Minas Gerais vai licitar mais de 340 linhas intermunicipais

ônibus

Ônibus de Minas Gerais. Estado quer licitar mais de 340 linhas intermunicipais

Mais de 340 linhas intermunicipais de Minas serão licitadas
Demanda do sistema de transporte coletivo intermunicipal em Minas Gerais chegou a 76,5 milhões de passageiros em um ano
ADAMO BAZANI – CBN
A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas – Setop , de Minas Gerais, confirmou nesta terça-feira, dia 26 de novembro, que vai licitar 342 linhas de ônibus intermunicipais rodoviários que ainda operam sob regime de permissão precária contrariando a lei 8666/93 e a Constituição de 1988 que determinam que todo o serviço público prestado por empresa particular deve ser regido por contrato de concessão após concorrência do tipo licitação.
Audiência pública já estabeleceu consulta para a licitação de 67 linhas e as outras 275 já passaram por consulta há dois meses.
As linhas hoje são operadas sem a documentação necessária e há margem para o transporte clandestino.
As empresas vencedoras da licitação serão conhecidas até fevereiro e a concessão será por 28 anos. Para definir as companhias ganhadoras serão escolhidas as empresas que oferecerem maior valor de outorga. Também será feita a análise técnica e de tarifa apresentada.
As 342 linhas atendem 460 localidades de Minas Gerais. Com mais exigências às empresas, como frota mais nova e monitoramento, a expectativa é de melhoria nos serviços.
Entre novembro do ano passado e deste ano, o Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Minas Gerais foi responsável por atender 76,5 milhões de pessoas.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: