Oposição vence no Sindmotoristas e relacionamento com Haddad deve ser mais duro

Publicado em: 3 de setembro de 2013

Valdevan Noventa, Edvaldo Santiado

Valdevan Noventa, à esquerda, com Edivaldo Santiago (de barba), alvo de diversas denúncias e investigações. Relacionamento entre Sindicato dos Motoristas e Prefeitura de São Paulo pode não ser mais tão amistoso: Divulgação

Com vitória de oposição no Sindmotoristas, Haddad perde aliado
Sindicalista envolvido em denúncias será vice-presidente
ADAMO BAZANI – CBN
O relacionamento entre a Prefeitura de São Paulo e o Sindmotoristas, Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de São Paulo, pode não continuar tão amistoso.
Isso porque, a CUT, ligada ao PT de Fernando Haddad, tinha demonstrado apoio a Isao Hosogi, o Jorginho, que era da situação.
Jorginho foi derrotado pelo candidato de oposição, José Vandevan de Jesus Santos, o Noventa, que promete uma atuação mais dura.
Noventa teve 11 mil 681 votos contra 8 mil 292 votos de Jorginho. Votos brancos e nulos chegaram a 868.
Pouco mais de 2 mil 300 profissionais votaram na sede do Sindicato e em 34 garagens de ônibus.Foi a maior eleição da América Latina, de acordo com o Ministério Público do Trabalho, que teve de intervir no processo eleitoral.
As eleições eram para ser realizadas no dia 11 de julho, mas no dia 10, houve grandes tumultos: 17 terminais de ônibus foram fechados pela chapa de Noventa, prejudicando 750 mil passageiros, e na parte da noite a retirada das urnas foi marcada por tiroteio e pancadaria na sede do sindicato, na região da Liberdade, na capital Paulista.
As eleições foram transferidas para os dias 25 e 26 de julho, mas depois de um acordo com o Ministério Público do Trabalho e justiça trabalhista, o pleito só foi realizado nos dias 29 e 30 de agosto, com o uso de urna eletrônica.
O vice-presidente e diretor de finanças do novo presidente será Edivaldo Santiago, que já presidiu a entidade por quatro anos.
Tanto integrantes das chapas de oposição e situação foram alvos de denúncias de desvios de recursos, enriquecimento ilícito e nos últimos dois anos, a polícia investiga cerca de 20 mortes relacionadas ao trabalho sindical.
Adamo Bazani, jornalista da rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

  1. Pedro disse:

    Tomara que esta nova diretoria, combata este governo e esta Sptrans, que insiste em encerrar e alterar linhas, autoritariamente, já sera um bom começo, e bom este governo que se diz popular mas que não consulta o povo, quando faz os seus conchavos com as empresas, ter um sindicato contra, espero também que eles não vendam seus representados que são os trabalhadores como fazia a chapa anterior.

    1. Kaleb disse:

      Mas o sindicato nada pode interferir na autorização ou cancelamento de linhas, isso não está em sua alçada. Seu papel é único e exclusivo de representar os interesses dos trabalhadores no exercício da função. Caso alguma questão operacional afeta as condições de trabalho dos motoristas, ai sim, eles podem intervir de alguma forma, como por exemplo, linhas com muitos assaltos, ou com viário ruim que afete a saúde do motorista.

  2. Ana Souza disse:

    Bom dia Adamo á tds blog,pra tds verem comos operadores esta insastifeito com sindicato que estava este tempo td ai não fez nada ,olha exemplo olha ai ook tree esta de greve ate hoje,pra que eles pagam sindicato ,td mes desconta no holerite pra ter seus direito garantido ,ate agora nada e tem mais quero ver que eles vão fazer nh itaquera brasil, monte de operadores trabalhando sem registro,só com carteirinha provissoria ,ja tem duas batalhas pro novos sindicatos correrem atras do direito destes trabalhadores.eu converso com varios operadores eles me falam que voltaram na chapa oposição pq, o sindicato que estava prometia monte de coisa não fez nada,que revoltaram eles foi questão do participação de lucro,convenio medico de má qualidade,e salario á mais para os motoristas dos articulado e biarticulados que não foram atras, e cesta basica das piores,os motorista dos articulados e biarticulados reclamam que dirigir este ônibus maiores e guanham mesmo salario ,sendo que responsabilidade aumenta ,e numero de passageiros que eles transportam são muito grande e não são reconhecidos pela categoria que não iam atras de seus direitos,mais vamos ver que vão fazerem em favor deste operadores que tem que guanhar salario digno pq responsabilidade deste operadores sãos muito grande,. negocio esta pegando na zona leste ,estão diminuindo os itinerários da nh ,as linhas que estão na lista que já esta funcionado 3409-10 I.monterio pq d pedro agora só vai ate m. Patriaca ,309-T -10 T.c.tiradente t.p.isabel.agora só vai ate pq d pedro!Agora pouco estava nuns dos ônibus da nh indo direção a Itaquera estava conversando com operador que fala que coisa esta tensa na nh,tem mais linhas pra diminuir itinerário que a vip vai fazer Itaquera pq d.pedro.que os passageiros das linhas que vão para pq dom pedro que da nh Itaquera brasil terão seus itinerários alterados em breve ,eles me falaram que intensão da sp trans é deixar nh e Itaquera brasil só fazer linhas dos bairros,estive conversando com fiscal da nh que a linha Cohab 2 t pq dom pedro vai ate metro Artu Alvim ,tem mais alterações por ai vão colocar a vip pra fazer Itaquera pq dom pedro via radial direto ,e vai alterar ais algumas linhas, que me falaram que sãos elas 3303-10 preste maia t.pq d. pedro,3406-10 Juscelino t,pq.d. pedro,então povo da região leste que se preparam pra estas alterações que esta por vir ,Terminal que estão fazendo é em frente parque de Itaquera embaixo do viaduto radial leste, no centro de Itaquera vamos esperar pra ver o que vai dar nisso,ser for pra melhorar é bem vindo !

  3. Pedro disse:

    Ana Souza, boa tarde, eu acho que para mudar itinerários, primeiro tem que consultar a população, deixa primeiro inaugurar o terminal Itaquera, ai sim quando já estiver rodando as linhas Itaquera x Pq. Dom Pedro II, podem mudar os itinerários dos 3406, 3407 da vida, que são linhas pèssimas, mas porem hoje são necessárias, mudar antes e covardia, espero também que não se esquecam da av. Aricanduva.

  4. paulo luiz disse:

    bom dia adamo bazani: ja nao e sem tempo de se cobrar estas empresas de onibus a pagarem seus funcionarios corretamente pois estes empresarios ganham muito dinheiro pra transportar os passageiros em sao paulo com mà qualidade de seviços prestados a populaçao!!!

Deixe uma resposta