Prefeitura vai ter de dar explicações sobre extinção de linhas. Especialistas apontam erros da SPTrans

ônibus

Ônibus em São Paulo. Prefeitura vai ter de explicar as mudanças e extinções de linhas. Especialistas apontam erros da SPTrans

Prefeitura de São Paulo vai ter de explicar ao MP mudanças de linhas de ônibus
Especialistas dizem que SPTrans erra ao extinguir linhas sem oferecer contrapartidas
THIAGO BARBOSA CBN
Com Agência Estado
A Prefeitura será obrigada a se manifestar sobre as mudanças que promove nas linhas de ônibus de São Paulo. Um ofício encaminhado nesta terça-feira, pelo Ministério Público à SPTrans pede explicações sobre os motivos que têm levado à extinção e ao encurtamento de dezenas de itinerários de coletivos nos últimos meses. Muitos passageiros se dizem prejudicados pelas alterações, pois se veem obrigados a pegar mais ônibus para os mesmos percursos. O promotor de Habitação e Urbanismo Maurício Antônio Ribeiro Lopes disse que enviou o documento à SPTrans para entender o motivo por trás de cada mudança.
De acordo com o professor Mauro Zilbovicius, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a Prefeitura erra ao extinguir linhas sem oferecer boas contrapartidas, como novos corredores expressos. “Essas mudanças pontuais tendem a piorar a avaliação dos usuários, apesar de a SPTrans ver algum benefício econômico.”
Thiago Barbosa jornalista da Rádio CBN
Com informações da Agência Estado

26 comentários em Prefeitura vai ter de dar explicações sobre extinção de linhas. Especialistas apontam erros da SPTrans

  1. O povo tem muito que aprender a votar , sei que ainda podemos escolher o menos pior , o atual poder da ditadura não explica nada , está igual em Mauá , a ditadura está passando por cima de tudo quanto é ordem judicial.

  2. Querido amigo e jornalista Adamo Bazani,

    Bom Dia. Obrigado por prestar através de seu blog este serviço a população que necessita de maiores informações sobre o transporte público.
    Aqui na Área 3, a SPTrans também desativou algumas linhas e em contrapartida deixou muitos passageiros à pé e ainda superlotou outras linhas por conta desta “reformulação” ( Veja no link: http://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?4712 ) causando inúmeros transtornos aos moradores atingidos pelas mudanças. Muitos terão que descer no meio da viagem e pegar outra condução para chegar ao Centro. Uma série de absurdos que precisam ser cobrados.

  3. SR. REVOLTADO DA SILVA // 23 de outubro de 2013 às 15:26 // Responder

    Grande economia para a prefeitura, em DETRIMENTO ao conforto dos passageiros, parabéns SPTrans, parabéns aos TECNICOS FORMADOS em EXATAS QUE SE ESQUECERAM DAS HUMANAS… LAMENTÁVEL

  4. SR. REVOLTADO DA SILVA // 23 de outubro de 2013 às 15:27 // Responder

    Agora a prefeitura deveria RECRIAR a CMTC e ASSUMIR as linhas que foram DESATIVADAS, excelente oportunidade PREFEITO HADDAD.

  5. VOCES VAO VER O QUE A SP TRANS VAI FAZER NA AREA 4 VAI MUDAR E PREJUDICAR A VIDA DE MUITA GENTE FORA QUE NAO TEM EMPRESA DEFINIDA PARA OPERAR NA REGIAO

    • é verdade a area 4 sempre foi abandonada agora com as mudanças muita linha vai ser extinta e outras encurtadas como seria bom a viação sambaiba operar na area 4 teriamos uma empresa de qualidade na zona leste.

  6. Eu era Petista roxo, cheguei até me filiar no PT eu sempre defendi a administração do PT na PMSP por ter uma boa história na revolução dos transportes na gestão da Erundina de ter 40 onibus articulados da CMTC e na gestão da Marta por ter criado o Bilhete Unico nas eleições de 2012 eu acreditei que o Serra era pior do que o Haddad por ter abandonado a Prefeitura hj eu estou decepcionado com a administração do Haddad na Prefeitura o Prefeito Haddad está queimando o filme do PT na administração da Prefeitura só na reeorganização das linhas de onibus a administação do Haddad está acabando com muitas linhas de ônibus que tem passageiros vamos la povo vamos sair nas ruas pela REECRIAÇÃO DA CMTC JÁ.

  7. ACORDA SÃO PAULO VAMOS PRA RUA VEM PRA RUA VEM SÃO PAULO REECRIAÇÃO DA CMTC JÁ.

  8. só na cabeça da sptrans e do sr. haddad que extinguindo varias linhas iria melhorar pelo contrario só piorou agora passageiros são obrigados a descer no meio do caminho e tendo que pegar outras linhas superlotadas aff… já não tinha linhas suficiente agora piorou de vez nesse pais tem muita gente formada com diploma e incompetente e muita gente inteligente sem formação e sem diploma…… e somos refens dessa grande maioria formada com diploma e incompetente………..

  9. O prefeito Haddad vendeu a alma as empresas, as mudanças são de tamanha arbitrariedade, que chega a ser ditadora e imoral, estas mudanças são retaliaçoes elaboradas por este ditador vingativo do secretario de transporte, porque todos lembram da sua contriariedade quando teve que abaixar as passagens, so tem uma solucao a cassação do prefeito que abandonou a cidade nas maos de inescrupulosos, vaidosos, que estao negociando dinheiro com o sofrimento da populacao, o povo precisa sair as ruas e pedir a renuncia deste traidor Haddad

  10. Nem quero estar nos pontos de ônibus na próxima segunda-feira, quando a SPTrans fizer uma revolução na área 4. Extinção de linhas, novos itinerários, tudo de uma vez, acho que é uma mudança muito drástica de uma só vez. Outra dúvida é quando a qualidade dos veículos, pois, se a Novo Horizonte for operar certas linhas, vamos ter pequenos veículos operando linhas que – no mínimo – deveriam ter articulados. Vou até sair mais cedo de casa, lamentável…

  11. Usava há anos a linha 702P Term Penha-Pinheiros, os ônibus estavam sempre cheios, mas, de qualquer forma era melhor do que ficar esperando um ônibus pro Term Pq D Pedro e lá, ter de ficar esperando outro ônibus que vá pra Pinheiros, além de ser extremamente cansativo ter de ficar esperando por um segundo ônibus, o tempo que se gasta é pelo menos trinta minutos a mais em cada percurso. A população não foi avisada e, mesmo depois de um mês, ainda encontramos pessoas nos pontos, esperando por um ônibus que não vem mais. A mesma reclamação que faço, tenho ouvido de várias pessoas em pontos diferentes da cidade. A prefeitura tem gasto muito dinheiro, promovendo as vias de ônibus, vangloriando que os percursos de ônibus estão muito mais rápidos do que os feitos de automóveis, mas, ninguém faz qualquer comentário de que agora a população perde tempo esperando pra se fazer baldeações, quando antes, podia fazer o percurso em um único ônibus. Tristíssima a situação da população que depende dos ônibus metropolitanos em São Paulo.

  12. Muita gente já estava reclamando, agora então… o povo irá se deparar com ônibus de ‘curto-itinerario’ na estação guaianases da cptm, pois no trem da tão falada linha 11 ninguem entra, é pra poucos de tão lotado, e das 4 linhas para o parque dom Pedro que aqui circulam só deixaram a 3686/10, que faz 1:20 de viagem. Já a ‘expressa’ 4339/10 foi alterada e agora irá somente ao Tatuapé! Não faz sentido nenhum e para piorar, as demais (3406, 3405) que eram menos demoradas que a linha 3686/10, também saíram. o povo não vai aceitar isso não aqui na segunda feira!! Como pode o bairro de Guaianases, que não pode se servir do trem devido a superlotação já vinda do interior, ficar sem linha rápida para o parque dom Pedro?????

    • Concordo com você.. Pra falar a verdade a 3686 é nossa única opção direta para o centro agora já que a 312T vai só até o Terminal Carrão. Só discordo quando você disse que a 3686 é mais demorada. Não acho. Os percursos pelo parque do carmo e terminal vila carrão são bem mais demorados e carregados do que o percurso que a 3686 cortando pela águia de haia e radial. Mas enfim já que você falou sobre o sistema ferroviário, creio que o pessoal do José Bonifácio vai ser muito afetado também já que a tradicionalíssima 3750 vai pro saco também. Semana que vem promete muita confusão… Fora NOVO HORIZONTE (HAPPY PLAY)….

  13. Parabéns aos técnicos da SPTrans,ao senhor prefeito e a esse secretario que não conhece nada de transportes,com essas mudanças promovidas eles só estão conseguindo colocar mais carro e moto nas ruas,só piorar o que esta um caos ,o que tem que deixar de ir ao centro são os carros e as motos e não os ônibus ,só com uma boa oferta de transportes a população vai deixar o carro e encarar o busão do jeito que ta a situação so vai piorar,ja estou começando a sentir falta da gestão do finado PITTA pois nessa época pelo menos onde eu moro tinha mais de um ônibus para ir ao centro e de empresas diferentes que gerava uma concorrência sadia e dava opção de pegar o melhor ,hoje ta um caos com os consórcios e vai ficar uma calamidade com as sociedades de proposito especifico.

    • JOSÉ LUIZ VILLAR COEDO // 24 de outubro de 2013 às 13:15 // Responder

      Eu tmb meu caro! na época do finado Pitta, tínhamos muitas linhas, umas três ou quatro fazendo basicamente o mesmo itinerário…hj depois de Marta, Serra, Kassab e agora com o Haddad, tá osso! O Haddad é bem intencionado…aparentemente mas ele tem q ficar de olho nos vícios da SPTrans e seus “acertos” com essas empresas mortas de fome e essas COOPERPCCs da vida, choronas e mendigas…Aqui no Jaçanã, área 2, Zona Norte, as coisas ficaram muito difíceis da época da Marta em diante, desde maio de 2003…muito ruins mesmo…hj pra ira a Santana, principal bairro da Zona Norte, o Centro da Zona Norte, precisamos pegar 02 ônibus…pra ir a Vila Medeiros, desde Agosto de 2010, e q é aqui ao lado, tmb, dois ônibus, graças ao Kassab e sua benevolência com a Transcooper / Fênix…área 2…Linha 121G/10- Seccionada no Metrô Tucuruvi-Pq. Novo Mundo / Metrô Tucuruvi…é a atual denominação desde 21 de Agosto de 2010…e a Vila Guilherme…outra zica, tmb ao lado…separada de nós aqui, pela Vila Medeiros e pelo Tucuruvi, dois ônibus, e desde Sábado, dia 19 de Outubro desse ano de 2013, mais distante…linha 172T/10- EXTINTA! Vila Nova Galvão/ Metrô Brás…Temos ônibus pra V. Guilherme mas só até o Center Norte e partes da av. Luiz Dumont Villares…Ataliba Leonel e tal…pra Joaquina Ramalho, q é o centro do bairro lá, NADA!!!!! ESPERO Q INVESTIGUEM ISSO E Q O PREFEITO VEJA BEM O Q A SPTrans e essas empresas e cooperativas andam fazendo!

      • Numa tacada so ano passado extinguiram a linha 178C ( Edu Chaves – Lapa), e fizeram a 175P – Edu Chaves – Ana Rosa, virar Santana – Ana Rosa e 701U – Jaçanã – Butantã USP virar Santana – Butantã USP .No lugar das 3 criaram uma única linha, a 2011 – Edu Chaves – Santana; Uma linha pra substituir três, com carros em número reduzido, desde então virou caos. Alem desse linha passar lotada, a outra única opção ( linha 1767 – Edu Chaves – Tucuruvi ) fica lotado pra quem mora na região do Edu Chaves, Jaçanã. Fora outros encurtamentos. Hoje praticamente quem mora na região Jaçanã, Tremembé, 90% das linhas vão apenas para Santana ou Tucuruvi.

  14. O MAIOR ABAIXO ASSINADO DE TODOS OS TEMPOS EM DEFESA DO TRANSPORTE PUBLICO DE SÃO PAULO JÁ ESTÁ NO AR ASSINEM PELA REECRIAÇÃO DA CMTC A GENTE PRECISA DE 6 MILHÕES DE ASSINATURAS. http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/28450

  15. JOSÉ LUIZ VILLAR COEDO // 24 de outubro de 2013 às 17:33 // Responder

    É hj parei pra pensar em como as linhas de ônibus de São Paulo-SP, são sem padrão…linhas da área 1, começando com números 9 e 8 e só umas duas, recentes, com numero 1, q é o certo! 199D/10 E 1017/10…Linhas da onde eu moro, área 2 começando na sua maioria com numero 1…ao invés de ser com o 2…e tem a linha q começa com num. 3, a 351F/10 e seu atendimento, 351F/41…e assim sucessivamente! a prefeitura já q diz esta arrumando isso também deveria fazer logo a mudança como deveria ter sido feita na época do Interligado, em 2003, isso sim e tmb, multar quem descumpre os padrões de cores das palacas de itinerário dos ônibus, laterais e do para-brisa…Sacomã, é verde escuro e eu ontem vi um ônibus de lá, de uma linha operada pela VIA SUL, com o itinerário, em cinza, aonde estava escrito na placa, “Term. Sacomã” ! Sacomã é área 5, verde -escuro pô! cinza é o Centro, aonde eu estava, próximo do Mercadão Municipal…ou seja, criaram um padrão em 2003 e ninguém dá importância…aí fica difícil se orientar…são pequenos detalhes mas q fazem diferença! e gerariam lucros com multas em quem os descumprisse! acorda SPTrans!

  16. Andre, morador revoltado da Cid. Tiradentes. // 25 de outubro de 2013 às 00:36 // Responder

    Isso e 40 absurdo moro na Cidade Tiradentes ha 26 anos, lembro quando a linha 3781 – 10 chegou com a extinta CMTC no Texteis mais conhecido como 81 com o intinerario Metro Tatuape e a rebeliao que foi causada para trazer o final aqui para o 81 com fiiscal e tudo dentro da casinha’ e alguns anos depois a ex – prefeita Luiza Erondina trazer com a sua gestao a empresa de onibus Fioravante e muitas linhas como as 309T – 10, 374T – 10, 3538 – 10, 3539 -10 e altercao de algumas linhas como a 3781- 10 que passou a ser Metro Penha e o 3320 – 10 que se tornou Metro Tatuape, hoje ver ser degrada por uma empresa que se denomina especialista em transporte (SPtrans ) fazer a cacada que esta fazendo para beneficiar empresas, como retirar essas linhas de seu local de origem para centralizar dentro de um Terminal sem consultar os usuarios, que vao ter que pegar mais uma coducao para chegar em seu local de trabalho tendo de acordar mais cedo para saciar a vontade de quem nao entende nada de transpote publico.
    Bem como eu que saio do 81, com a linha 3781 – 10 Metro Penha, desembarco na Ragueb Choff e embarco em qualquer uma das 6 linhas de Term. Sao Mateus, desembarco no final e embarco na linha 284 Term. Santo Andre e desembarco no final e embarco na linha 101 Term. Vila luzita desembarco no final e ando 10 minutos de a pe para em fim chegar ao meu local de trabalho, agora vou ter de ultilizar mais uma linha que pode me tirar da cama pelomenos uma hora mais cedo por incopetencia de uma prefeitura que nao consegue nem criar empregos na regiao e agora quer tirar tudo o que conseguimos em anos, pois e levo 3 horas e meia mais ou menos para chegar no trabalho agora ou eu saio mais cedo de casa ou mudo para o emprego de mala e cunha pois ja saio de casa as 04:40 e chego as 20:30.
    Chega de ipocresia Isso e coisa de quem nao anda de transporte publico e sim de quem anda em Helicoptero, Carro oficial pago por aqueles que sim, anda que nem sardinha enlatada no transporte publico.

  17. Em janeiro de 2013, por determinação da SPTRANS, a tradicional linha de ônibus Penha/ Ceasa (278 A) foi encurtada, praticamente na calada da noite, de uma semana para outra, seu ponto final passou a ser o metrô Santana.
    Com tal medida, passei a gastar mais tempo para chegar ao meu trabalho na Vila Leopoldina, ou seja, de 2 horas passei a gastar 3 horas, fato que tornou esse percurso inviável para mim.
    Alertei a ” SPTRANS” através das minhas reclamações no site, também recorri a ” Ouvidoria da Prefeitura”, porém, não obtive êxito no atendimento da minha solicitação.
    Como resposta, recebi várias mensagens pomposas, sem nexo, sem empatia…..
    Desse modo, como outros tantos usuários dessa linha, meu único recurso foi voltar a utilizar o metrô, como meio de locomoção até meu trabalho.
    Passado 10 meses após a alteração dessa linha, é fácil perceber a diminuição de passageiros e o aumento de intervalo entre um ônibus e outro, ou seja, esse novo trajeto não tem serventia, para a maioria de seus antigos usuários.
    Aproveito o espaço, para parabenizar a SPTRANS pela imbecilidade, pelo total despreparo em lidar com questões tão importantes como a do transporte público em São Paulo.

  18. Sptrans maldita nos da rea 3 queremos de volta as linhas 3574 e 702P cade Sptranstorno?

  19. Amigos,boa noite.

    Não precisa explicar extinção de linha Lata, zig zag e sobreposta.

    Precisa explicar porque estão fazendo coisa errada, isso sim

    Aliás, o que precisa é incluir nesse pacote, a extinção da fiscalizadora.

    Att,

    Paulo Gil

  20. Professor Pardal REVOLTADO!!!! // 25 de outubro de 2013 às 22:43 // Responder

    A idéia da SPTrans é encurtar as linhas e com o tempo extingui las assim como fizeram com a 208A tradicional Penha Lapa que encurtaram para o METRÔ CARRÃO e assim mataram a linha e será assim com as demais linhas encurtadas, enfim, a história irá falar sobre as consequencias destes erros que ANALISTAS da SPTrans fazem pois eles próprios não USAM TRANSPORTE COLETIVO.

  21. QUERO DE VOLTA A LINHA 3750 -1O JA TA FAZENDO FALTA! QUANTA SAFADEZA ISSO!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: