Disputa entre Mercedes Benz e MAN continua acirrada

ônibus

Ônibus da Volvo. Marca ocupa 4º lugar de participação nas vendas do mercado neste ano. Mês de abril registrou queda no número de emplacamentos, mas 2013 é um ano ainda com números positivos. Foto: Adamo Bazani.

Emplacamentos de ônibus têm queda no mês, mas vai bem no ano
Disputa entre Mercedes Benz e MAN continua acirrada, Mercedes mantém a frente
ADAMO BAZANI – CBN
O desempenho dos emplacamentos de ônibus no mês de abril não foi o que a indústria e os revendedores sonharam, mas no ano o mercado ainda acumula números positivos.
É o que revelam os dados sobre emplacamentos de veículos divulgados nesta quinta-feira, dia 02 de maio, pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
Em relação a março, o mês de abril registrou queda de 7,39% com 2 mil 993 unidades vendidas, entre chassis e miniônbus vendidos completos. Os números interessam diretamente a economia do ABC, que concentra parcela significa da produção de ônibus e caminhões, com empresas como Mercedes Benz e Scania, e do Sul Fluminense, que abriga a segunda colocada em vendas, a Volkswagen/MAN.
No acumulado entre janeiro e abril deste ano, foram feitos 11 mil 272 ônibus. Alta de 5,52% em comparação ao mesmo período do ano passado. O número é importante e revelador, já que representa alta sobre um período (janeiro – março) quando ainda poderiam ser vendidas algumas unidades de tecnologia de redução de poluição Euro III, mais barata e que provocou correria dos empresários para anteciparem as renovações de frota. Atualmente, está em vigor a tecnologia com base nas normas Euro V, cujos valores de ônibus são cerca de 15% maiores.
Já o mercado de caminhões registra números positivos tanto em relação ao desempenho do mês e ao acumulado do ano.
De abril para março, a alta foi de 13,84%. No mês de abril foram emplacados 14 mil 052 caminhões. No acumulado do ano, entre janeiro e abril, a alta no mercado de caminhões é de 1,04% na comparação ao mesmo período do ano passado, com 48 mil 560 unidades comercializadas.
No total, o mercado de veículos também apresenta um quadro positivo. De acordo com a Fenabrave, no mês de abril foram vendidas 489 mil 730 unidades de veículos entre implementos rodoviários, motos, carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus. O número é 16,27% maior em comparação ao mês de março e 0,82% ante o acumulado do ano passado.
Em relação aos veículos pequenos, o que inclui os carros de passeio e os comerciais leves, foram vendidos 316 mil 705 automóveis, o que significa alta de 18,03% em relação a março. No acumulado do ano, foram emplacados 1 milhão 104 mil 341 veículos de pequeno porte, alta de 8,55% sobre o período de janeiro a abril do ano passado, dados que também interessam a região do ABC.
MARCAS:
Em relação a marcas, a Mercedes Benz lidera o mercado de ônibus, mas a disputa com a segunda colocada, Volskswagen/MAN, é acirrada.
A diferença é de cerca de 7%, que não é pequena, mas que chegou a ser maior em anos anteriores.
Confira os dados de unidades emplacadas e participação no mercado no acumulado entre janeiro e abril deste ano:
1º) Mercedes Benz: 4 mil 262 unidades emplacadas – 37,81% de participação no mercado.
2º) Volkswagen/MAN: 3 mil 398 unidades emplacadas – 30,15% de participação no mercado
3º) Marcopolo/Volare (minioônibus): 2 mil 170 unidades emplacadas – 19,25% de participação no mercado.
4º) Volvo: 491 unidades emplacadas – 4,36% de participação no mercado
5º) Iveco: 418 unidades emplacadas – 3,71% de participação no mercado
6º) Scania: 266 unidades emplacadas – 2,36 % de participação no mercado
7º) Agrale: 208 unidades emplacadas – 1,85% de participação no mercado.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 comentário em Disputa entre Mercedes Benz e MAN continua acirrada

  1. De acordo com o Paulo Gil, eis aí a foto do linguição, cruzando a Av. Paulista na Brig. Luiz Antônio em direção ao centro! É um volvo que chama muito a atenção!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: