Salvador tem Memorial Educativo dos Transportes

ônibus

ônibus

Miniaturas de ônibus no Memorial do Transporte na Unidade do Sest/Senat “Gontran Guimarães”, em Salvador, na Bahia. Espaço é uma forma de mostrar a crianças e adolescentes como a região se desenvolveu e levantar discussões para atitudes em prol de um futuro melhor. Divulgação: Sest/Senat

Salvador tem memorial educativo sobre transportes
Espaço é voltado para profissionais, admiradores, educadores, crianças e adolescentes
ADAMO BAZANI – CBN
Conhecer a história é fundamental para entender o presente, aprender com os erros e acertos, e criar ações para um futuro melhor.
Mas a leitura de livros, a frequência às aulas e as formas tradicionais de ensino não são as únicas maneiras de conhecer a história de uma cidade, País ou mesmo do desenvolvimento humano.
Pela memória de alguns setores, que estão ligados ao dia a dias das pessoas, também é possível saber como os costumes, as relações, a sociedade, a urbanização, a política e a economia evoluíram.
Os transportes estão presentes na vida das pessoas, nas relações políticas e podem refletir milhões de histórias pessoais e vários contextos de época.
Resgatar a memória dos transportes é ajudar um pouco a entender como as cidades e o país chegaram a atual situação.
E uma das iniciativas para isso vem do Sest/Senat em Salvador, que criou um Memorial dos Transportes para mostrar o desenvolvimento da região a jovens e adolescentes, conforme explica a nota da entidade:
“Tendo por objetivo divulgar a história do transporte no país e a colaboração do Sest Senat para a classe trabalhadora em transporte e disseminar os serviços assistenciais do setor do transporte contribuindo na educação do trânsito dirigido às crianças, o Sest Senat unidade Gontran Guimarães em Salvador, no bairro da Pituba, criou o memorial educativo do transporte para visitação pública, aos cuidados de André Moreira Gross.
O Memorial expõe miniaturas de veículos de transportes e fotografias, que remete aos primórdios do setor, desde a carroça até os dias atuais, com a descrição da história do transporte, além de disponibilizar para os visitantes jogos educativos sobre o trânsito. Estão sendo realizadas visitas piloto de alunos com idades entre 09 e 13 anos que contribui para adquirirem mais conhecimentos sobre a história do transporte e o trânsito. As professoras avaliaram o Memorial como um excelente espaço para ampliação das aulas sobre o trânsito que são ministradas no local.”
EVENTO QUE É PARTE DO CALENDÁRIO TURÍSTICO DE SÃO PAULO FAZ PESSOAS PASSSEAREM PELA HISTÓRIA DOS TRANSPORTES:
Tradicional na cidade de São Paulo, o evento VVR “Viver, Ver e Rever”, organizado pelo “Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro” permite que as pessoas possam viajar pelo passado contemplando ônibus e caminhões antigos preservados e restaurados por colecionadores, apaixonados e por empresas de ônibus e transportadoras de carga.
Em cada veículo, a expressão de épocas diferentes que leva conhecimento e desperta saudades.
A VVR teve início em 2004, na garagem da empresa de ônibus de fretamento, “Expresso Redenção”, pelo sonho do presidente e fundador do Clube, Antônio Kaio Castro, em reunir os preciosos acervos que cada empresário possui, mas que ficavam “escondidos” em garagens e galpões.
Desde 2007, o evento é realizado no Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona Oeste da Capital Paulista, e faz parte desde 2011 do Calendário Turístico Oficial do Estado de São Paulo.
Em 2013, a exposição ocorre nos dias 09 e 10 de novembro, que são sábado e domingo. A entrada é gratuita e o patrocínio é da Mercedes Benz, mas o visitante pode contemplar várias marcas e modelos.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

3 comentários em Salvador tem Memorial Educativo dos Transportes

  1. José Amâncio da Silveira // 7 de outubro de 2013 às 09:59 // Responder

    Sou educador no ABC e acho excelente espaços alternativos sobre história. Houve aqui em Santo André uma exposição de miniaturas de ônibus e relembrei muita coisa da região. Pena que não deu para levar alunos.
    Parabéns ao pessoal de Salvador e fiquei interessado nessa exposição de São Paulo.

  2. Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) // 7 de outubro de 2013 às 15:00 // Responder

    Eu achei muito bonitas as replicas destes ônibus, eu já tive a oportunidade de ver algumas daqui da Capital Paulista. há alguns anos 2001 o Shopping Center Norte expor as replicas clássicas do Caio Vitória Articulado B58, iguais aqueles que ainda operam no Corredor ABD. Eu sempre quis fazer uma coleção destas replicas… Valeu!

  3. Amigos, bom dia.

    1) Memorial Educativo dos Transportes

    Espero que, TAMBÉM, faça parte desse acervo a história do Metrô de Salvador e seus 20 anos de atraso.

    Se não incluíram, incluam, pois esta é uma pérola dos transportes soteropolitano, e as crianças precisam ter conhecimento desta atrocidade administrativa.

    2) VVR – 2013, acredito que todos estão contando os dias, será um prazer visitar.

    Quem nunca, foi eu recomendo.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: