Conheça as melhores empresas de ônibus do País, segundo ANTP

ônibus

Medianeira Dourados foi considerada uma das melhores empresas de ônibus do País, de acordo com ANTP. Viação Nossa Senhora da Lourdes, Leblon Transporte, HP Transporte, Mobibrasil e Piracicabana também conquistaram premiação

As melhores empresas de ônibus do País
ANTP divulga relação de transportadoras de passageiros que ganharam o Prêmio de Qualidade após severo processo de avaliação
ADAMO BAZANI – CBN
Numa época que a mobilidade urbana se torna ainda mais necessária e ganha as discussões no dia a dia das pessoas, estando presente inclusive na reivindicação das vozes nas ruas, destacar o trabalho de empresas de ônibus que prestam serviços com qualidade é tão importante quanto denunciar as companhias que ainda deixam muito a desejar no atendimento à população.
Isso porque estas empresas se tornam referências em operação que podem servir de modelo para melhorar o deslocamento das pessoas em todo o País.
A ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos realizou a nona edição do prêmio ANTP de Qualidade.
A premiação é uma das mais sérias e reconhecidas de todo o País e o processo de avaliação dos participantes é rigoroso, respeitando os mesmos critérios do PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade, baseados no MEG – Modelo de Excelência em Gestão, da Fundação Nacional de Qualidade.
A lisura, idoneidade, transparência e honestidade das empresas são alguns dos pontos necessários para as companhias participarem da premiação.
Além de responderem um minucioso questionário, as empresas de ônibus para conseguirem participar precisam apresentar documentos que comprovam que elas respeitam as leis e estão em dia com as obrigações fiscais e trabalhistas. Entre os documentos estão:
– Certidões Negativas de Débito
– Certificado de Regularidade de Situação Junto ao FGTS
– Certidão Conjunta expedida pela Receita Federal do Brasil e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional
– Certidão Negativa de Débitos junto ao INSS.
Após a análise destes documentos e do questionário, os examinadores da ANTP visitam as garagens e sedes administrativas para verificarem se o que as empresas responderam se aplica na prática.
Entre os critérios avaliados estão gestão da liderança, qualidade operacional, o relacionamento com os passageiros e sociedade, gestão de pessoas, comprometimento ambiental e até mesmo saúde financeira.

A premiação divide as empresas em categorias de acordo com o tipo de operação. Há troféus ouro, prata e bronze que são entregues de acordo com a pontuação alcançada pelos participantes Confira:

EMPRESAS DE ÔNIBUS URBANAS E RODOVIÁRIAS:

– TROFÉU OURO:

Medianeira Dourados Transportes Ltda – Dourados/Mato Grosso do Sul

Viação Nossa Senhora das Graças – Rio de Janeiro/Rio de Janeiro

– TROFÉU PRATA:

Leblon Transporte de Passageiros Ltda – Fazenda Rio Grande/Paraná (possui filial em Mauá, na Grande São Paulo)

Viação Nobel Ltda – Fazenda Rio Grande/ Paraná (pertence ao Grupo da Leblon, mas concorreu separadamente)

Viação Nossa Senhora de Lourdes S.A. – Rio de Janeiro/Rio de Janeiro

H.P. Transportes Coletivos Ltda – Goiânia/Goiás

Mobibrasil Transporte São Paulo Ltda – São Paulo/São Paulo

Viação Urbana Ltda – Fortaleza/Ceará

– TROFÉU BRONZE

MTU – Medianeira Transporte Ltda – Ijuí/Rio Grande do Sul.

Transportadora Itamaracá Ltda – Abreu e Lima/Pernambuco

Viação Piracicabana Ltda – São Vicente/SP.

OPERADORAS DE SERVIÇOS DE FRETAMENTO:

– TROFÉU BRONZE (o único alcançado nesta categoria)

Vésper Transportes Ltda – Limeira/SP

OPERADORAS METROFERROVIÁRIAS URBANAS E METROPOLITANAS:

– TROFÉU PRATA (o único alcançado nesta categoria)

TRENSURB – Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. – Porto Alegre/Rio Grande do Sul

ÓRGÃOS GESTORES DE TRANSPORTE E TRÂNSITO:
– TROFÉU PRATA (o único alcançado na categoria)

BHTRANS – Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S.A. – Belo Horizonte/MG.

EMPRESA REFERENCIAL DE EXCELÊNCIA:

CETURB/GV – Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória – Vitória/Espírito Santo.

As empresas têm acesso aos exemplos de todas as participantes, o que pode trazer ideias e novos modelos de operação melhorando os serviços para a população.
A cerimônia de entrega de premiação vai ser no dia 08 de outubro durante o 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, em Brasília.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

23 comentários em Conheça as melhores empresas de ônibus do País, segundo ANTP

  1. Piracicabana São Vicente, segundo alguns, nem mereceria troféu bronze.
    Mas melhorou em relação ao que foi até 2006.

  2. E agora meus amigos que tanto defendem a CPTM e o METRÔ??? O que tens à dizer??? A Leblon tem que ficar em MAUÁ, FORA ESTRELA DE MAUÁ, A LEBLON GANHOU DE FORMA JUSTA A LICITAÇÃO.

  3. Amigos, boa noite

    Isso ai tá mais pra pré qualificação para participar de edital de licitação do que premiação de qualidade.

    “A lisura, idoneidade, transparência e honestidade das empresas são alguns dos pontos necessários para as companhias participarem da premiação.
    Além de responderem um minucioso questionário, as empresas de ônibus para conseguirem participar precisam apresentar documentos que comprovam que elas respeitam as leis e estão em dia com as obrigações fiscais e trabalhistas. Entre os documentos estão:
    – Certidões Negativas de Débito
    – Certificado de Regularidade de Situação Junto ao FGTS
    – Certidão Conjunta expedida pela Receita Federal do Brasil e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional
    – Certidão Negativa de Débitos junto ao INSS.
    Após a análise destes documentos e do questionário, os examinadores da ANTP visitam as garagens e sedes administrativas para verificarem se o que as empresas responderam se aplica na prática.
    Entre os critérios avaliados estão gestão da liderança, qualidade operacional, o relacionamento com os passageiros e sociedade, gestão de pessoas, comprometimento ambiental e até mesmo saúde financeira.”

    Isso é uma premiação jurídica, onde já se viu dar premio com base em certidõe snegativas.

    Lamentável.

    Empresa que merece ser premiada é aquela que o passageiro vota, avalia, pontua.

    A VOZ DO PASSAGEIRO É O PREMIO DO BUZÃO.

    Pra mim esse prêmio não vale.

    Quero ver é o boca a boca no ponto do Buzão no horário de rusch, ai sim.

    Que vença o melhor.

    Esse premio só serviu para a Leblon, anexar nos processos judiciais nas quais é demandada pela PMM.

    Alia PMM, veja só A LEBLON É PREMIADA.

    Essa ação já naufragou.

    GLUB GLUB

    LEBLON É PREMIADA.

    No mais, o que vale é a opinião dos passageiros.

    SERÁ QUE ALGUMA SAÍ PREMIADA ????

    Até os carros novos da Mobibrasil na 577-T já foram substituídos pelos velhos e bom Apachezinhos, como é possível ganhar prêmio.

    A desculpem esqueci, é premiação jurídica, nesse caso as certidões comprovam.

    Att,

    Paulo Gil

    • Prezado Paulo, sempre acompanho seus comentários aqui no Blog do Adamo, então me senti na obrigação de elucidar um pouco melhor essa questão do “prêmio jurídico” hehe. O que talvez não tenha ficado claro na reportagem, é que o prêmio ANTP de Qualidade, é um prêmio de GESTÃO. Ou seja, a parte operacional é um dos pontos avaliados pelo prêmio, e que resultado em grande parte da pontuação. Porém outras ações são consideradas para garantir que a empresa reconhecida seja não apenas eficiente, mas sim eficaz. A questão das certidões, faz parte apenas do processo de candidatura das empresas, e não conta ponto nenhum durante a avaliação. Serve apenas para garantir que uma empresa que não esteja em dia com a sociedade, seja premiada, o que seria uma coisa no mínimo estranha. E por último, é obvio que existem empresas que detém qualidade em seus processos de operação ou na gestão de seu negócio tão boas quanto as vencedoras do prêmio, porém infelizmente muitas destas empresa não adotam o modelo MEG de gestão, e consequentemente não se candidatam ao prêmio.

      • Apolonio, boa noite.

        Obrigado pelo esclarecimento.

        Então retiro a expressão “prêmio jurídico”.

        Mas que tá meio confuso tá.

        Valeu !

        Att,

        Paulo Gil

  4. Conheço os serviços da LEBLON na região metropolitana de Curitiba e considero que ela deveria ter ganho o trófeu ouro mesmo porquê tem prestado excelentes serviços na região de Mauá mesmo com todo o império PTralha contra ela! Por outro lado me cabe uma pergunta! Cadê as empresas da região Sul do Brasil nesse round da ANTP ? Por acaso a região Sul não faz mais parte do Brasil e não nos avisaram ? Aqui temos excelentes exemplos de empresas! Ah… me esqueci! Essas empresas NÃO fazem parte de grandes grupos econômicos e também não fazem parte parte da panelinha comandada dentro da diretoria da ANTP que coloca uma empresa de Dourados em primeiro lugar! Cadê as empresas de Curitiba? Manaus melhorou muito e nem UMA empresa! Cadê uma empresa da região de Recife (que não seja a Mobi que é uma das piores de lá!). Gente, cadê a capacidade avaliativa em N quesitos dentro da ANTP ? Qualquer usuário dessas e outras cidades caso tivessem a oportunidaded de VOTAR em fichas da ANTP distribuiddas aos usuários dos ônibus nos N teminais urbanos Brasil afora fariam AVALIAÇÕES completamente diferentes de certos resultados apontados pela ANTP que me cheiram a avaliações pagas! Ou seja você patrocina uma entidade para que esta fale bem de você! Ou será que estou enganado?

    • Prezado Marcos. Infelizmente muitas empresas não adotam o Modelo MEG de Gestão e com isso não aderem à ANTP e com isso não participam do prêmio. Em Curitiba a Leblon é a Nobel são as únicas empresas que utilizam este método de gestão. Historicamente nunca outra empresa de Curitiba participou do prêmio. Infelizmente, pois sei que hoje a Leblon é uma das empresas mais sólidas da região, a ponto de ‘se aventurar’ a abrir uma filial em Mauá com praticamente o mesmo porte da Matriz, o que se dá principalmente pelo seu modelo de gestão adotado.

      A Medianeira de Dourados, é um braço da Medianeira de Santa Maria, a qual venceu várias vezes o prêmio ANTP de Qualidade. O gerente de Dourados é o mesmo gerente que atuava em Santa Maria e levou todas as práticas para Dourados.

      Empresas como Viamão, Belém Novo, da região de Porto Alegre, etc que também já venceram o prêmio diversas vezes, e foram consideradas referencial de excelência, então não sei se participaram desta vez do prêmio.

      Vendo reportagens sobre a adesão das empresas aos métodos de gestão da ANTP e ao prêmio, percebe-se que geralmente cerca de 20 a 30 empresas participam. O que demonstra (no meu entendimento) um desinteresse por parte do segmento. Desinteresse esse que muitas vezes se reflete nos serviços prestados por elas.

      • Apolônio, boa noite.

        Gostei destas suas explicações.

        Vou pesquisar esse modelo de gestão MEG, pois eu não conheço.

        Acho que cabia bem aqui em Sampa na fiscalizadora e nas demais empresas.

        Mas isso em em 2099.

        Mas pelo visto tem muita empresa do Sul, por isso que dá qualidade; é o “Germany Sistem.”

        Tá explicado. Gostei.

        Concordo e adorei quando disse que a Leblon veio se “aventurar’ em Mauá.

        O lucro não cobre a encheção de saco.

        Abçs,

        Paulo Gil

  5. Mobibrasil São Paulo? Da o trofeu comediante de ouro para quem fez o ranking… o atendimento é péssimo, quem depende de linhas deles sabe. E o que eles fazem com o onibus pra economizar combustivel entao? Chega nas subidas é um sufoco (os de outras empresas sobe muito melhor), ai atrasa nao sabe por que. E o atendimento ao cliente deles não é só ruim, chega a ser revoltante.

  6. Luís Marcello Gallo // 17 de setembro de 2013 às 00:26 // Responder

    Será que ainda estarei neste mundo para ver empresas como EAOSA, Ribeirão Pires, EUSA, Cidade de Mauá, Triângulo, Imigrantes, Riacho Grande, etc., neste ranking?

  7. Prefeito de Mauá:

    – O que o senhor tem a dizer sobre o mérito da Leblon, uma empresa que esta mostrando serviço e não procura reconhecer.

  8. E por que a atual administração de Mauá luta para tirar a Leblon? Será porque não financiou a campanha deles?
    O povo de Mauá tem que tomar as ruas novamente contra tal atitude contra o povo por parte deste político que só pensam em ganhar dinheiro e nada mais.

  9. É pena que o nosso prefeito donizete não vê o que todos nós mauaenses sabemos. Fora estrela fora cidade de maua fora baltazar.

  10. Ué, no ranking da SPTrans a Mobibrasil está entre as piores e segundo a ANTP ela está entre as melhores. Vai entender…

  11. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA MOBIBRASIL SP trofeu prata!?!?!?! Só pode ser piada mesmo! ê mafiazinha!! Só nao vou dizer que é 100% mafia por causa da Leblon, senão…

  12. Tirando um ou outro resultado que podemos discutir, acho que a avalição é justa. A Leblon é muito elogiada pelos passageiros e boa mesmo. A Urbana Pernambuco também tive referências boas. A Piracicabana São Vicente melhorou….Só a Mobi mesmo acho que é a maior polêmica
    Grato

  13. E as empresas de transporte rodoviário intermunicipal e interestadual de passageiros? Não foram avaliadas?

  14. Valdir Moises Mazzeo // 17 de setembro de 2013 às 13:55 // Responder

    Veja ai a Leblon e a Nobel ganhou 02 pratas, por ser uma empresa de qualidade, e é o que está fazendo em Mauá servindo com excelência a Excelência, e ainda querem tirar ela de Mauá? Isso é justo? pesem nisso….E o ano que vem, com certeza chegam ao ouro, parabéns Leblon e Nobel pelo premio alcançado…

  15. Hei! Perai tem algo errado, pois a viaçao piracicabana de sao vicente nao merecia ter ganho nada. Essa empresa simplesmente nao presta, nao respeita os passageiros e nem os horarios! Digo isso como passageiro! A intersul deveria estar no lugar da piracicabana, pois o serviço dela e muito melhor!

  16. Piracicabana, levar o troféu de Bronze, mostra que essa pesquisa é uma piada, ou que o nível está baixo por ai…..

  17. É um absurdo a Medianeira aparecer nessa lista, ou o transporte coletivo das demais cidades é feito de carroça! Não é possível! Moro em Dourados e os ônibus são extremamente sujos e lotados o dia inteiro por que os horários são insuficientes. Tem ônibus com o piso furado que é possível ver o asfalto quando se olha para baixo. Os veículos quebram com frequência e já teve até um que pegou fogo no terminal. Até 2014 os ônibus eram extremamente velhos e mal conservados! Estou desolado com esse “prêmio”!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: