23 de maio: Uma avenida fundamental que relembra data importante de São Paulo

ônibus

Ônibus Monobloco seguindo para a Avenida 23 de maio nos anos de 1970 – Acervo SPTrans

23 de maio: uma data importante relembrada em avenida fundamental em São Paulo
Nome da avenida homenageia estudantes que morreram na luta pela Revolução Constitucionalista
ADAMO BAZANI – CBN
Milhares de pessoas em carros e ônibus passam por ela todos os dias, mas nem se dão conta da importância histórica de seu nome.
A Avenida 23 de Maio homenageia a luta de São Paulo por uma Constituição Democrática, a chamada Revolução Constitucionalista de 1932. Nesta época o Brasil vivia a ditadura de Getúlio Vargas, sem uma constituição formal.
O dia 23 de maio de 1932 foi marcado pela morte dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo – MMDC, na luta pela Constituição.
A avenida foi projetada pelo prefeito Pestes Maia, em 1937, mas só foi concluída em 1968.
Originalmente o nome da Avenida seria Itororó, por passar sobre córrego que tinha essa denominação e foi aterrado.
A avenida faz parte do corredor Norte – Sul, sendo um dos principais acessos para o Aeroporto de Congonhas. Entre os projetos atuais para ela, está a construção de um corredor exclusivo para ônibus justamente para facilitar o aceso ao aeroporto e ao centro da cidade
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

8 comentários em 23 de maio: Uma avenida fundamental que relembra data importante de São Paulo

  1. Sergio Santo André // 23 de maio de 2013 às 12:46 // Responder

    Essa é uma bela recordação, além da importância da informação prestada, pois pouca gente se lembraria do por que da homenagem à avenida 23 de maio. Belo registro Adamo !!

  2. Viver, Ver e Rever… a história através de seus artigos. Sua atualidade mesclada ao passado é admirável!!!

  3. É como sempre digo, deendo e acredito “Ônibus também é história” paras muitos paulistanos no dia a dia a Av 23 de Maio nada mais é do que uma grande avenida que faz parte do chamado corredor norte sul (Av Santos Dmont, Av Tiradentes, Av 23 de Maio, Av Rubem Berta, Av. Washington Luiz e inalmente Av. Interlagos). Se a gente izer uma pesquisa rápida veremos que os nomes referem-se á pessoas que foram definitivamente importantes na própria história não só do pais mas da cidade, é possível perceber os caminhos que possibilitaram a expansão da cidade e como ela se desenvolveu, pois Interlagos embora não seja nome próprio de pessoa indica uma região situada entre dois grandes reservatórios artificiais de água que abastecem a cidade e RMSP (Represas Billings e Guarapiranga), esses caminhos também são as rotas de muitas linhas de ônibus e podemos resgatar no hobby a hsitória de empresas de ônibus e seus pioneirismos. Portanto concluo dizendo que nada é por acaso, a Av 23 de Maio termina exatamente em frente ao monumento aos herois de 1932 e ao lado dela começa a Av. Brasil que cruza com a Av 9 de Julho (exatamente a data que o movimento Constitucionalista de 1932 chegou ao seu auge. Forte abraço

    • Ola roberto… Te procurei na web.. Tomara q de certo… Ja assistiu o filme ” trombadinhas “… Mostra av maria coelho aguiar em 79.. Varios busos antigos…. Ve la se sabe as viações … Um abç…. Robson martins

  4. Agora temos que ter o cuidado de não perdermos a democracia conquistada , quanto ao ônibus quanta saudade tenho desse monobloco , quando ia pra casa da minha tinha a Viação Taboão tinha bastante desse modelo .

  5. Caro Ádamo, bela matéria e bela foto ein. Esse monobloco é da Viação N.Sra. do Socorro passando pela Rua Vergueiro próximo ao que é hoje o CCSP – Centro Cultural São Paulo fazendo a linha 989 SOCORRO-SANTO AMARO.

    • Graaaaaaaaaade Willian, olá

      Que bom tiver rodando por aqui.

      Nunca mais recebi suas atualizações.

      Por favor manda ai o seu site atualizado.

      Grande abraço.

      Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: