Embarque em ônibus com duas catracas é 38% mais rápido, diz estudo da SPTrans

ônibus

Ônibus articulados e biarticulados recebem catracas duplas. Tempo de embarque e desembarque nestes veículos é 38% menor. Foto: Adamo Bazani.

Estudo da SPTrans mostra que duas catracas reduzem em 38% o tempo de embarque e desembarque
Medida é testada em 73 ônibus que servem nove linhas da Capital
ADAMO BAZANI – CBN
Levantamento feito pela SPTrans, São Paulo Transportes, gerenciadora do sistema na Capital Paulista, revela que o tempo de embarque e desembarque nos ônibus que circulam com duas catracas caiu 38%.
Atualmente são 73 ônibus com esta configuração que operam em nove linhas nas regiões sul, sudeste e norte. Os ônibus são articulados ou biarticulados que disponibilizam de maior espaço interno.
Do lado direito, a catraca é destinada para quem paga com Bilhete Único Comum e Bilhete Único Vale Transporte. O lado esquerdo é destinado para quem paga com dinheiro ou gratuidades, como idosos e portadores de deficientes, que necessitam da liberação por parte do cobrador.
O custo adicional de R$ 6 mil pela catraca a mais é assumido pelas empresas de ônibus de ônibus. O equipamento é testado desde 2011 e retira um assento duplo do veículo.
As linhas que contam com ônibus nesta configuração são:
707A/10 Jd. Ângela – Metrô Praça da Árvore
8012/10 Metrô Butantã – Cidade Universitária
8022/10 Metrô Butantã – Cidade Universitária
106A/10 Metrô Santana – Itaim Bibi
175T/10 Metrô Santana – Metrô Jabaquara
5108/10 Jd. Celeste – Term. Pq. D. Pedro II
5109/41 São Mateus – Metrô Tamanduateí
9501/10 Terminal Vila Nova Cachoeirinha – Paissandu

8700/10 Terminal Campo Limpo – Praça Ramos de Azevedo
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

6 comentários em Embarque em ônibus com duas catracas é 38% mais rápido, diz estudo da SPTrans

  1. Logo logo nem banco vai ter nos ônibus (exceto os reservados) para que os passageiros se espalhem mais rapidamente (e caiba mais gente em menos ônibus…). Além do mais, se de um lado vai com bilhete e do outro quem paga em dinheiro, então para que respeitar a fila fora dos veículos, afinal nem sempre o cobrador esta dentro do ônibus quando os passageiros estão embarcando (já arrumei confusão com fiscal de linha por causa disso, pois não deixei ninguém passar na minha frente, afinal, se respeitou a fila fora do ônibus, também vai respeitar dentro), mas dessa forma, não tem motivo para respeitar filas nem nada…No final das contas estão fazendo de tudo quando é paliativo para não fazer o certo, que são os corredores segregados…

    • É …BEM LEMBRADO! O MALUF, QUANDO FOI PREFEITO CHEGOU A SUGERIR ESSA ABOMINAÇÃO! DEVE TER FUMADO HAXIXE, IMPORTADO LÁ DA TERRA DELE…Q TMB É A DOS ANCESTRAIS DO KASSAB…DE MÁ QUALIDADE…ONDE JÁ SE VIU ESSA ZICA…EU HEIN! AQUI NÃO DEMORA, E OCORRERÁ ISSO MESMO…DEUS NOS DEFENDA! E OS MICROS DA SAMBAÍBA DOS QUAIS JÁ COMENTEI AQUI VÁRIAS VEZES…Q ESTÃO “VENCIDOS”, COM MAIS DE 10 ANOS DE USO, TEM UMA SÓ PORTA, SEM COBRADOR, É ÓBVIO…E SUJOS NA MAIORIA DAS VEZES E COLOCADOS EM LINHAS DE GRANDE DEMANDA, NA AREA 2 OPERADA POR ELA E PELA “RICA” TRANSCOOPER/FÊNIX Q TEM OS CHAMADOS “MICRÕES”, COM 3 PORTAS, E MINI-ÔNIBUS DE DUAS PORTAS E ATÉ DEPENDENDO DA LINHA, VEÍCULOS CONVENCIONAIS DE 3 PORTAS E AUTOMÁTICOS, SEM CÂMBIO E COM MOTORES DIANTEIROS, CHASSI E MOTOR DA VW…COMO FICA ISSO HEIN SRs. HADDAD E TATO? COMO FICAMOS NÓS NESSA SITUAÇÃO LOUCA? ACORDA GENTE DA PMSP/SMT/SPTrans!

  2. Quem disse que isso é para tirar os cobradores de ônibus está muito enganado ainda sobra serviço para cobradores de onibus como pagamento em dinheiro, Bilhete Passe Livre e validação de bilhetes comum sem credito até 2 vezes e Já conseguimos 80 assinaturas faltam 20 assinaturas para a gente dizer para o prefeito Haddad ESTATAL JÁ abaixo assinado pela criação da Empresa estatal de Onibus em São Paulo para operar as linhas deficitarias, sistema PAESE em caso de greve das empresas de onibus urbanos, Metrô, CPTM e eventos entre no site e vamos assinar galera não é necessário fornecer nenhum documento.
    https://secure.avaaz.org/po/petition/pela_criacao_da_Empresa_estatal_de_Onibus_em_Sao_Paulo/?copy

  3. Deveriam ser maioria as linhas com 2 catracas,aqui na area 3 ainda nao tem infelizmente.

  4. Amigos, boa tarde.

    Noooooooooossa !

    Que absurdo, quanto atraso.

    Todo o mundo eliminando catraca e Sampa dobrando o numero de catraca e ainda acha que esta abafando.

    Quanta incompetencia.

    Tirando as catracass e aquele monte de ferroo retorcido cabe no minimo mais 4 pessoas sentadas, sem contar a diminuicao no tempo de parada.

    Vamos pensar grande e fora da caixinha, catraca ija era.

    Lembrem-se a eletronica esta mega desenvolvida.

    Evoluam tambem.

    Att,

    Paulo Gil

  5. acharbancos nos onibus em sp ta dificil!onibus grande sem assentos!melhor pequenos e com assentos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: