Mercado de ônibus com pequena queda. Mas otimismo continua

ônibus

Mesmo com pequena baixa em relação ao ano passado no acumulado de vendas entre janeiro e abril, mercado de ônibus está otimista. Mercedes Benz mantém a liderança e amplia vantagem sobre MAN/Volkswagen. Foto: Adamo Bazani

Emplacamentos de ônibus recuam, mas mercado ainda se mantém otimista
No acumulado do ano, a queda não chegou a meio por cento. Mercedes Benz se afasta de MAN e mantém liderança
ADAMO BAZANI – CBN
Não foi uma pisada no freio, foi apenas uma desacelerada.
É assim que o mercado de ônibus encara os números de emplacamentos de veículos de transportes coletivos, divulgados nesta terça-feira pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
Na primeira quinzena de abril, foram emplacados 1 mil 558 ônibus. O número é 11,98% menor que a primeira quinzena de março, mas 10,97% maior que a primeira quinzena de abril do ano passado.
No acumulado deste ano, segundo a Fenabrave, foram emplacados 9 mil 839 ônibus. Baixa de 0,43% em comparação ao acumulado de janeiro a primeira quinzena de abril de 2012, quando foram vendidos 9 mil 881 unidades.
Os números não são vistos com pessimismo. Além de a queda ter sido baixa, ainda é comparada ao período quando algumas empresas emplacavam ônibus com tecnologia Euro III, mais barata e cujas últimas unidades tiveram grande procura antes da entrada da tecnologia de restrição à poluição, Euro V, mais moderna.
Assim, se no acumulado as fabricantes de ônibus venderam menos em relação a 2012, neste ano elas venderam ônibus mais caros, com a nova tecnologia.
Entre todos os veículos, incluindo motos, carros de passeio, comerciais leves, caminhões, implementos rodoviários e ônibus, as fabricantes e revendedoras comemoram números positivos.
Na primeira quinzena de abril, foram emplacados 247 mil 829 veículos. O número é 9,43% maior em relação à primeira quinzena de março e 11,21% na comparação com a primeira metade de abril do ano passado.
No acumulado do ano, foram emplacados 1 milhão 468 mil 514 veículos. Queda de 3,25% em comparação a 1 milhão 517 mil 827 veículos comercializados no mesmo período de 2012.
MERCEDES SE AFASTA DE MAN:
Entre as marcas de ônibus mais emplacadas do mercado, depois de um mês de março no qual a segunda colocada, Volkswagen/MAN, encostou na Mercedes Benz, a primeira colocada conseguiu ampliar a vantagem na primeira metade em abril.
Confira os emplacamentos acumulados no ano, de janeiro a primeira quinzena de abril, e a participação de mercado das principais marcas de ônibus:
1º) MERCEDES BENZ: 3 mil 723 unidades – 37,84% de participação no mercado.
2º) Volkswagen/MAN: 2 mil 890 unidades – 29,37% de participação no mercado.
3º) Marcopolo / Volare: 2 mil 007 unidades – 20,40% de participação no mercado.
4º) Volvo: 418 unidades – 4,25% de participação no mercado.
5º) Iveco: 354 unidades – 3,60% de participação no mercado.
6º) Scania: 218 unidades – 2,23% de participação no mercado.
7º) Agrale: 179 unidades – 1,82% de participação no mercado.
O mercado de ônibus desenha um cenário positivo para este ano. A preparação das cidades para a Copa do Mundo, o que vai exigir sistemas de mobilidade mais modernos e ônibus mais novos, programas do governo, como o Caminho da Escola, responsável pela compra de grandes lotes de ônibus escolares, licitações e a renovação habitual das empresas são alguns dos fatores que devem aquecer as vendas.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 comentário em Mercado de ônibus com pequena queda. Mas otimismo continua

  1. Na verdade houve um equivoco na divulgação das informações no acumulado do primeiro trimestre a mercedes benz tinha 3.106 onibus emplacados, e man 2.370,uma diferença de 730 unidades da primeira para a segunda colocada,agora sim na divulgação da primeira quinzena de abril as informações estão corretas……….afinal erros acontecem.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: