Velocidade dos ônibus sobe quase 60% no Corredor Norte Sul, diz CET

ônibus

Ônibus em São Paulo. Apesar dos congestionamentos que causaram reclamações por parte de motoristas, CET diz que velocidade dos ônibus cresceu quase 60% no segundo trecho de faixa exclusiva do Corredor Norte- Sul. Foto: Adamo Bazani.

Segundo trecho do Corredor Norte Sul aumenta em quase 60% a velocidade dos ônibus
Dados são da CET e se referem ao horário de pico da manhã. No pico da tarde, o aumento foi de 30%
ADAMO BAZANI – CBN
Apesar das reclamações sobre os congestionamentos por parte dos motoristas de carro com a implantação do segundo trecho de faixas exclusivas de ônibus no Corredor Norte – Sul, os passageiros dos transportes coletivos foram beneficiados.
Pelo menos é o que diz um estudo preliminar da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, divulgado no início da noite desta terça-feira, dia 06 de agosto de 2013.
Segundo a companhia, a velocidade dos ônibus subiu 58,8% no pico da manhã, sentido centro, e teve elevação de 30% no pico da tarde, sentido bairro.
A comparação foi feita usando como base o desempenho dos ônibus nesta segunda- feira, dia 05 de agosto, primeiro dia de operação do novo trecho, com o desempenho de 31 de julho, 1º de agosto e 02 de agosto.
No sentido centro, a velocidade dos ônibus subiu de 15,16 quilômetros por hora para 24,08 quilômetros por hora na manhã e no sentido bairro, subiu de 17,32 quilômetros por hora para 22,52 quilômetros por hora.
No entanto, os índices de congestionamentos subiram cerca de 25% para os veículos comuns. Nesta terça-feira, pela manhã, a reportagem da CBN informou que o congestionamento no corredor Norte-Sul se aproximou de 9 quilômetros, no sentido Aeroporto.
O trecho 2 do corredor vai desde o Túnel do Anhangabaú, passando pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Prof. Ascendino Reis, Moreira Guimarães e Washington Luís, até 200 metros após a Av. Jornalista Roberto Marinho.
Em nota, a CET diz que apesar de parecer que a quantidade de ônibus é pequena no trecho, os veículos de transporte coletivo transportam quase o mesmo número de pessoas que os vários carros de passeio.
De acordo com a SPTrans, são atendidos neste trecho por dia útil, 470 mil 360 passageiros, nos dois sentidos, em 46 linhas, contando apenas as municipais.
A faixa opera de segunda a sexta-feira, nos dois sentidos, das 6 da manhã às 10 da noite.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

3 comentários em Velocidade dos ônibus sobe quase 60% no Corredor Norte Sul, diz CET

  1. Porém desviarem as linhas de onibus pra passarem por cima dos viadutos (pista Lateral) foi um tiro no pé diminuindo muito a eficiencia da faixa, ñ sei se foi esse 60% que a cet diz pois o transito por lá tá um caos tanto pros onibus qto pros carros pois devido a faixa de onibus as faixas de carros foram diminuidas e não foram repintadas… ou seja mais um serviço pela metade

  2. Amigos, boa noite.

    Comprovado matematicamente.

    Corredor a lá Paulo Gil (faixa branca, tachão e sinalização) é a solução.

    Para quem não consegue licitar o Buzão, imagina fazer corredor.

    Fico contente com o sucesso do corredor a lá Paulo Gil,

    Att.

    Paulo Gil

  3. simples, fácil e barato, essa definição resume bem o que significam as faixas exclusivas para os ônibus na capital paulistana, porém vale lembrar que os corredores também serão bem vindos. Com as ultimas decisões tomadas no pós manifestações em torno da redução das tarifas foi de fato necessário aos gestores do sistema exercitarem e colocarem em prática a criatividade e o bom senso para melhorar a qualidade dos serviços, pois muitos devem lembrar que alguns prefeitos inclusive o da capital disseram que teriam que tirar dinheiro de outros setores para manter os serviços de transporte por ônibus, e a realidade está provando o contrário, basta ter bom senso e criatividade. Por outro lado vejo que os corredores seriam mais adequados em muitas vias por exemplo na Av. Paulista, pois essas faixas exclusivas a direita sofrem muitas intervenções do trafego que entra e sai das grandes avenidas, mas seja lá como for, Viva o ônibus.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: