Transpúblico 2013: Piso baixo e Forças Armadas são destaques da MAN

ônibus

Chassi 18. 280 OT Low Entry (piso baixo), é uma dos destaques da MAN na Transpúblico. É o primeiro Volksbus com suspensão pneumática integral foi desenvolvido em parceria com os engenheiros alemães da sede da empresa. Foto: Malagrine

Transpúblico 2013: Piso baixo com suspensão integral é destaque da MAN
Ônibus de menor porte com piso baixo também e destaque
ADAMO BAZANI – CBN
A Volkswagen MAN apresenta na Transpúblico 2013, feira de transportes e mobilidade que é realizada até o dia 05 no Transamérica, novidades com vistas a serviços de BRT – Bus Rapid Transit e linhas alimentadoras.
E os destaques da marca são os ônibus de piso baixo.
O 18.280 OT Low Entry (piso baixo), o primeiro Volksbus com suspensão pneumática integral foi desenvolvido em parceria com os engenheiros alemães da sede da empresa.
O motor é um MAN D08 EGR de seis cilindros, fabricado na linha de montagem exclusiva da empresa em São Paulo, e a transmissão automática ZF Ecolife.
Outra novidade é o chassi VW 15.230 OT Low Entry, ônibus de médio porte, também de piso baixo. O veículo desenvolvido na planta de Resende é indicado para linhas alimentadoras de grandes sistemas, mas que possam trafegar por áreas que permitem veículos de piso baixo.
O ônibus conta com motor MAN D08 EGR de quatro cilindros, suspensão pneumática e transmissão automatizada V-Tronic.
Outro lançamento é VW 17.260 OD na versão V-Tronic, que segundo a MAN Volkswagen é o único modelo de único chassi com motor dianteiro de seis cilindros do mercado que não necessita de Arla 32. A transmissão é automatizada. Há também o VW 15.190 OD automatizado.

MAN / VOLKS VENDE 370 ÔNIBUS PARA FORÇAS ARMADAS:

A Volks anunciou a venda de 370 ônibus para as Forças Armadas em 2013. Os ônibus vão ser usados em 13 estados.
O Volksbus 15.190 OD e 18.320 OT foram adquiridos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos, do governo federal, para a renovação de frota do Exército Brasileiro e suporte aos principais eventos esportivos que acontecerão nos próximos anos no país.
Ao todo, segundo a montadora, as Forças Armadas têm mais de 3 mil veículos comerciais Volks.
Ainda de acordo com a montadora: “O Volksbus 15.190 OD leva suspensões reforçadas, bem como maior ângulo de ataque (de entrada) e de saída, com reduzidos balanços dianteiro e traseiro. Pode percorrer estradas de terra em condições severas de piso e relevo, inclusive atendendo às operações que serão realizadas em ambiente florestal, trazendo eficiência e segurança à equipe.
O modelo 18.320 OT tem capacidade para transportar até 42 militares. Possui piso antiderrapante e itens de iluminação especial. Um dos veículos mais robustos da categoria, o modelo vem equipado com motor Cummins ISC de 8,3 litros e 320 cv de potência. Os componentes do trem de força, como cardan e eixo diferencial, foram desenvolvidos pela montadora com foco no aumento de durabilidade.”

A linha de ônibus da MAN é formada pelos seguintes modelos:

VW 5.150 OD
Com um moderno motor Cummins ISF de 3,8 litros e sistema de pós-tratamento de emissões (SCR) baseado na utilização de Arla 32, o modelo é ideal para o transporte escolar, shuttle de empresas de turismo e também como veículo para formação de condutores em autoescola.
Características como eixo traseiro de rodado simples e alavanca de troca de marchas no painel, o colocam como potencial concorrente ao segmento hoje atendido por vans, porém com maior capacidade de passageiros (em média 30%), maior conforto, segurança e durabilidade.
VW 8.160 OD
Extremamente competitivo no segmento de micro-ônibus, o Volksbus 8.160 OD utiliza motor Cummins ISF com tecnologia SCR e caixa de transmissão ZF, consagrados por sua robustez.
Com entre-eixo de 3.900 mm e PBT de 8.150 kg, o Volksbus 8.160 OD é recomendado para uma ampla variedade de aplicações, incluindo ônibus escolares, transporte de aeroportos e linhas de ônibus urbanos de pequeno e médio volume.
VW 9.160 OD Plus
Reconhecidamente a melhor opção do segmento de micro-ônibus, o modelo incorpora uma série de inovações. O motor Cummins ISF de 3,8 litros e sistema de pós-tratamento de emissões (SCR) baseado na utilização de Arla 32, aliado à caixa de transmissão ZF 5S 420 de cinco marchas, garante ao veículo atributos como robustez, durabilidade e flexibilidade. Seu sistema de troca de marchas por cabos proporciona ao veículo maior precisão nos engates, menor esforço nas trocas de marchas e, consequentemente, maior ergonomia e conforto ao motorista.
O painel de instrumentos é totalmente novo na linha Euro 5. Com layout mais agradável, assegura maior harmonia com o painel desenvolvido pelos encarroçadores. Além disso, incorpora uma série de itens que auxiliam o motorista durante a operação. O modelo 9.160 OD Plus conta com entre-eixo de 4.300 mm, eixo traseiro Meritor e PBT de 9.200 kg.
VW 15.190 OD
Ideal para o transporte urbano em linhas distribuidoras, operando como midibus ou fretamento de curtas e médias distâncias, o Volksbus 15.190 OD conta com um conjunto powertrain com excelente compromisso entre desempenho e custo operacional. Também disponível na opção automatizada, com caixa de transmissão ZF 6AS 1010 V-Tronic, oferece o mesmo desempenho da versão manual, com redução considerável do custo de operação.
Desenvolvido exclusivamente para a aplicação ônibus, seu motor MAN D08 de 4 cilindros é equipado com dois estágios de sobrealimentação (dois turbocompressores), sistema de injeção Common Rail e tecnologia EGR. O modelo ainda incorpora embreagem com 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 de seis velocidades com servo assistência e transmissão por cabos.
VW 15.230 OT Low Entry
É o veículo acessível de porte médio que privilegia tanto agilidade quanto desempenho para as aplicações urbanas distribuidoras e alimentadoras. Busca atender às principais exigências de mobilidade e acessibilidade nas grandes cidades. Está equipado com motor MAN D08 de quatro cilindros, com tecnologia EGR, suspensão pneumática e transmissão automatizada V-Tronic, inéditos no segmento, proporcionando conforto ao condutor e passageiros, com ótimo custo operacional.
VW 17.230 OD
Desenvolvido para as severas operações do transporte urbano e também como excelente solução ao serviço de fretamento, alia a tecnologia de um motor MAN D08 EGR, aplicado com sucesso em diversos lugares no mundo, à robustez e confiabilidade já reconhecidos do modelo.
O modelo ainda incorpora embreagem de maior diâmetro, com 395 mm de diâmetro, e caixa de transmissão ZF 6S 1010 de seis velocidades com servo assistência e transmissão por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto. O modelo é oferecido também na versão automatizada V-Tronic.
Também incorpora as inovações da linha Euro 5 no painel de instrumentos e nas funcionalidades eletrônicas. Através da ferramenta de diagnóstico VCO e parametrização via MCO é possível configurar algumas funções do motor, o que assegura a otimização da operação para cada tipo de aplicação.
VW 17.260 OD
O modelo tem motor MAN D08 EGR de seis cilindros com 260 cv e torque de 900 Nm com faixa plana a partir de 1.100 rpm. Conta ainda com o exclusivo sistema de freio motor Exhaust Valve Brake (EVB), presente em todo motor D08, que aumenta a segurança e reduz os custos de manutenção. Disponível também na versão V-Tronic, inédita na categoria, a transmissão automatizada permite ao motorista dirigir com segurança, sem tirar as mãos do volante.
Para essa aplicação específica, potência maior é sempre bem-vinda, pois grande parte dos ônibus é equipado com ar condicionado e outros recursos que “roubam” potência do motor. Além disso, o veículo pode ser muito bem utilizado em operações urbanas com grande volume de passageiros, más condições das vias e topografia acidentada, que exigem mais potência e torque elevado.
VW 17.280 OT
Desenvolvido para aplicações de fretamento e transporte rodoviário de curta distância, atende também operações urbanas com alta demanda de passageiros, seja para aplicação com piso normal ou mesmo piso baixo (Low Entry). O modelo oferece tanto a caixa de transmissão automática ZF 6HP 504C quanto a versão V-Tronic automatizada ZF 6AS 1010.
Ideal para carrocerias de até 13,2 m, o modelo é oferecido com entre-eixo de 6.000 mm na versão urbana ou de 3.000 mm para fretamento. Neste último, permitindo a instalação de bagageiro passante.
18.280 OT Low Entry
O veículo é equipado com motor MAN D08 EGR de seis cilindros e 280 cv, transmissão Automática ZF Ecolife e suspensão pneumática integral. Concebido em sinergia com um projeto europeu MAN, o veículo apresenta novos conceitos de construção e soluções tecnológicas voltadas para as operações urbanas com veículo acessível de padrão mundial. Como nesta configuração não há degraus para entrar e as portas são largas, o tempo de parada nos pontos é menor resultando em aumento de produtividade e redução do tempo de percurso.
VW 18.330 OT
A opção rodoviária vem equipada com motor Cummins ISL de 8,9 litros e 330 cv de potência, que trabalha com tecnologia SCR e utiliza Arla 32.
Conta com caixa de transmissão Eaton FSBO 9406 AE com servo assistência, o que garante facilidade nas trocas de marchas e maior conforto ao motorista. O modelo apresenta ainda retarder Voith VR 123 como opção, assegurando maior durabilidade ao sistema de freios e maior segurança em aplicações com alta exigência do sistema de freios.
O condutor foi beneficiado com a implementação de itens como mudança de marchas por cabos e transmissão servo-assistida, para o conforto e redução de fadiga em condições de operação.
VW 26.330 OTA
Dotado de uma articulação leve, eficiente e de manutenção simplificada, preparado para carrocerias de até 18,6 m de comprimento, o produto é uma solução com relação custo-benefício diferenciada e de acentuada produtividade, graças ao motor Cummins ISL de 8,9 litros, 330cv e torque de 1.450Nm. A nova transmissão ZF Ecolife permite a programação de condições de rota de acordo com a aplicação, garantindo a previsibilidade da condução do veículo e aumento da durabilidade dos componentes.
Os detalhes construtivos e os intensos estudos de engenharia realizados oferecem a robustez necessária para aplicações de alto volume, como as dos corredores troncais e sistemas BRT.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Informações Volkswagen/MAN

SERVIÇOS E CONCESSIONÁRIAS TAMBÉM MARCAM TRANSPÚBLICO:

BgmRODOTEC – PROGRAMAS DE COMPUTADOR PARA O SETOR DE TRANSPORTES:

A empresa de softwares de transportes, BgmRodotec, também participa do evento apresentando os produtos Globus, Globus Parts, Globus Intelligence e o serviço de Consultoria empresarial, especializado no setor de transporte de passageiros e cargas.
Em lançamento nacional a BgmRodotec apresenta o um Portal moderno, o Globus Parts, uma plataforma especializada em compra e venda de autopeças, pneus, combustível, serviços e material de limpeza direcionado especialmente para empresas de transportes, e que visa atender, inicialmente, aos mais de dois mil clientes atuais do Globus, foi um verdadeiro sucesso durante a feira.
Buscando agilizar os processos de concorrência e cotação de preço, compra e venda de produtos, o Globus Parts, age como um portal online onde os clientes já adeptos do Globus conseguem manter o controle das ofertas publicadas e assim aumentar as chances de compra e venda. A redução no tempo do processo de compras chega a 30%.
No total, já são mais de 20 mil itens de autopeças cadastrados e mais de 100 mil veículos de frotas gerenciados. As duas mil empresas que são clientes do Globus compra anualmente cerca de R$ 1 bilhão.
Outra grande novidade que também foi levada para a feira é a Consultoria de processos, serviço que tem como principal objetivo otimizar os processos e criar indicadores de gestão, a fim de garantir a melhoria da qualidade, da produtividade, dos resultados e, principalmente, o aumento real da lucratividade das empresas clientes, a partir da união do conhecimento especializado em processos e tecnologia.
E por último, o Globus Intelligence, uma ferramenta que transforma dados do Globus em indicadores. Com ele, o cliente descobre possibilidades de redução de custos, auxiliando na escolha do equipamento mais adequado para uma determinada linha ou rota, por exemplo. Permite controlar todos os setores da empresa através de indicadores a qualquer hora e em qualquer lugar, com uso de tablets ou smartphones. Um recurso de gestão do Globus Intelligence são os alertas automáticos, ferramenta que monitora todos os indicadores e envia um alerta para os responsáveis ao menor sinal de variação fora do padrão.
“Nosso objetivo é apresentar aos clientes as novidades de produtos e serviços que disponibilizamos. O evento tem grande importância para o segmento, sendo que o é o fórum adequado para discussão de todas as tendências do mercado, ainda mais como tema central, que será sobre mobilidade urbana, investimentos governamentais, empresariais, estrutura e gestão. Entendemos que o uso adequado da tecnologia e do conhecimento abre caminho para soluções desses desafios.”, comenta Lauro Freire, diretor da BgmRodotec.

8 comentários em Transpúblico 2013: Piso baixo e Forças Armadas são destaques da MAN

  1. não adianta MAN,Mercedes,Scania e Volvo apresentarem novidades,os empresários sempre irão optar pelos cabritos!!!

  2. Gostei da proposta do MAN 15-230 OT LE. Um tipo de modelo que falta no mercado brasileiro, onde hoje só tem a opção da Agrale, o MT 15.0 LE. Lembro que na última Transpúblico, a Mercdes-Benz apresentou um modelo parecido, o OH 1519 LE (ou algo parecido), mas até agora não lançou o modelo oficialmente.

    É o tipo de modelo que pode trazer mais conforto aos serviços de transporte urbano, em especial as linhas locais, alimentadoras e radiais, já que o piso baixo universaliza o acesso de todo perfil de passageiro, que aliado ao câmbio automático e a suspensão pneumática, traz grande melhoria, pelo menos no aspecto de rodagem do veículo!

  3. Roberto Ferreira // 3 de julho de 2013 às 14:06 // Responder

    Ádamo ,

    A TRANSPUBLICO ESTÁ SENDO REALIZADA NO HOTEL TRANSAMÉRICA E NÃO NO CENTER NORTE.

    CORRIJA, ANTES QUE O POVO VÁ PRO LUGAR ERRADO !!

    ROBERTO FERREIRA- FABUS -03-07-2013

  4. Sergio Santo André // 3 de julho de 2013 às 17:10 // Responder

    Eu ainda não entendi, a MAN pertence ao grupo Volkswagen, ou a marca “Volkswagen Caminhões” foi cedida a MAN ????

  5. Amigos, boa noite.

    Alguém sabe e pode informar qual o horário da Transpúblico ?

    Não encontrei essa informação no site deles.

    No aguardo.

    Att,

    Paulo Gil

  6. Republicou isso em carvanbustrucke comentado:
    Transpúblico 2013 ! Muitas novidades para o setor de transporte de passageiros, suspensão a ar chegando para ficar !

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