Millennium BRT vai ser usado em Volks articulado para demonstração
Publicado em: 18 de abril de 2013
MAN usará Millennium BRT para demonstração
Encarroçadora Paulista entregou carroceria especial para aplicações de grande capacidade
ADAMO BAZANI – CBN
Dois produtos cuja intenção das fabricantes é ganhar mercado se encontraram.
A Caio encarroçou um chassi articulado da MAN/Volkswagen Caminhões e Ônibus com o modelo Millennium BRT Articulado. O ônibus será usado para demonstração pela fabricante de chassi.
O modelo tem capacidade para transportar 38 pessoas sentadas, uma cadeira de rodas e 112 pessoas em pé. A carroceria tem 19 metros de comprimento e 2,6 metros de largura. Atendendo às normas atuais de acessibilidade, oferece elevador para cadeira de rodas, espaço para usuários com cadeira ou quem precisa de acompanhamento de cão guia e bancos para pessoas com deficiência física, idosos, gestantes, obesos, pessoas machucadas e recém operadas ou com crianças de colo.
O chassi é um Volkswagen 26.330 OTA articulado.
O mercado para veículos de grande capacidade deve registrar um acréscimo entre este ano e 2014 por causa dos investimentos em corredores de ônibus que são previstos nos planos de mobilidade das cidades que vão sediar a Copa do Mundo e as que contam com o PAC da Mobilidade.
A Caio quer ampliar a participação neste segmento com o Millennium BRT . O ônibus é dotado de um design mais moderno, exigência do mercado nestes corredores de trânsito rápido, luzes internas e externas de LED, itinerários eletrônicos e poltronas injetadas.
É o primeiro modelo da encarroçadora paulista com a designação BRT.
A Volkswagen/MAN também é nova no segmento de articulados e ônibus de alta capacidade e para corredores e da mesma forma quer aproveitar o momento que pode ser único.
O Governo Federal passou décadas se eximindo da questão da mobilidade urbana que recaía sobre as costas de estados e municípios. Foi só a Fifa anunciar que o Brasil sediaria a Copa de 2014, que começaram as participações mais intensas do Governo Federal na área, investindo inclusive também em cidades que não vão sediar o evento mundial de futebol.
Após passarem a Copa e as Olimpíadas, ainda é uma incerteza se o governo continuará com vistas para a mobilidade urbana, ao menos com a mesma intensidade. Então, o momento é agora e as fabricantes sabem disso.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
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Q bakana!!!
Volks/Man investindo pesado!!!
será que vem pra area 3
Amigos, boa noite
De pensar que um Bela Vista, um Gabrielinha e o Amélia (o único Buzão de verdade) levavam 36 passageiros sentados; um Carolina IV 76 e 79, levavam 29 e agora com “19 metros de comprimento” a carroceria “BRT”, só tem capacidade para 38 pessoas sentadas.
Já sei vão falar que tem espaço para os portadores de necessidades especiais – PNE; mas mesmo
assim 36 sentados é muito pouco né.
Ahhhhhhhhhhhh pode ser que seja degrau interno ALTO.
“poltronas injetadas” Será que são de polipropileno cinza com talco ?
Perueiros, voltem com suas Sprinter´s super macias.
Att,
Paulo Gil
As duas (ou três) portas a mais e os equipamentos do chassi que têm de ser alocados no desenho interno da carroçaria acabaram roubando assentos dos ônibus modernos.
Infelizmente esse é o grande problema dos modelos Low Entry. Contudo a Irisbus apresentou uma solução com o uso de duas rodas menores para evitar um pouco a perda de assentos.
Mas tb temos que analisar o número de portas e e a distribuição dos assentos internos e etc … Um 3 portas rígido com 11 metros com piso alto pode levar 38 passageiros sentados, em média. Já um piso baixo de 13m tem a mesmíssima quantidade ,como podemos ver nos Millenium L94 extendidos de Belo Horizonte.
Davidson, boa noite
Eu já sugeri usar micros nas linhas como carro especial para PNE, justamente
porque as rodas são menores e estes são mais ágeis.
Não sei se é necessário que todos os carros de Sampa sejam acessíveis, pois verifico
uma baixa utilização, se for, a melhor saída é a plataforma alta com rampa.
Tem um link ou uma foto para vermos o Irisbus ?
Abçs,
Paulo Gil
Amigos, boa noite
Fiz uma pequena pesquisa e assistam o que eu achei, mas antes algumas observações.
1) Parabéns ao autor do filme, o qual deve ser uma apaixonado francês pelo Buzão,
como a maioria de nós que rodam por aqui;
2) Assistam até o fim, vale a pena e no final está a melhor parte;
3) Observem as plataformas de embarque, simples e nada monstruosa, apenas inteligente;
4) Observem as portas do Buzão;
5) Observem que não há catraca no Buzão;
6) Observem que há dois validadores no Buzão;
Bom filme.
http://www.youtube.com/watch?v=zrMWzYy6980
Valeu Davidson, graças a sua informação eu aprendi como é um Irisbus e quem fabrica,
Boaaaaaaaaaaaaaaaa Viagemmmmmmmmmmmm !
Att,
Paulo Gil
A MAN têm experiência em carros articulados na Europa. Nada melhor que transferir o seu know-how para sua filial brasileira.
O Doppio 26.330 OTA protótipo tem 18,6 m
Esse Millennium BRT 26.330 OTA tem 19 m
E o Viale BRT 26.330 OTA tem 21 m.
Vamos ver quais tamanhos o chassi podera ter,afinal cada carroceria é dispõem de um layout diferente.vamos ver o que a MAN vai trazer na Transpublico desse ano de novidade,acho que em breve teremos o lion’s city versão articulado e piso baixo no brasil.