Consórcio Leste 4 lidera quantidade de multas e problemas

onibus

Ônibus no Consórcio Leste 4. Serviços são ainda considerados os piores da cidade e número de multas é o maior entre os oito consórcios da Capital

Consórcio Leste 4 é o que mais apresenta problemas e recebe maior número de multas
Precariedade persiste por anos. Foram mais de 16 mil multas no ano passado.
ADAMO BAZANI – CBN
(Com informações de Folha de São Paulo / Agora São Paulo)
Em março de 2011, o promotor de Justiça da Cidadania, Saad Mazloum, ajuizou uma ação civil pública contra o Consórcio Leste 4 e as empresas que o formavam por causa de má prestação de serviços e suspeitas de irregularidades, como confusão jurídica entre empresas de ônibus e cooperativas e até mesmo de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito.
A justiça aceitou a ação, a configuração do Consórcio foi modificada com a saída da empresa Himalaia Transportes e a entrada da Ambiental Transportes, que opera os trólebus na região, mas os problemas continuam.
No ano passado, proporcionalmente, o Consórcio Leste 4 foi o que mais apresentou problemas e o que mais recebeu multas.
Foram 16 mil 852 multas administrativas para as empresas do Consórcio, que juntas possuem 1 mil 37 ônibus. A média é de 16 multas por veículo.
Entre os principais problemas estão infrações graves como descumprimento de horário, descumprimento de intervalo entre as partidas, com multas de R$ 360 a cada infração anotada, e falta de limpeza nos ônibus.
Mas há outras irregularidades, como documentação dos ônibus, veículos que quebram constantemente e alta velocidade.
O SPUrbanuss, que é o sindicato que representa as empresas de ônibus da Capital Paulista, afirmou que problemas externos como obras, acidentes e congestionamentos interferem na qualidade da prestação de serviços.
A SPTRans diz que faixas exclusivas na Radial Leste e na Avenidas Líder, Itaquera e Aricanduva devem melhorar a situação dos serviços.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

11 comentários em Consórcio Leste 4 lidera quantidade de multas e problemas

  1. Balela, A proteção da Sptrans ao Consorcio Leste 4 e a sua permanência a mais de 5 anos no serviço de transporte publico da cidade de São Paulo, tem que ser investigado pala policia federal, e uma vergonha o serviço que este consorcio presta, e a tolerancia sem fim da Sptrans a este consorcio e imoral, 16 mil multas e nada absolutamente nada acontece, e caso de policia.

  2. O que será que impede a Prefeitura de descredenciar as empresas desta consorcio (pelo menos a pior delas , a NH/Happy Play) ? Medo de a área 04 virar uma bagunça como foi no começo do interligado ou o rabo preso de pessoas com as empresas. Não é possível que um consorcio recordista de multas continue operando da forma como está. E para piorar ainda , a área não vai participar da nova licitação dos transportes. Fico imaginando como será o serviço deste consorcio na Copa do Mundo. Adamo você tem noticia de como anda o processo movido pelo promotor Saad Mazloum ?

    • Clovis, boa noite

      Não se preocupe com o processo, não vai dar em nada.

      Uma empresa já saiu de fininho e entrou outra, daqui uns
      10 anos não se acha mais nada e mais ninguém.

      A próxima empresa será denominada de Consórcio 4 Pizzas !

      Se o processo do Carandirú, o qual trata de homicídios, já se passaram
      20 anos e nada, imagina esse que pede R$ 30 milhões em multa.

      Esquece e bola pra frente, afinal a copa está ai, valendo chute pra todo lado.

      Att,

      Paulo Gil

  3. Bom prezados pode parecer duro o que vou falar aqui mas é o que precisa ser dito:
    A maioria aqui sabe que a alta cúpula da sPTrans é há muitos anos conivente com os abusos do Consórcio Leste 4, e que pouco importa se está o DEM/PSDB ou o PT no poder que a sPTrans irá sempre colocar em primazia os interesses dos sócios/cooperados/empresários do Consórcio Leste 4.
    Mas o que mais me alarma é a aparente falta de ação do Ministério Público sobre estes escândalos na area 4 do transporte da capital paulistana, desde 2009 se investiga, se investiga, já foi proposto ACP e até agora NADA.
    E o pior é o fato da promotoria responsável continuar com picuínhas inaceitáveis de escolher que pode ou não denunciar no blog famoso do ônibus, de escolher quais provas quer usar contra ou a favor das empresas de ônibus e/ou SPTrans.
    Muito macula a imagem do Ministério Público esta forma de agir da promotoria responsável pela investigação do transporte da cidade de São Paulo e creio que a corregedoria deveria apurar melhor o que se anda sendo filtrado neste caso.
    Durante 4 anos tenho mandado denúncias, vídeos, provas cabais sobre tantos abusos horríveis que o Consórcio Leste 4 comete contra o cidadão paulistano usuário de transporte da area 4 – leste, e desde 2010 a maioria destes vídeos, postagens, denúncias e provas não tem sido publicadas, mesmo a promotoria responsável já sabendo que publicando ou não, eu recebi ameaças de quem foi denunciado, ou seja, os diretores/empresários/cooperados das integrantes do Consórcio Leste 4, e que publicando estas denúncias, aumenta a visibilidade da população em relação a tantos abusos que o CL4 está ainda cometendo – com o aval da SPTrans – e faz a população criar coragem de denunciar também.
    Recentemente, há pouco mais de uma semana, a SPTrans, mais uma vez a pedido do Consórcio Leste 4 desativou linhas importantes ao cidadão: linhas 3759-10 Metrô Tatuapé – Jd. São Pedro (estava em operação desde 1984), 3405-10 Jd. Soares – Pq. Dom Pedro, entre outras, mas o que me chamou mais a atenção foi que para atender um pedido antigo da população que era a reativação da linha 342X-10, a SPTrans foi e reativou a linha no último 30/03/2013, agora com a denominação de 4034-10 Estação José Bonifácio – Metrô Carrão, mas desativou várias outras que nada tem a ver com o roteiro da 4034-10.
    Solicitei que a SPTrans fizesse um estudo para unir o itinerário das linhas desativadas 3405-10 e 3759-10 numa única linha, com o TS seccionado no Terminal Vila Carrão e até agora nada de resposta, e irão dar a velha desculpa do Bilhete Único.
    Para quem usava o roteiro destas duas linhas desativadas, sobrou para o cidadão se expremer no transbordo entre as linhas locais 3766-10 e 3027-10 que já eram sobrecarregadas, imaginem agora e para o povo do Jd. Soares e Guaianazes se expremerem na 312T-10…
    “Gestão eficientíssima” de transportes sobretudo para quem precisa regularmente de ir a um Hospital de grande porte como o Hospital Santa Marcelina…

  4. naum vai melhorar em nada com os corredores Radial Leste e na Avenidas Líder, Itaquera e Aricanduva pq eles naum tem carros suficiente para atender a demanda e sempre tem 3,4 carros quebrado esse consorcio é um lixo.. tem que sair fora………..

  5. eu acho que deve trazer de volta a viação são paulo pra zona leste (hoje atual consorcio sambaiba) que a marta suplicy tirou daqui hoje as linhas que ela operava estão sendo operadas pelas lotações (igual sardinhas em lata) e por este consorcio que não tem qualidade nem manutenção. a area 4 pede socorro……………………

  6. Caros colegas, o Exmo Dr. Saad, menciona em sua ação civil que descaracteriza a pessoa juridica da presente AÇÃO CIVIL, por entender que ela não tem culpa pelos atos de seus administradores, CONCORDO PLENAMENTE, mas eu pergunto, O QUE É QUE FOI FEITO PELA JUSTIÇA PARA PUNIR TAIS ADMINISTRADORES, (A PESSOA FISICA) isto é simplesmente uma aberração, fatos comprovados de corrupção, uso indevido de dinheiro público, enriquecimento ilícito (fortunas incalculaveis provadas), ameaças, formação de quadrilha, empresa que são donos e nem sequer tem um onibus e recebem pelo CONSORCIO, e aí, o que precisam mais para coloca-los na CADEIA. O G A E C O que deveria ser um órgão de investigaçoes confiável e respeitável, deixa de ser, porque são conhecedores desta podridão e se calaram diante destes fatos. EM RESUMO, O POVO FEZ A SUA PARTE, OS RECLAMANTES TAMBEM FIZERAM A SUA PARTE E O EXMO. DR. SAAD FOI BRILHANTE EM SEU TRABALHO, FALTOU A PARTE DA JUSTICA.
    ABRAÇOS A TODOS

  7. EM TEMPO, SEM CONTAR COM O EXCELENTE TRABALHO DO AMIGO ADAMO, PROFISSIONAL, COMPETENTE E MUITO TRANSPARENTE.

  8. A Himalaia continua lá na garagem Tatuape com o Felipe tambem no comando apenas Houve uma mudança de nome fantasia para Ambiental pois no registro de minha carteira de trabalho ainda consta o CNPJ da Himalaia , é mais uma maquiagem pra que continue a mesma corja .

  9. A Linha 3375/10 e 3375/51 ambas Jd. Rodolfo Pirani – Metrô Carrão – Consórico Leste4, atualmente é péssima! Há descumprimento de horários de saída. Ficamos mais de 50mts para que um carro saia do ponto final. e olhem que o problema não é a falta de carros, pois estes ficam parados no final… e sim como dito por eles mesmo “problemas com rendição para motorista” e nos sofremos com isto né??/

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