Funcionários da Viação Cidade de Mauá vivem incertezas

ônibus

Ônibus da Viação Cidade de Mauá. Funcionários vivem com incertezas em relação à manutenção de empregos e pagamento de direitos trabalhistas.

Funcionários da Viação Cidade de Mauá vivem incertezas
Além dos empregos, trabalhadores têm medo de perder direitos trabalhistas. Direção da Viação Cidade Mauá disse que vai tentar garantir os postos de trabalho, mas afirma que receitas da companhia foram prejudicadas.
ADAMO BAZANI – CBN
Com o fato de a empresa Suzantur, contratada emergencialmente em Mauá, no ABC Paulista, assumir mais linhas de ônibus ainda com os funcionários que eram da Viação Estrela de Mauá (que disputa judicialmente o lote operado pela Leblon Transporte), o temor dos trabalhadores da Viação Cidade de Mauá – VCM em relação a empregos e direitos trabalhistas aumentou ainda mais.
A Viação Cidade de Mauá e a Leblon Transporte de Passageiros foram descredenciadas do sistema municipal depois de uma sindicância que apontou que as empresas teriam feito consultas não autorizadas a alguns dados do sistema de bilhetagem.
A sindicância é contestada na Justiça e há um parecer da Corregedora Geral do Município, Thais de Almeida Miana, de 27 de junho de 2013, que levou em conta os argumentos da Leblon, mostrando que as consultas não só foram autorizadas, mas que houve um treinamento pela prefeitura para o procedimento. A corregedora indicou a necessidade realização de uma nova sindicância, o que não foi seguido pelo prefeito de Mauá, Donisete Braga.
No dia 18 de outubro, Donisete rompeu os contratos com a Leblon e a Viação Cidade de Mauá e no dia 19 de outubro começou a circular em cinco linhas da VCM a empresa emergencial Suzantur, com ônibus que eram da Oak Tree, empresa que faliu em São Paulo, e que ainda possuem os padrões operacionais e as cores do sistema da Capital Paulista.
A Leblon possui três garantias judiciais para a manutenção do contrato assinado em 2010. Uma liminar na Justiça em Mauá que atende mandado de segurança tornando nulos os efeitos do ato administrativo de descredenciamento e uma decisão no Tribunal de Justiça e outra no Superior Tribunal de Justiça que mantém o contrato.
Já a VCM – Viação Cidade de Mauá, por fazer parte de um grupo em recuperação judicial, possui uma decisão da Justiça do Amazonas, de 31 de outubro, que determina o rompimento do contrato emergencial da Suzantur, a retirada dos validadores das catracas dos ônibus da companhia de emergência e a não compensação das receitas obtidas pela Transportadora Turística Suzano Ltda.
No caso da Viação Cidade de Mauá, a prefeitura não acatou decisão do TJ-Amazonas, mesmo com a multa estipulada em R$ 30 mil por dia, e disse estar respaldada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
O prefeito de Mauá, Donisete Braga, se reuniu com o sindicato dos rodoviários do ABC e com trabalhadores e garantiu a manutenção dos empregos.
“Os trabalhadores podem ficar despreocupados, vamos garantir que eles sejam recolocados” – disse o prefeito em entrevista coletiva no dia que a Suzantur começou a operar.
No entanto, em caso de desligamento da Viação Cidade de Mauá, não ficaram claras as garantias de pagamento de direitos trabalhistas, como férias, depósitos do FGTS e INSS.
“Temos depósitos para receber. Se mandarem a gente embora, quem vai pagar? Só ouvimos que é para a gente procurar nosso direito. Mas isso demora muito. E mais, a Suzantur tá pegando linhas e não ta contratando ninguém da Viação (Viação Cidade de Mauá), só da Estrela (Viação Estrela de Mauá). Não vai ter espaço para todos nós” – disse um funcionário que, por questões de segurança, pediu para não ser identificado.
“Eu acho que isso tudo é um jogo para mandarem a gente embora mesmo sem pagar nada. Tá, vão garantir meu emprego. Onde? E mais, mesmo com meu novo serviço e meus direitos de anos de trabalho?” – contou o colega do funcionário que não pode ser identificado também.
VIAÇÃO CIDADE DE MAUÁ DIZ QUE TENTAR MANTER EMPREGOS, MAS ADMITE QUE CORTE DE RECEITAS PODE PREJUDICAR TRABALHADORES:
Nesta segunda-feira, dia 04 de novembro, o diretor da Viação Cidade de Mauá, Baltazar de Sousa Júnior, disse que a empresa vai fazer o máximo possível para garantir os empregos, mas reconhece que a queda de receitas por causa da entrada da Suzantur gera incertezas.
“Na verdade, voltamos a operar com toda a frota, porém nossa receita caiu muito devido aos carros da Suzantur que estão operando em nossas linhas. Sei que não conseguiremos suportar esse ‘corte’ de receita por muito tempo, mas enquanto a justiça não decide, nós vamos tentar manter os funcionários até o último instante para que eles não tenham prejuízo” – afirmou à reportagem o empresário Baltazar José de Sousa Júnior.
A Viação Cidade de Mauá voltou a operar as linhas que havia perdido, mas a Suzantur não foi retirada. Agora são sete itinerários operados pelas duas companhias de ônibus.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Gerson disse:

    Bater em cima da mesma tecla, de suspeitar da contratação de funcionários da finada Estrela de Mauá é demagogia. A Suzantur só aproveitou a mão de obra ociosa, que a momento, era dos então funcionários da VEM. Simples lei da oferta x demanda.

  2. marco disse:

    acho que as pessoas não querem nem fazer comentários ! Porque será? Será que alguém pode responder?

  3. marco disse:

    Me lembro que quando a Leblon entrou em Mauá foi bem aceita pelo povo apesar de ser uma empresa certificada e com padrão de excelência vem sido também perseguida! Porque? Ela teve quase 100% de aceitação em Mauá! Sua qualidade vem sendo comprovada! O que anda acontecendo?
    Agora percebemos que a tal Suzantur vem sendo vista de maus olhos pelo povo de Mauá.
    Vamos aguardar!!!!!! Que seja feita nestes casos a .Justiça Divina!

    1. simplesmente aquilo q esta sendo aprovado pelo povo pelos parametros de qualidade é rejeitado pelo Donizete Braga com um pretexto idiota que ninguem na prefeitura diz

  4. Michael disse:

    O jeito mesmo é esperar pra saber o que vai acontecer, eu até concordo com a saída da VCM, desde q entre uma empresa muito superior e que acabe com esse monopólio. Mesmo com os erros da VCM ali tem pai de família, e não seria justo eles serem prejudicados por conta disso, o mesmo vale para a Leblon.

  5. Esta Suzantur graças ao ex prefeito de São Paulo Gilberto TAXAB virou uma empresa de ônibus fretados pequena e ela só está sobrevivendo dos ônibus fretados da SABESP de Suzano, das industrias e Logisticas de Suzano e ainda vai contratar uma empresa desta para fazer uma empresa de ônibus urbano emergencial? faça meu favor o grupo Ruas tem mais estrutura de fazer uma empresa de ônibus urbano emergencial do que uma empresa de ônibus fretados pequena e o grupo Ruas está dando de 10 X 0 na Suzantur prestando serviços emergenciais na área 4 de São Paulo a região que faz divisa com Mauá.

  6. João Luiz disse:

    Qual o poder que este prefeito tem para garantir os empregos dos funcionarios da vcm?? Afinal esta empresa não é municipal !!

  7. marcos disse:

    Com certeza a Leblon foi e é vista com bons olhos pela população , se não opera melhor é por causa da prefeitura , que manda nos horários e na quantidade de ônibus em circulação , se alguém tiver dúvida vai lá no terminal , perto da entrada onde se credita o cartão tem uma porta sempre fechada é lá que fica a tal engenharia de tráfego ou liguem para o tal telefone 156 ou então vá até a SSU e procure o chefão da mobilidade urbana , para mim tudo isso é estratégia da ditadura petista para tirar a Leblon , talvez por atrapalhar a máfia do transporte , a vontade do osvaldo e do petralha donizete é colocar a estrela do pt em Mauá , estão fingindo que estão tirando a barão pra depois atacar a Leblon e voltar todo transporte para um único dono , bem parecido com Santo André , os argumentos do petralha do asfalto são fracos assim como foi a covardia do osvaldo nos últimos dias foi lá em quanto Mauá dormia e assinou um contrato com a estrela do pt em Mauá , com essa conversa de emergencial não existe , porque já tem quem opera o sistema o que está faltando é gerenciamento de quem entende de mobilidade urbana , coisa que a prefeitura não tem ninguém apto a exercer essa função , querem criar a tal de Mauatrans , isso é só mais um cabide de emprego para os companheiros , fora donizete não foi isso que o povo pediu e você andou falando em um jornal partidário do abc. O povo pediu qualidade , e não ônibus velhos desorganizados , aqui no bairro tem encontro de 4 linhas enquanto tem lugar que não tem uma opção.

  8. marco. disse:

    Realmente Marcos, é mais ou menos isto e ainda mais, o Prefeitinho ta querendo mostrar autoridade, ta se achando!!!!!!!!!!!! Mais acredite que a população vai acordar e quem sabe o reinado deste prefeitinho dure menos?

  9. josé carlos disse:

    Muitos atacam o prefeito donisete braga com certa razão pois querem tirar a leblon de mauá e deixar o sr. baltazar mandar em tudo, mas muitos se esquecem quem deixou o sr baltazar mandar e desmandar em mauá foi o sr leonel damo junto com seu queridinho josé carlos grecco que se mandou de mauá de tanta vergonha que passou de tento roubar e levar dinheiro do sr. baltazar.

  10. Ismael Junior disse:

    IMPEACHMENT NELE!!!!!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading