Ônibus do Distrito Federal terão de informar quando atingem idade máxima

ônibus

Ônibus no Distrito Federal terão de informar quando vão atingir idade máxima.

Ônibus do Distrito Federal terão de informar data limite da idade da frota
No entanto, empresas que não seguirem determinação não devem ser punidas.
ADAMO BAZANI – CBN
Decreto publicado nesta segunda-feira dia 08 de julho no Diário Oficial do Distrito Federal obriga as empresas de ônibus a colocarem placas em local visível nos veículos informando quando a idade máxima permitida do veículo será alcançada.
Hoje, os ônibus não podem ter idade superior a sete anos, mas a média da frota do Distrito Federal é de cerca de nove anos, perdendo apenas para os ônibus intermunicipais que servem o ABC Paulista, na área 05 da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.
A diferença entre o ABC Paulista e os ônibus do Distrito Federal é que na capital nacional houve uma licitação de transportes que deve mudar não só a idade da frota, mas os serviços e diminuir a concentração das operações.
Somando as encomendas de ônibus novos por parte somente de duas das cinco empresas vencedoras dos lotes operacionais, as Viações São José e Pioneira devem trazer para o sistema mais de mil veículos zero quilômetro. A estimativa é de troca de mais de 3 mil ônibus, contemplando as empresas dos outros lotes.
Já para o ABC Paulista, as perspectivas não são positivas.
As empresas de ônibus da região boicotam desde 2006 a licitação que poderia modernizar os serviços e a frota. Todas as outras quatro áreas da Grande São Paulo já foram licitadas e os contratos vencem em 2016.
Para atender a empresários e tentar melhorar os serviços, a EMTU prometeu para o início do ano a realização de uma licitação mais branda, com bem menos exigências. Mas passados mais de sete meses, sequer o edital foi publicado.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

3 comentários em Ônibus do Distrito Federal terão de informar quando atingem idade máxima

  1. Caio Alfa, Buscar, enfim, @#$%¨*@#%¨&*…

  2. ronaldo jose alves // 9 de julho de 2013 às 20:44 // Responder

    o problema no abc é que quando começar aquele monotrilho vai quebrar as empresas

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: