São Paulo recebe mais duas faixas de ônibus

ônibus

Ônibus em São Paulo. Zonas Sul e Oeste recebem mais faixas de ônibus nesta segunda-feira. Elas não possuem a mesma eficiência e os mesmos resultados dos corredores, mas auxiliam na ampliação da velocidade do transporte público.

São Paulo recebe mais faixas de ônibus nas zonas Sul de Oeste
Ao todo, pelos novos locais, passam são atendidos por dia 195 mil 600 passageiros
ADAMO BAZANI – CBN
A partir desta segunda-feira, dia 24 de junho, mais duas faixas de ônibus começam a operar em São Paulo.
Na zona Sul, será implantada uma faixa à direita da via na avenida Conselheiro Rodrigues Alves, entre a Rua Doutor Fabrício Vampré e a Rua Domingos de Morais.
O horário de exclusividade para os ônibus é de segunda a sexta-feira, das 06 da manhã às 9 horas da manhã. Não há operação de faixa exclusiva na parte da tarde.
Segundo a SPTrans, São Paulo Transportes, por dia neste trecho passam nove linhas de ônibus que atendem a 123 mil passageiros, numa freqüência de 67 ônibus por hora no horário de pico.
Já no Butantã, zoa Oeste de São Paulo, a nova faixa é no lado direito da na Rua Pirajussara, sentido Rodovia Raposo Tavares, entre a Avenida Vital Brasil e a Rua MMDC. Mas o funcionamento não é só no horário de pico. É se segunda-feira a sábado das seis da manhã às dez horas da noite.
Pelo local, de acordo com a SPTrans, passam 17 linhas de ônibus que atendem a 72 mil e 600 passageiros por dia.
Quem invadir a faixa de ônibus que fica a direita está sujeito a multa de R$ 53,20 e três pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação.
A implantação destas faixas faz parte da “Operação Dá Licença para o Ônibus”, da SPTrans e da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego. O objetivo é aumentar a velocidade dos ônibus, mesmo em locais onde não há condições de construção de corredores de ônibus, estes que oferecem de fato prioridade ao transporte coletivo e reduzem o tempo de viagem, além de proporcionarem mais conforto e agilidade nas operações de embarque e desembarque.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, já foram implantados na Capital Paulista cerca de 70 quilômetros dos 150 quilômetros de faixas prometidos pela gestão de Fernando Haddad.
Mas em relação aos corredores, o ritmo é bem lento. Não foi feito nenhum quilômetro dos 150 quilômetros prometidos pelo prefeito. O secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, estima que as licitações para o início das obras devem ser concluídas em novembro.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 comentário em São Paulo recebe mais duas faixas de ônibus

  1. Amigos, boa noite.

    Fico contente, mais corredor a lá Paulo Gil (faixa branca, tachão e sinalização).

    Ops, que eu sabia a PMSP havia prometido 150 Km de corredores, agora já adicionaram as faixas..

    Mas é isso ai toda ideia boa é copiada.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta