linha-base, “10”? q deveria ir pela Avenida Brás Leme…junto com a 178L/10 e seus atendimentos de horário de pico, ou a 1732/10…não seria melhor? ou então, tira-la do Terminal do Metrô Santana e coloca-la no Terminal do Metrô Parada Inglesa, na rua lateral, visto q o Parada Inglesa, está muito ocupado por atendimentos de horário de pico de linhas como os atendimentos 1764/41,1783/41 e as linhas da EMTU-SP provenientes de alguns bairros de Guarulhos, e de Mairiporã, (e devido as obras, q nem sei se estão mesmo sendo feitas do outro terminal do Metrô Tucuruvi, prometido ao Estado e a Prefeitura de SP pelo Consórcio q construiu o Shopping Metrô Tucuruvi, inaugurado em Abril desse ano de 2013…) e essa linha 175P/10 seguiria pela Avenida Luiz D. Villares, q tem hj faixa exclusiva pros ônibus, ida e volta, e já acessaria a região da Rua Dr. Zuquim, seguindo até acessar a Avenida Brás Leme; e ir adiante normalmente? não seria melhor pra linha q operará com veículos articulados? e a SPTrans criaria um mesmo atendimento, desta feita, “32”, pois já é outra derivação, maior desvio, quase uma linha – base nova… pra quem vai pra Rua Alfredo Pujol, Avenida Leão XIII, Av. Casa Verde, região da tal “rua dos Bancos”, e ponte da Casa Verde prosseguindo normal como a linha-base “10”…P q é tão difícil em SPTrans fazer as coisas certas? P q “socar” articulados em ruas estreitas e cheias de transito? E enquanto isso, npos q usamos as linhas 1765/10 e 1766/10, essa a mais porcaria, andamos em micro-ônibus de uma só porta…velhos, sujos, apertados, vencidos…com mais de 10 anos de uso…o ar condicionado de muitos não presta pra nada e sem cobrador a bordo, e são da SAMBAÍBA, q opera essa merda de 1766/10, q quase acabou em 09/11/13, um Sábado desses passados… e tmb a 1765/10, um pra Santana e a outra, a 1765, pro Tucuruvi…ambas linhas q fazem final nessas referidas estações de Metrô…e q saem do “isolado” Jd. Cabuçú, no Jaçanã, área 2, Zona Norte (divisa com Guarulhos)… UMA PIADA MESMO! MAS SEM GRAÇA!! (a região do Jd. Cabuçú, no Jaçanã, inclusive parte da VIla Nilo e de conjuntos residenciais Sonda I e II são isoladas por causa das obras da duplicação da Rodovia Fernão Dias-BR381, nos anos 90, e aonde deveria ter sido colocado um viaduto, puseram um passarela, e outra mais adiante, no KM 86, já no Pq. Edu Chaves, e divisa com Guarulhos tmb, q deu o q falar no fim de Outubro passado…uma maldade com os pais e mães de família da região!)

  4. Já conseguimos 100 assinaturas vamos continuar assinando e dizer para o prefeito Haddad ESTATAL JÁ abaixo assinado pela criação da Empresa estatal de Onibus em São Paulo para operar as linhas deficitarias, sistema PAESE em caso de greve das empresas de onibus urbanos, Metrô, CPTM e eventos entre no site e vamos assinar galera não é necessário fornecer nenhum documento.
    https://secure.avaaz.org/po/petition/pela_criacao_da_Empresa_estatal_de_Onibus_em_Sao_Paulo/?copy

  5. O grande problema dessas mudanças, é que a prefeitura não se impõe, e as empresas mandam e desmandam nos itinerários das linhas, e a prefeituras não toma providencias …….é manipulada por essas empresas.

  6. Luís Fernando Janeiro // 29 de novembro de 2013 às 00:51 // Responder

    Os corredores não funcionam em SP da forma que deveriam por dois motivos: 1) Não são segregados, então muita gente invade; 2) Os táxis já deveriam ter sido proibidos há muuuuuito tempo. Absurdo permitir transporte individual nos corredores. quero ver se esse secretário vai ter peito pra mexer com os taxistas !!!

  7. concordo com os pontos de onibus com pré embarque pois vai diminuar o tempo em que os coletivos fica na plataforma de embarque…….. gostei

  8. Quem sabe desta vez nao sai da lenda o corredor Radial Leste ne sr Haddad,veremos ano que vem que ha promessa de começar as obras.

  9. Os ônibus rodoviários que já operam as linhas da região do ABC Paulista agora terão mais seis novos eixos para integrar o acesso entre pontos prioritários da região e outras vias de São Paulo, como o Metrô, as rodoviárias e os corredores de ônibus. Os seis novos eixos foram propostos pelo Consórcio Intermunicipal do complexo paulista e oficializados pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e presidente do grupo composto por sete chefes do executivo. A construção dos seis novos acessos custará cerca de R$ 2,7 bilhões e deverá ser bancado pelo Ministério de Orçamento, Planejamento e Gestão com aval da ministra Miriam Belchior e da presidente Dilma Rousseff.

  10. Sabe porque o corredor Pirituba Lapa centro Não anda? Primeiro, tem pontos demais no itinerário, segundo, Não há pistas para ultrapassagem, terceiro o ônibus para no ponto, sai do ponto para no semáforo anda um pouquinho e para no semáforo, pára no ponto e sai do ponto e pára no semáforo.Assim sucessivamente. Tinha que haver uma forma de ao partir do ponto o ônibus o semáforo abrir rapidamente evitando tanta parada. É estressante, sem contar que os ônibus são extremamente quentes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: