Metrô e Trem NÃO entram em greve nesta terça, dia 28

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Metrô em São Paulo. Metroviários e ferroviários da CPTM não param nesta terça-feira e vão fazer assembleia na próxima semana. Foto: Adamo Bazani

Metrô de São Paulo e Trens da CPTM NÃO ENTRAM em greve nesta terça-feira
Metroviários decidiram em assembléia que devem fazer greve no dia 04 de junho, junto com profissionais dos trens da CPTM e funcionários da Sabesp.
ADAMO BAZANI – CBN
O Metrô de São Paulo não vai entrar em greve nesta terça-feira, dia 28 de maio, assim como as linhas 8, 9, 11 e 12 da CPTM.
Em assembléia realizada nesta noite, os metroviários disserem que rejeitam as propostas da companhia do Metrô. O sindicato dos Metroviários vai fazer novas reuniões com o Metrô e querem, em caso de greve, fazer um movimento unificado com os funcionários dos trens da CPTM e da Sabesp, que também estão em campanha salarial.
Numa reunião de conciliação, na tarde desta segunda-feira, no Tribunal Regional do Trabalho, o Sindicato dos Metroviários fez uma proposta de 8,7% de aumento salarial. A oferta do metrô foi revisada para 6,42%. Já o Tribunal sugeriu 8,06% de reajuste.
A companhia do Metrô também propôs aumento de 11,51% no Vale-Refeição, passando para R$ 25,65 unitariamente. A companhia do metrô pediu para que a greve não fosse deflagrada para estudar os números e realizar uma nova reunião com a categoria na próxima segunda-feira, dia 3 de junho.
Diariamente o metrô de São Paulo transporta cerca de 4,6 milhões de pessoas. Nas linhas estatais, operadas pelos trabalhadores que realizaram a assembléia, são 58 estações, distribuídas pelos seguintes trajetos:
Linha 1 Azul (Santana – Tucuruvi), Linha 2 Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), Linha 3 Vermelha (Itaquera – Barra Funda) Linha 5 Lilás (Capão Redondo 0- Largo Treze). A linha 4 Amarela (Luz – Butantã) pertence à iniciativa privada, Consórcio Via Amarela, não é contemplada pela categoria que realizou a assembleia.
No caso de ameaças de greve, os passageiros devem se programar em relação a itinerários e horários, usando ônibus como opção. É possível saber de rotas de ônibus pelo site da SPTrans, informando origem e destino (http://www.sptrans.com.br/ ) ou pelo telefone da Prefeitura de São Paulo, 156. Também é possível saber de itinerários de ônibus intermunicipais pelo site da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (http://www.emtu.sp.gov.br/EMTU/home.fss ) O telefone da EMTU é: 0800 724 05 55
TRT DETERMINA FROTA EM CIRCULAÇÃO EM CASO DE GREVE:
O Tribunal Regional do Trabalho determinou que em caso de greve, os metroviários coloquem em operação 100% da frota nos horários de pico, das 6h às 9h e das 17 h às 19 h. Fora dos horários de pico, a frota deve ser de 70%.
REIVINDICAÇÕES INICIAIS DOS METROVIÁRIOS:
A categoria pediu inicialmente 14,16% de aumento real, acima da inflação, além de 7,30% de reposição salarial.
O metrô ofereceu 5,37% de reajustes totais nos salários.
Os metroviários querem aumento de 24,3% no Vale Refeição. O metrô ofereceu também 5,37% Os profissionais pleiteiam vale-refeição de R$ 382,71 e o metrô também propôs aumento de 5,37%.
Jornada de 36 horas e equiparação salarial para todos os cargos também são outras reivindicações do Sindicato dos metroviários.
Na semana passada, também em assembléia, o Sindicato dos Metroviários tinha dado um indicativo de greve.
TRENS DA CPTM:
Os ferroviários da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – não devem realizar greve nesta terça-feira, e devem realizar novas reuniões.
Os funcionários da CPTM são representados por três sindicatos por causa das origens das linhas.
Os trabalhadores das linhas 8 Diamante (Júlio Prestes – Itapevi) e 9 Esmeralda (Osasco – Grajaú) são representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana. A Companhia Estrada de Ferro Sorocabana foi criada em 02 de fevereiro de 1870 por empreendedores da região de Sorocaba liderados por Luis Mateus Maylasky, comerciante de algodão. O primeiro trecho da ferrovia foi inaugurado em 10 de julho de 1875.
Já os trabalhadores das linhas 11 Coral (Luz – Estudantes) e 12 Safira (Brás – Calmon Viana) são representados pelo Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil. A Central do Brasil foi criada na época do império e o primeiro ramal foi inaugurado em 29 de março de 1858. O nome era Estrada de Ferro D. Pedro II. A linha foi se expandindo por vários ramais. Quando ocorreu a proclamação da República, em 1889, o nome foi alterado para Estrada de Ferro Central do Brasil, no dia 22 de novembro.
A linha chegou a cidade de São Paulo somente em 1890, quando foi incorporada a Companhia São Paulo e Rio de Janeiro, que ligava as cidades de Cachoeira Paulista e São Paulo.
Esses dois sindicatos realizaram assembleias.
Os trabalhadores das linhas 7 Rubi (Luz – Francisco Morato) e 10 Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra) são representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo.
As linhas correspondem a antiga SPR – São Paulo Railway, empresa de capital inglês que começou a operar em 16 de fevereiro de 1867, depois de investimentos e idealização de Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá. Foi a primeira ferrovia paulista a ser construída e servia inicialmente para escoar a produção do principal bem comercial do Brasil no século 19, o café, até o Porto de Santos.
O sindicato destes funcionários entrou em acordo com a CPTM e aceitou a proposta de plano de carreiras e salários e aumento salarial de 6,97%
A CPTM foi fundada em 28 de maio de 1992. Ela assumiu as operações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU [Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo – STU/SP] e pela Ferrovia Paulista S/A – Fepasa..
Em 1994, a CPTM efetivamente começou a operar as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa [antigas A e D] e 11-Coral e 12-Safira [antigas E e F], que pertenciam à CBTU. Em 1996, passou a controlar os serviços da Fepasa, com as antigas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda [antigas B e C].
A CPTM possui seis linhas, que atendem 22 municípios, transportando 2,6 milhões de pessoas por dia, numa malha de 260,8 quilômetros.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. Marcos Soares disse:

    O sindicato devia respeitar os usuários e não intentar uma paralisação para prejudicar o transporte , usando as pessoas para conseguirem algo em troca , o sindicato devia fazer barulho lá em Brasília , e digo mais , quem decide o salário base da categoria é o sindicato , se eles decidiram mal , o problema é dele , a inflação está sendo repassada , o que eles estão querendo mais , não estão satisfeitos ? – A porta da rua é a serventia da casa .

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite

    Conforme consta no post acima.

    “A Companhia Estrada de Ferro Sorocabana foi criada em 02 de fevereiro de 1870 por empreendedores da região de Sorocaba liderados por Luis Mateus Maylasky, comerciante de algodão. O primeiro trecho da ferrovia foi inaugurado em 10 de julho de 1875.”

    A Sorocabana respeitava e ajudava seus funcionários e era motivo de orgulho trabalhar na Sorocabana.

    Não fui eu quem disse ou inventou isso, façam uma pesquisa e comprovem.

    Se o modelo de gestão da Sorocabana fosse seguido a situação seria outra.

    Grande EFS – Estrada de Ferro Sorocaba.

    Att,

    Paulo Gil

  3. Paulo Gil disse:

    Corrigindo:

    EFS – Estrada de Ferro Sorocabana.

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