23 de maio: Uma avenida fundamental que relembra data importante de São Paulo

ônibus

Ônibus Monobloco seguindo para a Avenida 23 de maio nos anos de 1970 – Acervo SPTrans

23 de maio: uma data importante relembrada em avenida fundamental em São Paulo
Nome da avenida homenageia estudantes que morreram na luta pela Revolução Constitucionalista
ADAMO BAZANI – CBN
Milhares de pessoas em carros e ônibus passam por ela todos os dias, mas nem se dão conta da importância histórica de seu nome.
A Avenida 23 de Maio homenageia a luta de São Paulo por uma Constituição Democrática, a chamada Revolução Constitucionalista de 1932. Nesta época o Brasil vivia a ditadura de Getúlio Vargas, sem uma constituição formal.
O dia 23 de maio de 1932 foi marcado pela morte dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo – MMDC, na luta pela Constituição.
A avenida foi projetada pelo prefeito Pestes Maia, em 1937, mas só foi concluída em 1968.
Originalmente o nome da Avenida seria Itororó, por passar sobre córrego que tinha essa denominação e foi aterrado.
A avenida faz parte do corredor Norte – Sul, sendo um dos principais acessos para o Aeroporto de Congonhas. Entre os projetos atuais para ela, está a construção de um corredor exclusivo para ônibus justamente para facilitar o aceso ao aeroporto e ao centro da cidade
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Sergio Santo André disse:

    Essa é uma bela recordação, além da importância da informação prestada, pois pouca gente se lembraria do por que da homenagem à avenida 23 de maio. Belo registro Adamo !!

  2. Kaio Castro disse:

    Viver, Ver e Rever… a história através de seus artigos. Sua atualidade mesclada ao passado é admirável!!!

  3. Roberto SP disse:

    É como sempre digo, deendo e acredito “Ônibus também é história” paras muitos paulistanos no dia a dia a Av 23 de Maio nada mais é do que uma grande avenida que faz parte do chamado corredor norte sul (Av Santos Dmont, Av Tiradentes, Av 23 de Maio, Av Rubem Berta, Av. Washington Luiz e inalmente Av. Interlagos). Se a gente izer uma pesquisa rápida veremos que os nomes referem-se á pessoas que foram definitivamente importantes na própria história não só do pais mas da cidade, é possível perceber os caminhos que possibilitaram a expansão da cidade e como ela se desenvolveu, pois Interlagos embora não seja nome próprio de pessoa indica uma região situada entre dois grandes reservatórios artificiais de água que abastecem a cidade e RMSP (Represas Billings e Guarapiranga), esses caminhos também são as rotas de muitas linhas de ônibus e podemos resgatar no hobby a hsitória de empresas de ônibus e seus pioneirismos. Portanto concluo dizendo que nada é por acaso, a Av 23 de Maio termina exatamente em frente ao monumento aos herois de 1932 e ao lado dela começa a Av. Brasil que cruza com a Av 9 de Julho (exatamente a data que o movimento Constitucionalista de 1932 chegou ao seu auge. Forte abraço

    1. Robson martins disse:

      Ola roberto… Te procurei na web.. Tomara q de certo… Ja assistiu o filme ” trombadinhas “… Mostra av maria coelho aguiar em 79.. Varios busos antigos…. Ve la se sabe as viações … Um abç…. Robson martins

  4. Marcos Soares disse:

    Agora temos que ter o cuidado de não perdermos a democracia conquistada , quanto ao ônibus quanta saudade tenho desse monobloco , quando ia pra casa da minha tinha a Viação Taboão tinha bastante desse modelo .

    1. Paulo Gil disse:

      Marcos Soares, boa tarde.

      Nem me fala desses monoblocos, eu também tenho muita saudades deles.

      Abçs,

      Paulo Gil

  5. Caro Ádamo, bela matéria e bela foto ein. Esse monobloco é da Viação N.Sra. do Socorro passando pela Rua Vergueiro próximo ao que é hoje o CCSP – Centro Cultural São Paulo fazendo a linha 989 SOCORRO-SANTO AMARO.

    1. Paulo Gil disse:

      Graaaaaaaaaade Willian, olá

      Que bom tiver rodando por aqui.

      Nunca mais recebi suas atualizações.

      Por favor manda ai o seu site atualizado.

      Grande abraço.

      Paulo Gil

  6. Reinaldo Penhas Bansi disse:

    Observem que a Av. 23 de Maio foi uma homenagem aos paulistas: Miragaia, Martins, Drausio e Caio, que morreram nesta data quando São Paulo se preparava para a Revolução Constitucionalista de 1932, daí formou-se o Movimento MMDC e em 9 de Julho iniciou a revolução. Fato interessante e pensado foi que em homenagem a revolução, as Avenidas 23 de Maio e 9 de Julho começam juntas na Praça das Bandeiras, no Vale do Anhangabaú em São Paulo. Poucos se dão conta disto.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading