Pegando a Estrada, Comil e Volvo querem ampliar mercado no México
Publicado em: 30 de julho de 2013
Campione DD já é testado no México
Modelo é encarroçado sobre chassi Volvo de 500 cavalos de potência
ADAMO BAZANI – CBN
Com linhas de turismo e rodoviárias que utilizam ônibus de alto padrão, como os modelos de dois andares, e sendo um dos maiores mercados de ônibus da América Latina, o México se tornou ainda mais presente nos planos de expansão das fabricantes de chassi e carrocerias do Brasil.
A Volvo e a encarroçadora Comil fizeram uma parceria e literalmente pegaram as estradas no México.
Já está em testes em diversas empresas do País o Comil Camponione DD encarroçado sobre chassi Volvo B13R, de uma nova versão, cujo motor tem 500 cavalos de potência.
O modelo, além de possuir um design moderno, é considerado topo de linha. As poltronas são feitas de material que acomodam melhor o corpo e possuem monitores de TV individuais, a iluminação é com lâmpadas de led. A carroceria possui, além de ar condicionado com saídas individuais para controle de cada passageiro, também apresenta isolamentos acústico e térmico e uso de materiais mais requintados. Na parte funcional, o posto do motorista apresenta melhor espaço e mais itens de conforto. Há um sistema computadorizado que auxilia no gerenciamento das operações, mostrando em tempo real dados de consumo, velocidade, temperatura do motor, óleo, inclinação da carroceria e eventuais problemas mecânicos.
O modelo deve circular por empresas de grande porte como IAMSA, SENDA, ADO e Estrella Blanca.
As empresas de ônibus, encarroçadoras e fabricantes de chassi, depois das maiores exigências do poder público e da população, aprenderam que não basta colocar um veículo e pronto. O passageiro é o personagem mais importante na cadeia dos transportes. Ele pode optar, principalmente nos segmentos rodoviários e de fretamento, qual empresa prefere.
Assim, ouvir o passageiro é fundamental.
Por isso que os testes, de acordo com a Comil, também contam com uma pesquisa de satisfação ao cliente com os passageiros. Uma ótima estratégia da encarroçadora e montadora. Em mercados marcados pela concorrência, como o fretamento, turismo e rodoviário, a opinião do passageiro pode influenciar na decisão de compra por parte do empresário.
No México, a fabricante de carrocerias é representada pela Comilbus México S.A de CV, que fica na cidade de Querétero.
Além de vendas para o segmento de ônibus rodoviários, a representante também comercializou me ocasiões passadas unidades de articulados para o sistema urbano da Cidade do México.
A empresa não só revende, mas atua no pós venda e faz o acoplamento das carrocerias fabricadas em Erechim, no Rio Grande do Sul, sede brasileira da Comil, aos chassis na unidade mexicana, em formato PKD – Partial Knock Down.
A intenção da Comil é realizar parcerias e ampliar a gama de modelos no México.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Del Rey Transportes escolhe Optibus para maior eficiência em suas operações de transporte público
Com medidas proativas, Praxio prepara clientes para entrega da DIRF 2025