Ônibus elétrico puro do ABC é apresentado oficialmente

ônibus

Ônibus elétrico puro deve começar a operar experimentalmente no segundo semestre do ano que vem, de acordo com a EMTU. Foto: Divulgação

Eletra apresenta E-Bus – Elétrico Puro para o ABC
Autonomia do veículo é de 200 quilômetros considerando também recargas rápidas
ADAMO BAZANI – CBN
A região metropolitana vai contar com um ônibus articulado de 18 metros totalmente elétrico movido a baterias com tecnologia nacional.
O veículo, apresentado nesta terça-feira, não depende de fios, como trólebus convencionais, e nem de motor a combustão para gerar energia, como ocorre com os híbridos.
As baterias são carregadas quando o ônibus fica na garagem e dentro do terminal Diadema, durante as paradas.
O E-Bus foi produzido por uma parceria entre a fabricante de veículos com tecnologia não poluente Eletra, de São Bernardo do Campo, e Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation.
De acordo com a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Uranos, é o primeiro ônibus articulado no mundo com esta tecnologia.
O veículo era um trólebus convencional que recebeu o sistema. O modelo, com capacidade para 150 pessoas, tem carroceria da Caio, modelo Millennium, com chassi O 500 UA – Mercedes Benz e motor elétrico WEG.
A Mitsubishi Heavy Industries desenvolveu a tecnologia das baterias e das estações de recarga. O sistema de tração é semelhante aos dos trólebus já feitos pela Eletra.
O ônibus será testado sem passageiros e deve começar a operar experimentalmente nos próximos dias, no Corredor ABD, no trecho que liga a cidade de Diadema à estação Berrini, da CPTM, na zona Sul de São Paulo, de acordo com a EMTU
CAPITAL PAULISTA:.
Na sexta-feira, começa a circular na cidade de São Paulo um outro ônibus elétrico puro que conta apenas com baterias.
Este veículo é de fabricação chinesa. Após os testes, devem vir no início do ano que vem duas unidades que atendem as configurações de carroceria exigidas pela SPTrans _ São Paulo Transporte.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

8 comentários em Ônibus elétrico puro do ABC é apresentado oficialmente

  1. Belo trabalho da Metra em desperdiçar um trólebus para fazer um ônibus de brinquedo movido à bateria, sendo que o corredor tem eletrificação em quase toda a sua extensão. Realmente, trólebus não tem futuro nas terras brasileiras.

  2. Este na verdade é o trolebus do futuro, agora o poder público não pode se omitir em aumentar o número de veículos elétricos.
    Espero sinceramente que a SPTrans possa colocar este veículo em vários de seus corredores, já que não querem investir no aumento da REDE AÉREA então,que façam estes novos TROLEBUS.

    E bus, o futuro do TROLEBUS isso é bem real.

  3. Será mais um teste fadado ao fracasso e abandono? Pior mesmo só em São Paulo onde importam porcarias chinesas sendo que há plenas condições de desenvolvermos tecnologia similar no Brasil.

  4. Em SP Trolebus esta perdendo espaço infelizmente,so poluiçao nas narinas a diesel a triste realidade de uma cidade que ja vive um caos no transporte publico.

  5. Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) // 20 de novembro de 2013 às 10:16 // Responder

    Olá Pessoal,
    Eu já isso ser feito antes, mas “nas coxas” com Modelo Marcopolo Turíno, ele estava operando na Expandir há alguns anos; ele estava circulando na Avenida Celso Garcia entre os anos de 2003 e 2004. Já passaram da hora de inovar com as Tecnologias. Achei bacana os Trolébus Trucados da Ambiental Trans! Porém a linha que passa aqui na Pça Alfredo Issa; no Bairro da Luz a Linha 2290/10 – Terminal Pq. D. Pedro II / Terminal São Mateus na hora que eles fazem a curva é inevitável o veículo para. Veja o lado bom da coisa, os motoristas não terão que parar no meio da rua para reconectar as hastes no cabeamento elétrico. Agora mais que nunca a Capital Paulista tem E DEVE investir sim no Transporte Público, sinto saudade os Tempos que aqui na Armênia circulavam uns Trolebus pela TB semelhantes ao Monika que está no museu to Transporte Publico aqui na Armênia, também deveria ter aquele um Marcolopolo Turino pra Coleção. O transporte além de levar tecnologia, também história e cultura! O Adamo vc tem no seu Acervo algumas fotos dele?

  6. Amigos, boa tarde.

    Parabéns ao empresas que desenvolveram o projeto, sensacional, rede aérea já era.

    Mas que demora para rodar com passageiros.

    Sendo um pais tropical, não era melhor já partir para o movido a energia solar, a exemplo
    dos australianos?

    Att,

    Paulo Gil

  7. Solução bem vinda, importante para várias linhas onde ônibus comuns e trólebus têm problemas, seja de desempenho, seja de poluição – sonora ou queima de combustível.

    Apenas como exemplo, boa solução para linhas nas madrugadas em áreas residenciais.

1 Trackback / Pingback

  1. HISTÓRIA: O primeiro ônibus elétrico no Brasil – Diário do Transporte

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: