Aumento da Lentidão na Marginal Tietê faz Prefeitura pensar em Transporte Público
Publicado em: 10 de junho de 2013
Marginal Tietê, depois de ser expandida para carros, voltou a apresentar lentidão. Os congestionamentos subiram 32%
Para tentar resolver o problema, a iniciativa da Prefeitura é até julho priorizar o transporte público em parte da via, uma das mais importantes de São Paulo
A Marginal do Rio Tietê terá uma nova faixa exclusiva de ônibus nas próximas semanas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) já iniciaram a sinalização para implantar a nova faixa na Marginal, em ambos os sentidos, entre as pontes das Bandeiras e Aricanduva, com extensão total de 12,7 km, dos quais 5 km estão localizados no sentido para a Rodovia Castello Branco (Centro) e 7,7 km de faixa exclusiva, sinalizados no sentido Rodovia Ayrton Senna (Bairro).
A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores, buscando-se a redução dos tempos de viagens, com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.
A faixa será implantada à direita da pista local da Marginal Tietê (nas avenidas Morvan Dias de Figueiredo e Condessa Elizabeth de Robiano, que constituem a pista local da Marginal, respectivamente, nos sentidos Ayrton Senna/Castello Branco e Castello Branco/Ayrton Senna), mantendo-se as outras faixas de rolamento da via liberadas para o tráfego geral.
A exclusividade dos ônibus na nova faixa valerá de segunda à sexta-feira, das 6 às 9 horas em direção ao Centro (sentido Rodovia Castello Branco). No pico da tarde, das 17 às 20 horas, a faixa exclusiva para os ônibus vai operar em direção ao Bairro (sentido Rodovia Ayrton Senna).
Para sinalizar a faixa exclusiva de ônibus na Marginal Tietê, serão utilizadas 236 placas de regulamentação e advertência e pintados 2.676 m² de sinalização horizontal.
Pela Marginal do Rio Tietê, no trecho entre as pontes das Bandeiras e Aricanduva, circulam 30 linhas de ônibus municipais (sendo 17 linhas no sentido Castello Branco e 13 linhas no sentido oposto, Ayrton Senna), transportando 211 mil passageiros por dia (sendo 113 mil no sentido Castello Branco e 98 mil no sentido Ayrton Senna).
Sentido Castello Branco
A alça da Ponte das Bandeiras, no sentido Castello Branco para a Av. Santos Dumont, será operacionalizada exclusivamente para acesso dos ônibus no período das 6 horas da manhã ao meio dia. Nos demais horários, a alça estará aberta para o tráfego geral.
A faixa exclusiva terá início na altura da Rua Francisco Fanganiello (a cerca de 300 metros após a Ponte Aricanduva), sendo interrompida na proximidade com a Rua Carlos J. Michelon (perto da Ponte do Tatuapé) devido às entradas e saídas das pontes do Tatuapé e Jânio Quadros bem como à chegada da Rodovia Presidente Dutra. Esse pedaço tem 2,3 km.
Mais adiante, a faixa é retomada por mais 2,7 km, reiniciando-se 200 metros antes da Rua Carmine Gaeta (essa rua está 750 metros depois da Ponte Jânio Quadros) e prosseguindo até a Ponte Cruzeiro do Sul, como é possível visualizar no croqui anexo. Portanto, somando-se os dois trechos, há 5 km de faixa exclusiva para transporte coletivo no sentido Castello Branco da Marginal do Tietê, das 6 às 9 horas de segunda à sexta-feira.
A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão monitorar e orientar o tráfego na região, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas. Para informações de trânsito, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas por dia para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.
Estudo de lentidão
A CET acaba de concluir um estudo de lentidão nas Marginais Tietê e Pinheiros. Os números mostram que, apesar da restrição à circulação de caminhões implantada nas duas vias ter contribuído para a readequação dos caminhões no viário, o impacto da lentidão não foi significativo. Isso porque, nos horários de restrição, as Marginais acabaram sendo ocupadas por uma demanda maior de veículos de pequeno porte e, com isso, o espaço voltou a apresentar saturação.
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Teve um ex-presidente ( não meu ) , que incentivou uma classe a comprar carro , o que aconteceu ?- Uma enxurrada de carro nas ruas , agora vem um outro e não tendo capacidade de governar , quer punir a mesma classe onde um dia pensaram que mais carros nas ruas não haveria tanto impacto , o transporte público merece atenção , mas punir uns para agradar outros também não convem , tudo isso por irresponsabilidade de quem não sabe governar , se não dá para ir por baixo , ele que faça elevado , como temos um ai já em funcionamento , só não vale fazer entre prédios residenciais , mas na marginal , radial leste , pode.
Olha aí Adamo, uma coisa que eu já tinha imaginado inclusive para que fosse feito em Santo André, nos horários de pico, restringir a circulação de carros de passeio por algumas vias, privilegiando o ônibus, como por exemplo, a Perimetral, onde a parte superior seria exclusiva dos ônibus e a parte inferior só para os veículos de passeio, além de outras vias críticas, e onde não pudesse ser fechado, colocassem cones delimitando a faixa de ônibus.
É tentar tapar o Sol com uma peneira usada.
A marginal Tietê ainda é um ponto de passagem entre rodovias com várias empresas de transporte margeando-as, além de vários pontos de comércio. Essa “medida” é tão boa quanto a do ex-prefeito Kassab de proibir a entrada dos caminhões na cidade em horário de pico transferindo os congestionamentos para outro horário. É tentar criar as soluções sem nem mesmo fazer as perguntas. O prefeito têm é que pensar é em abrir as avenidas criadas nos anos 60 e reprojetar nossas vias. Avenidas que acabam em ruazinhas, gargalos de tráfego para onde se olhe. Por que não houve nenhuma menção ao corredor Marechal Tito/São Miguel/Celso Garcia até agora por parte da nova administração? Pintar faixas no chão, proibir circulação e fazer discursos de ” a culpa é da administração passada” não vão adiantar.